A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Tânia Isabel Pombo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4197
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_72fd3a0cd1efdb3c5fd44bb09b3070fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infânciamúsicadançacomunicaçãointencionalidade educativaeducação de infânciamusicdancecommunicationeducational intentionalityearly childhoodeducationMestrado em Educação Pré-EscolarO Presente relatório pretende dar conta do percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, destacando as experiências vividas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas, em contexto de Creche e Jardim de Infância. Descreve, também, o exercício investigativo realizado em torno do tema da educação artística, em particular, da Música e da Dança, assumindo como título “Música e Dança na Educação de infância: Intencionalidade educativa dos(as) educadores (as) de infância”. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com uma amostra que incluiu 17 crianças e 4 educadoras. Os instrumentos utilizados foram as notas de campo realizadas ao longo das práticas de ensino supervisionadas, bem como os registos fotográficos (anexo 7) e vídeo do qual apresento uma análise de conteúdo (anexo 8). Outro instrumento utilizado foi a entrevista semi-diretiva realizada a 4 educadoras. A análise das observações e registos das atividades de música e de dança realizadas com as crianças, bem como a análise de conteúdo do corpo das entrevistas permitiram realizar um conjunto de reflexões e chegar a algumas conclusões. Genericamente, música e dança foram consideradas por todas as educadoras entrevistadas uma forma de comunicação, tal como apontam os estudos neste âmbito. Um outro aspeto relevante é o que se pretende com o facto de as educadoras considerarem que é possível trabalhar outras áreas de conteúdo a partir da música e da dança, referindo que estas áreas de expressão artística são transversais a outras áreas de conteúdo. Através deste exercício de investigação ainda verifiquei que a intencionalidade educativa no âmbito das áreas artísticas ainda não faz parte do planeamento das atividades por parte das educadoras. Aparentemente surge alguma confusão entre o que se entende por intencionalidade educativa e os ganhos inerentes à atividade realizada.This report aims to give an account of the journey undertaken in the Master's Degree in Preschool Education, highlighting the experiences throughout the Supervised Teaching Practice in the context of Nursery School and Kindergarten. It also describes the investigative exercise carried out around the theme of art education, in particular, Music and Dance, under the title "Music and dance in early childhood education: educational intentionality of early childhood educators". A qualitative methodology was chosen, with a sample that includes 17 children and four educators. The instruments used were field notes taken during the supervised teaching practices, as well as photographic and video records. Another instrument used was the semi-directive interview conducted with four educators. The analysis of the observations and records of music and dance activities performed with the children, as well as the content analysis of the body of interviews allowed us to make a set of reflections and reach some conclusions. Generally, music and dance were considered by all the interviewed educators as a form of communication. As pointed out by studies in this field. Another relevant aspect is what is intended by the fact that educators consider that it is possible to work other content areas from music and dance, referring that these areas of artistic expression are transversal to other content areas. Through this research exercise I also verified that the educational intentionality within the artistic areas is not yet part of the educators' planning ofactivities. Apparently, there is some confusion between what is meant by educational intentionality and the gains inherent to the activity performed.Togtema, MargaridaMourato, AnaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémNunes, Tânia Isabel Pombo2023-01-03T21:32:39Z2022-12-192022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4197TID:203138058por203138058info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:16Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:52.922951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infância
title A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infância
spellingShingle A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infância
Nunes, Tânia Isabel Pombo
música
dança
comunicação
intencionalidade educativa
educação de infância
music
dance
communication
educational intentionality
early childhoodeducation
title_short A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infância
title_full A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infância
title_fullStr A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infância
title_full_unstemmed A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infância
title_sort A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infância
author Nunes, Tânia Isabel Pombo
author_facet Nunes, Tânia Isabel Pombo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Togtema, Margarida
Mourato, Ana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Tânia Isabel Pombo
dc.subject.por.fl_str_mv música
dança
comunicação
intencionalidade educativa
educação de infância
music
dance
communication
educational intentionality
early childhoodeducation
topic música
dança
comunicação
intencionalidade educativa
educação de infância
music
dance
communication
educational intentionality
early childhoodeducation
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2022-12-19T00:00:00Z
2023-01-03T21:32:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4197
TID:203138058
url http://hdl.handle.net/10400.15/4197
identifier_str_mv TID:203138058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203138058
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137048007802880