Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jesus Maria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4248
Resumo: Tendo como ponto de partida a metáfora do Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, relembro, através de pequenos recortes, o tempo em que frequentava os bancos da escola primária, para o confrontar com o cenário que atualmente vivemos, apelidando-o de cenário de transição ou rutura paradigmática. Fundamentando-me em referências teóricas provenientes não só das ciências humanas e sociais, como das ciências ditas “duras”, caracterizo o nosso tempo como o da “mestiçagem ético-filosófica, política e ideológica”, propondo que este novo cenário do Admirável Mundo Pós-moderno provoque uma rutura curricular, ou seja, uma viragem de foco, a que nos habituámos ao longo dos últimos séculos da Escola
id RCAP_72f804c33a6fbef3f7fe9687c36cc6bd
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?Pós-ModernidadeRutura paradigmáticaInovação curricularPostmodernityParadigmatic ruptureCurricular innovation.Faculdade de Ciências SociaisTendo como ponto de partida a metáfora do Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, relembro, através de pequenos recortes, o tempo em que frequentava os bancos da escola primária, para o confrontar com o cenário que atualmente vivemos, apelidando-o de cenário de transição ou rutura paradigmática. Fundamentando-me em referências teóricas provenientes não só das ciências humanas e sociais, como das ciências ditas “duras”, caracterizo o nosso tempo como o da “mestiçagem ético-filosófica, política e ideológica”, propondo que este novo cenário do Admirável Mundo Pós-moderno provoque uma rutura curricular, ou seja, uma viragem de foco, a que nos habituámos ao longo dos últimos séculos da EscolaTaking Aldous Huxley's metaphor of the Brave New World as a starting point, I recall, through small cuts, the time I used to go to the primary school benches, to confront it with the scenario we currently live in, calling it the paradigmatic transition or rupture. Based on theoretical references coming not only from the human and social sciences, but also from the so-called “hard” sciences, I characterize our time as that of “ethical-philosophical, political and ideological miscegenation”, proposing that this new scenario of the Brave Postmodern World causes a curricular rupture, that is, a shift in focus, to which we have become accustomed over the last centuries of the School.Universidade do Estado do ParáDigitUMaSousa, Jesus Maria2022-05-03T09:11:19Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4248porSousa, J. M. (2020). Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?. Revista Cocar, (8), 333-346. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3062info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:30Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:10.461375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?
title Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?
spellingShingle Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?
Sousa, Jesus Maria
Pós-Modernidade
Rutura paradigmática
Inovação curricular
Postmodernity
Paradigmatic rupture
Curricular innovation
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?
title_full Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?
title_fullStr Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?
title_full_unstemmed Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?
title_sort Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?
author Sousa, Jesus Maria
author_facet Sousa, Jesus Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jesus Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Modernidade
Rutura paradigmática
Inovação curricular
Postmodernity
Paradigmatic rupture
Curricular innovation
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Pós-Modernidade
Rutura paradigmática
Inovação curricular
Postmodernity
Paradigmatic rupture
Curricular innovation
.
Faculdade de Ciências Sociais
description Tendo como ponto de partida a metáfora do Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, relembro, através de pequenos recortes, o tempo em que frequentava os bancos da escola primária, para o confrontar com o cenário que atualmente vivemos, apelidando-o de cenário de transição ou rutura paradigmática. Fundamentando-me em referências teóricas provenientes não só das ciências humanas e sociais, como das ciências ditas “duras”, caracterizo o nosso tempo como o da “mestiçagem ético-filosófica, política e ideológica”, propondo que este novo cenário do Admirável Mundo Pós-moderno provoque uma rutura curricular, ou seja, uma viragem de foco, a que nos habituámos ao longo dos últimos séculos da Escola
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2022-05-03T09:11:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4248
url http://hdl.handle.net/10400.13/4248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, J. M. (2020). Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?. Revista Cocar, (8), 333-346. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129949495361536