SAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem - Procedimento de avaliação de alternativas de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, C. A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cardoso, J. L.
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004801
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do projeto de I&D, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, designado SAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem, o qual está integrado no projeto “Rodovias auto-explicativas e tolerantes” do Plano de Investigação Programada 2009- 2012 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O propósito do projeto SAFESIDE consiste em desenvolver um método racional de avaliação dos efeitos das características da área adjacente à faixa de rodagem (AAFR) sobre a sinistralidade, baseado nos resultados da análise da sinistralidade ocorrida nas estradas portuguesas. Neste relatório, elaborado no âmbito da tarefa WP 8 designada “Arquitetura do Sistema de Avaliação das Alternativas”, é definida e detalhada a estrutura do procedimento de avaliação das alternativas de intervenção na AAFR e de seleção de sistemas de retenção de veículos. Este procedimento tem em consideração o efeito sobre a segurança rodoviária das alterações nas características da AAFR, assim como os seus custos, contribuindo para a fundamentação racional das intervenções na infraestrutura, tendo em vista a redução da sinistralidade em secção corrente das estradas interurbanas.
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