O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Inês Pedro Nobre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8334
Resumo: Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção de grau de Mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_7304c680c1e1f7bffb60396a256a9d67
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabacoMarketingMarketing socialConsumo de tabacoSaúdeMedoFear appealSocial marketingTobacco consumptionHealthDissertação submetida como requisito parcial para obtenção de grau de Mestre em Publicidade e Marketing.Perante o fenómeno mundial do consumo de tabaco, os organismos governamentais vêm-se no dever de adotar medidas de dissuasão do consumo, tais como a aplicação de advertências de saúde nas embalagens de tabaco comercializadas. Na tentativa de persuadir os fumadores a modificarem o seu comportamento, estas advertências recorrem a estratégias como a utilização do fear appeal. No entanto, são parcos e pouco consensuais os estudos sobre a eficácia destas advertências nos consumidores portugueses. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivos centrais percecionar se a utilização do fear appeal exerce influência nos consumidores na alteração do seu comportamento, bem como compreender quais as variáveis que influenciam o sentimento de medo e a adoção dos comportamentos recomendados. Adotou-se uma abordagem quantitativa, de estudo confirmatório, utilizando como instrumento metodológico a aplicação de um inquérito por questionário a 470 indivíduos que consumiram tabaco nos últimos 12 meses. Os participantes foram expostos a um conjunto de 6 advertências de saúde, agrupadas em 2 blocos, segundo a natureza do medo provocado: físico ou social. Após a análise, concluiu-se que a generalidade dos consumidores apresenta índices muito reduzidos no que respeita ao medo gerado pelas advertências e à perceção da eficácia das mesmas na alteração dos seus comportamentos. Foi possível verificar que as mulheres e os consumidores recorrentes são mais suscetíveis às advertências que os homens e os consumidores correntes. Esta investigação permitiu, ainda, delinear uma proposta de modelo explicativo do funcionamento do fear appeal, definindo as variáveis que influenciam o medo gerado pelas advertências, bem como os comportamentos decorrentes do mesmo.ABSTRACT: Facing the global phenomenon of tobacco consumption, government agencies have been obliged to take measures to decrease smoking habits, such as health warnings on tobacco packages. In an attempt to persuade smokers to change their behaviour, these warnings call upon strategies such as the use of fear appeal. However, studies on the efficiency of health warnings are scarce and not consensual in Portugueses’ with smoking habits. This study aims to understand if the use of fear appeal has an effect in consumers changing behaviour and which variables can influence the way fear is felt and in adopting the recommended behaviour. Choosing a quantitive approach, of confirmatory study, we used as methodological instrument a questionnaire survey to 470 individuals, who consumed tobacco in the last 12 months. Participants were exposed to a set of 6 health warnings, arranged in 2 blocks, according to the type of fear they are supposed to cause: physical or social. Analysis of data revealed that most of the consumers show very low levels of fear when facing the health warnings and consider that their effectiveness in changing behaviours is very poor. It was possible to verify that women and repeat users are more susceptible to health warnings than man and ocassional consumers. This investigation led the author to propose an explanatory model of fear appeal action, identifying variables that interfere with fear and behaviour changes, caused by the health warnings.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMedeiros, CarlaRCIPLDiniz, Inês Pedro Nobre2018-04-04T15:29:55Z2017-12-142017-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8334TID:201834936porDINIZ, Inês Pedro Nobre - O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:06.864164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco
title O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco
spellingShingle O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco
Diniz, Inês Pedro Nobre
Marketing
Marketing social
Consumo de tabaco
Saúde
Medo
Fear appeal
Social marketing
Tobacco consumption
Health
title_short O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco
title_full O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco
title_fullStr O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco
title_full_unstemmed O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco
title_sort O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco
author Diniz, Inês Pedro Nobre
author_facet Diniz, Inês Pedro Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Carla
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Inês Pedro Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing social
Consumo de tabaco
Saúde
Medo
Fear appeal
Social marketing
Tobacco consumption
Health
topic Marketing
Marketing social
Consumo de tabaco
Saúde
Medo
Fear appeal
Social marketing
Tobacco consumption
Health
description Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção de grau de Mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
2017-12-14T00:00:00Z
2018-04-04T15:29:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8334
TID:201834936
url http://hdl.handle.net/10400.21/8334
identifier_str_mv TID:201834936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DINIZ, Inês Pedro Nobre - O impacto do fear appeal nas advertências de saúde presentes nas embalagens de tabaco. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133432473714688