Repercussões da cultura organizacional no commitment organizacional: estudo desenvolvido em instituições do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/6420 |
Resumo: | Os constructos abordados no presente artigo são a Cultura Organizacional, que se apresenta como um conjunto de valores, crenças, comportamentos, hábitos e atitudes, que contribuem para o ambiente social e psicológico de uma empresa, formando então uma identidade organizacio nal, e o Commitment, que se refere ao nível de afeição que o indivíduo possui pela organização a que pertence, de maneira a que proporcione ao sujeito um sentimento forte de identificação para com a organização, de compromisso e que, ainda, usufrua da sua atuação para com esta. Este estudo pretende analisar os efeitos do tipo de Cultura Organizacional no Commitment Afetivo, em instituições públicas e privadas. Assim, foi utilizada uma amostra composta por 210 sujeitos (110 de instituições públicas e 100 de instituições privadas). Os instrumentos disponibilizados foram a escala FOCUS (First Organizational Culture Unified Search) e a Escala de Commitment Organizacional. Através dos resultados obtidos, é possível constatar que o tipo de cultura organi zacional, mais especificamente, a Cultura de Apoio, contribui positivamente para o Commitment Afetivo, do colaborador. |
id |
RCAP_72f3b3c349ac5f5fedda0a0e86df950b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/6420 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Repercussões da cultura organizacional no commitment organizacional: estudo desenvolvido em instituições do ensino superiorCultura Organizacionalcommitment afetivoantecedentesinstituições profissionaisOrganizational CultureAffective CommitmentBackgroundProfessionals InstitutionsOs constructos abordados no presente artigo são a Cultura Organizacional, que se apresenta como um conjunto de valores, crenças, comportamentos, hábitos e atitudes, que contribuem para o ambiente social e psicológico de uma empresa, formando então uma identidade organizacio nal, e o Commitment, que se refere ao nível de afeição que o indivíduo possui pela organização a que pertence, de maneira a que proporcione ao sujeito um sentimento forte de identificação para com a organização, de compromisso e que, ainda, usufrua da sua atuação para com esta. Este estudo pretende analisar os efeitos do tipo de Cultura Organizacional no Commitment Afetivo, em instituições públicas e privadas. Assim, foi utilizada uma amostra composta por 210 sujeitos (110 de instituições públicas e 100 de instituições privadas). Os instrumentos disponibilizados foram a escala FOCUS (First Organizational Culture Unified Search) e a Escala de Commitment Organizacional. Através dos resultados obtidos, é possível constatar que o tipo de cultura organi zacional, mais especificamente, a Cultura de Apoio, contribui positivamente para o Commitment Afetivo, do colaborador.Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa2023-05-26T09:46:27Z2023-01-01T00:00:00Z2023-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/6420por2183-4806https://doi.org/10.26619/2183-4806.XIX.1.4Silva, InêsCalcinha, Mariana LopesSantos, Joana Conduto Vieira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:08:44Zoai:repositorio.ual.pt:11144/6420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:37.382812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repercussões da cultura organizacional no commitment organizacional: estudo desenvolvido em instituições do ensino superior |
title |
Repercussões da cultura organizacional no commitment organizacional: estudo desenvolvido em instituições do ensino superior |
spellingShingle |
Repercussões da cultura organizacional no commitment organizacional: estudo desenvolvido em instituições do ensino superior Silva, Inês Cultura Organizacional commitment afetivo antecedentes instituições profissionais Organizational Culture Affective Commitment Background Professionals Institutions |
title_short |
Repercussões da cultura organizacional no commitment organizacional: estudo desenvolvido em instituições do ensino superior |
title_full |
Repercussões da cultura organizacional no commitment organizacional: estudo desenvolvido em instituições do ensino superior |
title_fullStr |
Repercussões da cultura organizacional no commitment organizacional: estudo desenvolvido em instituições do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Repercussões da cultura organizacional no commitment organizacional: estudo desenvolvido em instituições do ensino superior |
title_sort |
Repercussões da cultura organizacional no commitment organizacional: estudo desenvolvido em instituições do ensino superior |
author |
Silva, Inês |
author_facet |
Silva, Inês Calcinha, Mariana Lopes Santos, Joana Conduto Vieira dos |
author_role |
author |
author2 |
Calcinha, Mariana Lopes Santos, Joana Conduto Vieira dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Inês Calcinha, Mariana Lopes Santos, Joana Conduto Vieira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Organizacional commitment afetivo antecedentes instituições profissionais Organizational Culture Affective Commitment Background Professionals Institutions |
topic |
Cultura Organizacional commitment afetivo antecedentes instituições profissionais Organizational Culture Affective Commitment Background Professionals Institutions |
description |
Os constructos abordados no presente artigo são a Cultura Organizacional, que se apresenta como um conjunto de valores, crenças, comportamentos, hábitos e atitudes, que contribuem para o ambiente social e psicológico de uma empresa, formando então uma identidade organizacio nal, e o Commitment, que se refere ao nível de afeição que o indivíduo possui pela organização a que pertence, de maneira a que proporcione ao sujeito um sentimento forte de identificação para com a organização, de compromisso e que, ainda, usufrua da sua atuação para com esta. Este estudo pretende analisar os efeitos do tipo de Cultura Organizacional no Commitment Afetivo, em instituições públicas e privadas. Assim, foi utilizada uma amostra composta por 210 sujeitos (110 de instituições públicas e 100 de instituições privadas). Os instrumentos disponibilizados foram a escala FOCUS (First Organizational Culture Unified Search) e a Escala de Commitment Organizacional. Através dos resultados obtidos, é possível constatar que o tipo de cultura organi zacional, mais especificamente, a Cultura de Apoio, contribui positivamente para o Commitment Afetivo, do colaborador. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-26T09:46:27Z 2023-01-01T00:00:00Z 2023-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/6420 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/6420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-4806 https://doi.org/10.26619/2183-4806.XIX.1.4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136797927669760 |