O papel do diretor na mudança educativa: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Paula Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14686
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
id RCAP_7319c752802389ac7c214e10d27de3e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do diretor na mudança educativa: estudo de casoDiretorLiderançaMelhoria da escolaOrganização educacionalOrganizationLeadershipSchool principalSchool improvementDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EducacionalAs lideranças são atualmente consideradas muito relevantes para a melhoria de escola e compreender esse processo é fundamental para qualquer interessado neste campo de estudos. Não surpreende , por isso, que tenha centrado a minha pesquisa num diretor de escola que em Portugal acreditou nesse sonho e começou a tentar concretizá-lo mesmo quando a autonomia da escola se encontrava ainda muito próxima do que diversos autores consideraram, à semelhança de Barroso (2004) uma “ficção necessária”. Esta dissertação decorre do estudo do seu percurso profissional durante quinze anos (2003-2019) e enquadra-se na problemática da liderança direcionada para a melhoria de escolas. Com este trabalho pretendemos, em primeiro lugar, compreender como é que este diretor se apropriou de sucessivos modelos de administração, direção e gestão das escolas sem nunca perder a visão de escola e, em segundo lugar, como conseguiu implementar mudanças organizacionais muito profundas num contexto em que a mudança de paradigmas organizacionais, curriculares e pedagógicos era quase inexistente (Afonso & Viseu, 2001, Costa et al, 2013) Esta investigação de natureza qualitativa, valoriza as perspetivas interpretativas dos estudos de caso, seguindo a orientação metodológica das histórias de vida, da qual resultou uma “narrativa” que tem os seus principais fundamentos na análise de conteúdo de uma entrevista semidiretiva e de um depoimento elaborado pelo próprio diretor. Essa análise permitiu a definição de diversas dimensões analíticas que se cruzam, com frequência, com as principais caraterísticas emergentes dos estudos sobre escolas eficazes realizados em diversos contextos (Lima, 2008). O trabalho realizado permite-nos concluir que além de concretizar os objetivos definidos, designadamente transformar a dinâmica da escola e atingir uma melhoria significativa no sucesso educativo dos alunos, o diretor que está no centro deste estudo antecipou muitas das orientações políticas atuais.ABSTRACT Leaderships are currently considered very relevant to school improvement and understanding this process is fundamental for anyone interested in this field of studies. It is not surprising, therefore, that I have focused my research on a school principal who in Portugal believed in this dream and began trying to realize it even when school autonomy was still very close to what several authors considered, like Barroso (2004), a “necessary fiction”. This dissertation stems from the study of his professional career for fifteen years (2003-2019) and fits into the issue of leadership aimed to improve schools. With this work, we intend, firstly, to understand how this school principal appropriated successive models of administration, direction, and management of schools without ever losing sight of the school and, secondly, how he managed to implement very deep organizational changes in a context in which the change in organizational, curricular, and pedagogical paradigms was almost nonexistent (Afonso & Viseu, 2001 Costa et al, 2013). This qualitative research, enriches the interpretive perspectives of the case studies, following the thematic orientation of the life stories, which resulted in a "narrative" which has its main foundations in the content analysis of a semi-directive interview and an elaborated testimony by the school principal himself. This analysis allowed the definition of several analytical dimensions that frequently intersect with the main characteristics emerging from studies on effective schools carried out in different contexts (Lima, 2008). The work done allows us to conclude that, in addition to achieve the defined objectives, by significantly improving school’s quality with an impact on the educational success of students, the school principal who is at the center of this study anticipated many of the current political orientations.Dias, MarianaRCIPLGonçalves, Ana Paula Martins2022-06-02T10:36:35Z2022-04-262022-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14686TID:203004116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:27.156484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do diretor na mudança educativa: estudo de caso
title O papel do diretor na mudança educativa: estudo de caso
spellingShingle O papel do diretor na mudança educativa: estudo de caso
Gonçalves, Ana Paula Martins
Diretor
Liderança
Melhoria da escola
Organização educacional
Organization
Leadership
School principal
School improvement
title_short O papel do diretor na mudança educativa: estudo de caso
title_full O papel do diretor na mudança educativa: estudo de caso
title_fullStr O papel do diretor na mudança educativa: estudo de caso
title_full_unstemmed O papel do diretor na mudança educativa: estudo de caso
title_sort O papel do diretor na mudança educativa: estudo de caso
author Gonçalves, Ana Paula Martins
author_facet Gonçalves, Ana Paula Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Mariana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Paula Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor
Liderança
Melhoria da escola
Organização educacional
Organization
Leadership
School principal
School improvement
topic Diretor
Liderança
Melhoria da escola
Organização educacional
Organization
Leadership
School principal
School improvement
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-02T10:36:35Z
2022-04-26
2022-04-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14686
TID:203004116
url http://hdl.handle.net/10400.21/14686
identifier_str_mv TID:203004116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133496761909248