Migrações e diversidade cultural : uma proposta didática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22716 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015 |
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Migrações e diversidade cultural : uma proposta didáticaMigraçõesMulticulturalismoGeografiaInovação - educaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada aborda o enquadramento, implementação e avaliação de uma sequência didática que compreende dois temas de grande atualidade, as Migrações e a Diversidade Cultural, intimamente associados ao desenvolvimento de valores e de competências de uma cidadania inclusiva. A prática letiva desenrolou-se na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de D. Pedro IV, em Monte Abraão, no concelho de Sintra, numa turma do 8.º ano, numa comunidade marcada, ela própria, pelas questões da multiculturalidade e da diversidade cultural. Presentes nas Metas Curriculares de Geografia do 8.º ano, aqueles dois subdomínios temáticos mobilizam ainda, de forma ativa, aprendizagens anteriores. Os fenómenos migratórios e a diversidade cultural são realidades simultaneamente antigas e contemporâneas. Há hoje uma sensibilidade particularmente forte, como sucede também na Geografia portuguesa, à complexidade das consequências das migrações a nível cultural. Portugal não escapa a este fenómeno, sendo, para além de país de emigração, país de acolhimento de migrantes de outras partes do mundo – muito deles vivendo na periferia urbana de Lisboa, onde se localiza esta Escola. A experiência letiva foi enquadrada por diferentes referenciais teórico educativos, que mobilizámos conforme os desafios concretos que nos foram colocados. Num contexto em que urgia cumprir a planificação letiva, a nossa aposta privilegiou a valorização das vivências dos alunos e a problematização pelos mesmos dos dilemas associados à decisão de migrar e à integração dos migrantes nas novas comunidades. As estratégias desenvolvidas refletem os compromissos entre as rotinas escolares (de que também somos “herdeiros”) e a tentativa de inovação didática. A experiência letiva desenvolvida demonstra que o espaço da aula é relevante para o desenvolvimento de atividades que promovam as competências da cidadania e a integração dos jovens na escola e na sociedade e que a educação geográfica tem um papel particularmente relevante na construção de sociedades atentas e abertas à integração dos imigrantes – quantas vezes eles próprios nossos alunos.This Supervised Teaching Practice report addresses the framework, implementation and evaluation of a didactic sequence which comprises two themes of great topicality, Migrations and Cultural Diversity, closely associated to the development of values and skills of an inclusive citizenship. The teaching practice took place in the Basic School of the 2nd and 3rd cycles of D. Pedro IV, in Monte Abraão, in the municipal of Sintra., in the class of the 8th year, in the community, the issues of multiculturalism and cultural diversity. Present in the National Geography Program – Curriculum Goals for the 8th year, those two thematics subdomains mobilize, actively, prior learning. The migratory and cultural diversity phenomena are simultaneously ancient and contemporary realities. today there is a particularly strong sensitivity , as is the case also in the Portuguese Geography, the complexity of the consequences of migration cultural level. Portugal is no exception to this phenomenon, which, apart from country of emigration, the host country of migrants from other parts of the world - many of them living in the urban periphery of Lisbon, where is this school. The academic experience was framed by different educational theoretical frameworks , which mobilized as the concrete challenges that have been placed. In a context where urged meet The academic planning, our focus favored the appreciation of the experiences of the students and the questioning of the same dilemmas associated with the decision to migrate and the integration of migrants into new communities. Developed strategies reflect compromises between the school routines ( that are also " heirs " ) and the attempt to didactic innovation. The elaborated teaching experience shows that the space of the classroom is relevant to the development of activities that promote the skills of citizenship and the integration of young people in school and in society and that geographical education has a particularly important role in building attentive and open societies to the integration of immigrants - how often themselves our own students.Nunes, Sérgio Claudino Loureiro, 1958-Repositório da Universidade de LisboaEsteves, Ana Rita Ramos, 1968-2016-02-23T12:04:20Z20152015-10-082015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22716TID:201432153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:17.360571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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