A intencionalidade na dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Waleska Lopes de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31252
Resumo: Esta pesquisa visa uma análise fenomenológica na dança e investiga por sua essência sua conformação como fenômeno, situando-a como ser no mundo. Refere-se de imediato à região intersubjetiva, ao universo artístico, permitindo alcançar os primordiais impulsos geradores da criação da linguagem. Tem pelas referências teóricas, delineadas no corpo deste trabalho, uma contribuição essencial que norteia a concretização do registro escrito deste fenômeno. Como eixo central a pesquisa apóia-se na Fenomenologia da Percepção, vertente esta teorizada por Maurice Merleau-Ponty, que permitiu o ingresso no fenômeno, pela consciência perceptiva, estruturada pela intencionalidade. A dança percebida como fenômeno foi abordada também como ciência das essências, compondo-se como ciência da dança, para penetrar na ontologia em busca de intencionalidades, promotora de novas criações. Dois importantes representantes da dança contemporânea foram visados como dispositivos para a análise do conceito de intencionalidade, são eles: o diretor/coreógrafo William Forsythe que foi investigado através de sua obra The Loss of Small Detail e a professora Emérita Maria Helena Pabst de Sá Earp que foi investigada por sua Teoria Fundamentos da Dança, uma teoria utilizada nos dias atuais como a coluna vertebral do Curso Bacharelado em Dança da Universidade do Brasil. Tal empreitada visa compreendermos, pela genealogia o fazer artístico, a intencionalidade presente na dança. Assim, valoriza o sentido que está contido na obra, abole o hiato, que por ventura possa surgir, pelo uso incondicional da oralidade como processo de divulgação. E finalmente permite que a obra seja desvelada fielmente para gerar novos eixos criadores na dança, intencionalmente tomados pelo conhecimento verdadeiro, pela força que a obra analisada possui
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A dança percebida como fenômeno foi abordada também como ciência das essências, compondo-se como ciência da dança, para penetrar na ontologia em busca de intencionalidades, promotora de novas criações. Dois importantes representantes da dança contemporânea foram visados como dispositivos para a análise do conceito de intencionalidade, são eles: o diretor/coreógrafo William Forsythe que foi investigado através de sua obra The Loss of Small Detail e a professora Emérita Maria Helena Pabst de Sá Earp que foi investigada por sua Teoria Fundamentos da Dança, uma teoria utilizada nos dias atuais como a coluna vertebral do Curso Bacharelado em Dança da Universidade do Brasil. Tal empreitada visa compreendermos, pela genealogia o fazer artístico, a intencionalidade presente na dança. Assim, valoriza o sentido que está contido na obra, abole o hiato, que por ventura possa surgir, pelo uso incondicional da oralidade como processo de divulgação. E finalmente permite que a obra seja desvelada fielmente para gerar novos eixos criadores na dança, intencionalmente tomados pelo conhecimento verdadeiro, pela força que a obra analisada possuiThis research aims at a phenomenological analysis in dance and investigates through its own essence its configuration as a phenomenon, thus establishing it as a being in the world. It refers immediately back to the inter-subjective region, the artistic universe, allowing one to reach the primordial impulses which generate the creation of that language. Among the theoretical references outlined in the body of this investigation, there is an essential contribution which leads to the accomplishment of such a written record of this phenomenon. It is sharply focused on the Phenomenology of Perception, a branch which came into light by Maurice Merleau-Ponty, who granted the ingression into the phenomenon through perceptive consciousness, structured by intentionality. Dance, understood as a phenomenon, has also been appoached as science of essences. It was then put together as science of dance in order to penetrate into the ontology by seeking intentionalities, fostering new creations. Two important representatives of contemporary dance have been targeted as apparatuses for the analysis of the concept of intentionality, namely: director/choreographer William Forsythe, investigated in The Loss of Small Detail, and emeritus professor Maria Helena Pabst de Sá Earp, examined in her Fundamentos da Dança, a theory which is currently used as the backbone of Bachelor’s Degree in Fine Arts – Dance, offered by University of Brazil. Furthermore, this investigation seeks to understand by means of genealogy the artistic endeavor, the intentionality which is present in dance. Therefore, it estimates the sense which is intrinsic to the work, abolishes any hiatuses which may arise by the unconditional use of orality as a publicizing process. At last, it allows the work to be faithfully unveiled so as to foster new creative axes in dance, which can be entirely moved by true knowledge and the power an investigation has after being properly examined120 p.Maluf, Ued Martins Manjudhttp://lattes.cnpq.br/8043314637164631Holzer, WertherMachado, Marcus Viniciushttp://lattes.cnpq.br/2944758398363168Britto, Waleska Lopes de Almeida2023-11-26T23:05:02Z2023-11-26T23:05:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITTO, Waleska Lopes de Almeida. A intencionalidade na dança. 2008. 120 f. 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