SAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem - Análise de dados de sinistralidade e modelação de despistes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, C. A.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cardoso, J. L.
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1002960
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do projecto de I&D, co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, designado SAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem, o qual está integrado no projecto “Rodovias autoexplicativas e tolerantes” do Plano de Investigação Programada 2009-2012 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O propósito do projecto SAFESIDE consiste em desenvolver um método racional de avaliação dos efeitos das características da área adjacente à faixa de rodagem (AAFR) sobre a sinistralidade, baseado nos resultados da análise da sinistralidade ocorrida nas estradas portuguesas. Neste relatório, elaborado no âmbito da tarefa WP 2 designada “Análise de Dados de Sinistralidade e Modelação de Despistes”, é feita a análise de sinistralidade na AAFR na Rede Rodoviária Nacional, comparando-a com a registada ao nível nacional e da UE, tendo em vista fundamentar a definição de uma campanha de análise pormenorizada de acidentes envolvendo a AAFR, designadamente no que se refere à escolha de um conjunto seleccionado de estradas de dupla faixa de rodagem e de faixa única a observar. Para além da escolha das estradas, a definição da campanha incluiu a selecção dos métodos para a análise de acidentes, do conjunto de características da estrada a medir, das características do tráfego, bem como a definição dos atributos a usar para descrever os obstáculos e dispositivos de retenção.
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