Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32930 |
Resumo: | Pretende-se com este artigo contribuir para a reflexão sobre a mediação de conflitos em contexto escolar, enquadrada num tempo que se entende de pós-modernidade e por perspectivas da complexidade. Para tal, apresenta-se um estudo de caso relativo a um dispositivo educativo designado de assembleias de turma, que se desenvolveu numa perspectiva de investigação-acção. Os conceitos de pós-modernidade, de culturas colaborativas, de educação para a cidadania e de mediação de conflitos serão problematizados nas suas interdependências, à luz de uma perspectiva da complexidade. Para o aprofundamento das práticas, apresentar-se-ão excertos de diários e de vídeos, para interpretar a dinâmica das assembleias de turma em termos de mediação e de educação para a cidadania e para problematizar as questões da investigação-acção colaborativa. Esta diversidade de eixos de interpretação decorre de uma perspectiva pós-moderna de investigação-acção, segundo a qual se procede à desconstrução do mesmo corpus de dados, à luz de uma multiplicidade de referenciais e de dimensões. |
id |
RCAP_731060850f1440d9bed04ee2eddb9e30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/32930 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acçãoMediação de conflitosInvestigação-açãoEscolaAssembleiasPretende-se com este artigo contribuir para a reflexão sobre a mediação de conflitos em contexto escolar, enquadrada num tempo que se entende de pós-modernidade e por perspectivas da complexidade. Para tal, apresenta-se um estudo de caso relativo a um dispositivo educativo designado de assembleias de turma, que se desenvolveu numa perspectiva de investigação-acção. Os conceitos de pós-modernidade, de culturas colaborativas, de educação para a cidadania e de mediação de conflitos serão problematizados nas suas interdependências, à luz de uma perspectiva da complexidade. Para o aprofundamento das práticas, apresentar-se-ão excertos de diários e de vídeos, para interpretar a dinâmica das assembleias de turma em termos de mediação e de educação para a cidadania e para problematizar as questões da investigação-acção colaborativa. Esta diversidade de eixos de interpretação decorre de uma perspectiva pós-moderna de investigação-acção, segundo a qual se procede à desconstrução do mesmo corpus de dados, à luz de uma multiplicidade de referenciais e de dimensões.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de CoimbraRepositório da Universidade de LisboaCaetano, Ana2018-04-23T10:59:17Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32930porCaetano, A. P. (2007). Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela investigação-acção. Revista Portuguesa de Pedagogia, 41(2), 101-118.0870-418Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:37.953486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acção |
title |
Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acção |
spellingShingle |
Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acção Caetano, Ana Mediação de conflitos Investigação-ação Escola Assembleias |
title_short |
Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acção |
title_full |
Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acção |
title_fullStr |
Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acção |
title_full_unstemmed |
Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acção |
title_sort |
Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acção |
author |
Caetano, Ana |
author_facet |
Caetano, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação de conflitos Investigação-ação Escola Assembleias |
topic |
Mediação de conflitos Investigação-ação Escola Assembleias |
description |
Pretende-se com este artigo contribuir para a reflexão sobre a mediação de conflitos em contexto escolar, enquadrada num tempo que se entende de pós-modernidade e por perspectivas da complexidade. Para tal, apresenta-se um estudo de caso relativo a um dispositivo educativo designado de assembleias de turma, que se desenvolveu numa perspectiva de investigação-acção. Os conceitos de pós-modernidade, de culturas colaborativas, de educação para a cidadania e de mediação de conflitos serão problematizados nas suas interdependências, à luz de uma perspectiva da complexidade. Para o aprofundamento das práticas, apresentar-se-ão excertos de diários e de vídeos, para interpretar a dinâmica das assembleias de turma em termos de mediação e de educação para a cidadania e para problematizar as questões da investigação-acção colaborativa. Esta diversidade de eixos de interpretação decorre de uma perspectiva pós-moderna de investigação-acção, segundo a qual se procede à desconstrução do mesmo corpus de dados, à luz de uma multiplicidade de referenciais e de dimensões. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2018-04-23T10:59:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/32930 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/32930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caetano, A. P. (2007). Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela investigação-acção. Revista Portuguesa de Pedagogia, 41(2), 101-118. 0870-418X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134402852159488 |