Migrações, geografia escolar e educação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Celeste
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5171
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da História e da Geografia, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_73060f1536c8fce232a6593fd554e160
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Migrações, geografia escolar e educação para a cidadaniaEnsino da geografiaMigraçõesEducação para a cidadaniaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da História e da Geografia, Universidade de Lisboa, 2011Migrações, Geografia Escolar e Educação para a Cidadania relata a prática de ensino supervisionada que desenvolvemos na disciplina de Geografia. Apresenta a concepção, implementação e avaliação de uma unidade didáctica, dirigida aos alunos da turma B do 8.º ano de escolaridade do CIMM, no âmbito do tema População e Povoamento e do subtema A distribuição e mobilidade da população. A unidade didáctica que concebemos tem os seus alicerces nas Migrações e nos Migrantes, mas igualmente na geografia escolar, que se pretende recentrada, social, problematizadora do real, global, sistémica e activa; e na educação para a cidadania. Não podendo ignorar que a sociedade actual é multicultural, a escola tem de estar preparada para formar um novo tipo de cidadão: o cidadão global. E este, por sua vez, deve ser detentor e defensor de valores como a tolerância, a igualdade, a justiça social, a liberdade e o respeito. Enquadrados por estes princípios da geografia escolar e pelas balizas dos paradigmas cognitivista e o ecológico-contextual, depois de estudarmos o fenómeno das migrações do ponto de vista científico, procurámos conhecer o contexto educativo em que ia decorrer a nossa prática de ensino: as instalações da escola e a respectiva filosofia de ensino; aqueles que iam ser os nossos alunos e o que pensavam sobre o tema das migrações, que pretendíamos leccionar. Definidos os nossos propósitos científicos e pedagógicos, concebemos uma unidade didáctica com experiências educativas e recursos didácticos diversificados. Privilegiámos as estratégias construtivistas, associadas a métodos activos, para que os alunos, de preferência em grupo, fossem autores das suas aprendizagens. Simultaneamente, promovemos a Educação para a Cidadania, pois partilhavam conclusões, debatiam ideias em sala de aula e estudavam migrantes oriundos de diferentes contextos geográficos e culturais. Concluída a implementação da unidade, afigurou-se necessário: a) valorizar o processo de ensino-aprendizagem, no momento da sua avaliação; b) continuar a promover experiências educativas que contribuíssem para a formação de uma consciência crítica e reflexiva, pois só esta permite a formação de cidadãos geograficamente competentes, autónomos e tolerantes.Migrations, Educational Geography and Education for Citizenship reports the supervised practice that we developed on the Geography subject. It presents the conception, implementation and evaluation of a didactic unit, directed to the students of eight year, class B, from the school “Colégio Integrado Monte Maior”, according to the subject Population and Settlement and the sub theme, The distribution and population mobility. The didactic unit that we conceived had its roots on “Migrations on Migrants” as well as on educational geography, that is intended to be socially re centered, and a way of questioning a global, systemic and active reality; this must be done on education for citizenship as well. Not ignoring that the society of nowadays is a multicultural one, school has to be prepared to form and create a new type of citizen: the global citizen. And this one must defend and follow values like tolerance, equality, equal justice as well as freedom and respect. Having the principles of the educational geography in mind as well as the limits of the cognitive and contextual-ecological paradigms and after studying the migrations phenomena in a scientific point of view, we have tried to know the educational context in which our teaching practice would be taking place: the school structures and spaces and its learning philosophy; those who would be our students and those who thought about the migrations‟ theme, that we intended to teach. After defining our main aims (scientifically and pedagogically speaking), we conceive a didactic unit with educational experiences and diversified resources in didactic terms. We have privileged the constructivist strategies, associated to active methods, in order that students, preferentially in groups, were authors of their own learning processes. At the same time we promoted education for citizenship once they shared their conclusions, debated their ideas in the classroom and studied the group of migrants from different contexts (geographic and cultural). Concluding the implementation of the unit we found necessary to: a) value the learning and teaching process in the moment of their evaluation; b) continue to promote educational experiences that could contribute to form a reflective and critical consciousness, bearing in mind that only this kind of consciousness can allow the growing of geographically competent, autonomous and tolerant citizens.Cachinho, Herculano A. P., 1960-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Ana Celeste2012-02-03T17:22:16Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5171porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:38.763051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Migrações, geografia escolar e educação para a cidadania
title Migrações, geografia escolar e educação para a cidadania
spellingShingle Migrações, geografia escolar e educação para a cidadania
Silva, Ana Celeste
Ensino da geografia
Migrações
Educação para a cidadania
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Migrações, geografia escolar e educação para a cidadania
title_full Migrações, geografia escolar e educação para a cidadania
title_fullStr Migrações, geografia escolar e educação para a cidadania
title_full_unstemmed Migrações, geografia escolar e educação para a cidadania
title_sort Migrações, geografia escolar e educação para a cidadania
author Silva, Ana Celeste
author_facet Silva, Ana Celeste
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cachinho, Herculano A. P., 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Celeste
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da geografia
Migrações
Educação para a cidadania
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Ensino da geografia
Migrações
Educação para a cidadania
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da História e da Geografia, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-03T17:22:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5171
url http://hdl.handle.net/10451/5171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193877254144