A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/12991 |
Resumo: | A oportunidade de realizar um doutoramento em Ciências da Educação em Moçambique nasceu da necessidade de formação de docentes da UCM e do desejo da UCP em colaborar ativamente neste projeto. A organização do curso em Nampula, com docentes da UCP, implicava a conceção de um modelo de formação que garantisse que o currículo desenvolvido em Portugal fosse, também neste contexto, integralmente cumprido. Assim, e tendo em conta que a totalidade da lecionação não se poderia fazer de forma presencial, definiu-se um modelo de ensino a distância, que previa duas semanas de formação presencial no início de cada semestre e formação online entre as sessões presenciais. O desenvolvimento curricular incluiu a realização de atividades programadas, muito centradas na realidade moçambicana. |
id |
RCAP_72d2dd192d89bd35be2572f6db935ac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12991 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de MoçambiqueCooperação para o desenvolvimentoFormação de docentes universitáriosB-learningFormação a distânciaLearning Management SystemsAvaliação em e-learnigCooperation for developmentTraining of university professorsEvaluation in e-learningA oportunidade de realizar um doutoramento em Ciências da Educação em Moçambique nasceu da necessidade de formação de docentes da UCM e do desejo da UCP em colaborar ativamente neste projeto. A organização do curso em Nampula, com docentes da UCP, implicava a conceção de um modelo de formação que garantisse que o currículo desenvolvido em Portugal fosse, também neste contexto, integralmente cumprido. Assim, e tendo em conta que a totalidade da lecionação não se poderia fazer de forma presencial, definiu-se um modelo de ensino a distância, que previa duas semanas de formação presencial no início de cada semestre e formação online entre as sessões presenciais. O desenvolvimento curricular incluiu a realização de atividades programadas, muito centradas na realidade moçambicana.The opportunity to do a doctorate in Education Sciences was due to the necessity of training of UCM professors and to the desire of UCP in collaborate actively in the development of the teaching staff at the sister institution. The organization of the doctoral program in Nampula, with professors from UCP, involved the conception of a training model that would ensure that the curriculum developed in Portugal was, also in this context, fully complied. Therefore, taking into account the total teaching hours it wouldn't be possible to do it through face to face classes. So, was defined a model of distance learning, a blended learning system, which included two weeks of tutorial classes at the beginning of each semester and online training between face to face sessions. The planning and the curriculum development included carrying out scheduled activities focused on Mozambican reality.Universidade Católica de MoçambiqueVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLagarto, JoséBaptista, IsabelAlves, José MatiasLima, Vânia Sousa2013-10-11T15:07:57Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/12991porLAGARTO, José ...[et al.] - A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. N.º 1 (2013), 14 p.2310-0036info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:17:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:23.394878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique |
title |
A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique |
spellingShingle |
A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique Lagarto, José Cooperação para o desenvolvimento Formação de docentes universitários B-learning Formação a distância Learning Management Systems Avaliação em e-learnig Cooperation for development Training of university professors Evaluation in e-learning |
title_short |
A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique |
title_full |
A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique |
title_fullStr |
A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique |
title_full_unstemmed |
A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique |
title_sort |
A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de Moçambique |
author |
Lagarto, José |
author_facet |
Lagarto, José Baptista, Isabel Alves, José Matias Lima, Vânia Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Isabel Alves, José Matias Lima, Vânia Sousa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lagarto, José Baptista, Isabel Alves, José Matias Lima, Vânia Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação para o desenvolvimento Formação de docentes universitários B-learning Formação a distância Learning Management Systems Avaliação em e-learnig Cooperation for development Training of university professors Evaluation in e-learning |
topic |
Cooperação para o desenvolvimento Formação de docentes universitários B-learning Formação a distância Learning Management Systems Avaliação em e-learnig Cooperation for development Training of university professors Evaluation in e-learning |
description |
A oportunidade de realizar um doutoramento em Ciências da Educação em Moçambique nasceu da necessidade de formação de docentes da UCM e do desejo da UCP em colaborar ativamente neste projeto. A organização do curso em Nampula, com docentes da UCP, implicava a conceção de um modelo de formação que garantisse que o currículo desenvolvido em Portugal fosse, também neste contexto, integralmente cumprido. Assim, e tendo em conta que a totalidade da lecionação não se poderia fazer de forma presencial, definiu-se um modelo de ensino a distância, que previa duas semanas de formação presencial no início de cada semestre e formação online entre as sessões presenciais. O desenvolvimento curricular incluiu a realização de atividades programadas, muito centradas na realidade moçambicana. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-11T15:07:57Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/12991 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/12991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
LAGARTO, José ...[et al.] - A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. N.º 1 (2013), 14 p. 2310-0036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Moçambique |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Moçambique |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131778812739584 |