Valorização dos atributos de um hotel citadino pelas gerações Millennial e Z: Uma abordagem através do modelo de escolha discreta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno, Ana Rita Polainas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24278
Resumo: O setor do turismo apresenta uma importância crescente para as economias nacionais e, num contexto de crescente competição, revela-se importante para os agentes do setor hoteleiro compreender quais os fatores que tornam os hotéis mais atrativos. Contudo, são poucos os estudos que procuraram quantificar monetariamente os atributos dos hotéis. De forma a colmatar esta carência, o presente estudo aplicou o Modelo de Escolha Discreta (MED), focando-se em hotéis citadinos de modo a (i) identificar os atributos mais valorizados pelas gerações Millennial e Z, quantificando-os monetariamente; (ii) explorar as diferenças na valorização dos atributos pelas referidas gerações; e (iii) investigar a relevância das ações sustentáveis para as duas gerações. Os resultados demonstraram que todos os atributos utilizados afetam significativamente a escolha de um hotel citadino por parte das gerações Millennial e Z. Em particular, as ações sustentáveis são valorizadas positivamente por ambas as gerações, mas principalmente pela geração Z. As duas gerações distinguem-se também pelo valor que atribuem à proximidade de um hotel face a transportes públicos, sendo este atributo apenas valorizado pela geração Millennial. Conhecer as preferências destas gerações e a sua disponibilidade em pagar pelos diferentes atributos é determinante para a criação de estratégias de marketing direcionadas a este público- alvo, permitindo aos hotéis obter uma vantagem competitiva. Para além de contribuir para a escassa literatura que aplica o MED no contexto da hotelaria, este estudo distingue-se ainda pelo seu foco nas gerações Millennial e Z e pela introdução de um atributo relacionado com ações sustentáveis.
id RCAP_731d3897026a72a6c70764394ee2b443
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valorização dos atributos de um hotel citadino pelas gerações Millennial e Z: Uma abordagem através do modelo de escolha discretaAtributos de um hotelModelo de escolha discretaDisponibilidade em pagarRevenue managementMillennialsGeração ZHotel attributesDiscrete choice experimentWillingness to payGen ZO setor do turismo apresenta uma importância crescente para as economias nacionais e, num contexto de crescente competição, revela-se importante para os agentes do setor hoteleiro compreender quais os fatores que tornam os hotéis mais atrativos. Contudo, são poucos os estudos que procuraram quantificar monetariamente os atributos dos hotéis. De forma a colmatar esta carência, o presente estudo aplicou o Modelo de Escolha Discreta (MED), focando-se em hotéis citadinos de modo a (i) identificar os atributos mais valorizados pelas gerações Millennial e Z, quantificando-os monetariamente; (ii) explorar as diferenças na valorização dos atributos pelas referidas gerações; e (iii) investigar a relevância das ações sustentáveis para as duas gerações. Os resultados demonstraram que todos os atributos utilizados afetam significativamente a escolha de um hotel citadino por parte das gerações Millennial e Z. Em particular, as ações sustentáveis são valorizadas positivamente por ambas as gerações, mas principalmente pela geração Z. As duas gerações distinguem-se também pelo valor que atribuem à proximidade de um hotel face a transportes públicos, sendo este atributo apenas valorizado pela geração Millennial. Conhecer as preferências destas gerações e a sua disponibilidade em pagar pelos diferentes atributos é determinante para a criação de estratégias de marketing direcionadas a este público- alvo, permitindo aos hotéis obter uma vantagem competitiva. Para além de contribuir para a escassa literatura que aplica o MED no contexto da hotelaria, este estudo distingue-se ainda pelo seu foco nas gerações Millennial e Z e pela introdução de um atributo relacionado com ações sustentáveis.The tourism sector is increasingly important for national economies and in a context of growing competition, it is important for hospitality managers to understand which aspects make hotels more attractive to consumers. However, few studies have investigated the monetary value of hotel attributes. In order to fill this research gap, the present study used the Discrete Choice Experiment (DCE) methodology to: (i) identify and quantify monetarily the attributes of an urban hotel that are most valued by Millennials and Gen Zers; (ii) explore differences in the valuation of attributes by each generation; (iii) investigate the importance of sustainable actions in the hotel sector for these generations. The results suggest that all the attributes investigated significantly affect the choice of urban hotels by the Millennial and Z generations. In particular, sustainable actions are positively valued by both generations, but mainly by Gen Zers. Both generations can also be distinguished by the value that they attribute to the proximity of a hotel to public transportation, with this attribute being only valued by Millennials. Knowing the preferences of these generations and their willingness to pay for hotel attributes is essential for the design of marketing strategies targeting them, allowing hotels to gain a competitive advantage.Besides adding to the lack of scientific literature that applies the DCE in hospitality, this study also adds value due to its focus on Millennial and Z generations and for the introduction of an attribute related to sustainability.2023-11-24T00:00:00Z2021-11-24T00:00:00Z2021-11-242021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24278TID:202813282porNepomuceno, Ana Rita Polainasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-03T01:18:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:11.200741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valorização dos atributos de um hotel citadino pelas gerações Millennial e Z: Uma abordagem através do modelo de escolha discreta
title Valorização dos atributos de um hotel citadino pelas gerações Millennial e Z: Uma abordagem através do modelo de escolha discreta
spellingShingle Valorização dos atributos de um hotel citadino pelas gerações Millennial e Z: Uma abordagem através do modelo de escolha discreta
Nepomuceno, Ana Rita Polainas
Atributos de um hotel
Modelo de escolha discreta
Disponibilidade em pagar
Revenue management
Millennials
Geração Z
Hotel attributes
Discrete choice experiment
Willingness to pay
Gen Z
title_short Valorização dos atributos de um hotel citadino pelas gerações Millennial e Z: Uma abordagem através do modelo de escolha discreta
title_full Valorização dos atributos de um hotel citadino pelas gerações Millennial e Z: Uma abordagem através do modelo de escolha discreta
title_fullStr Valorização dos atributos de um hotel citadino pelas gerações Millennial e Z: Uma abordagem através do modelo de escolha discreta
title_full_unstemmed Valorização dos atributos de um hotel citadino pelas gerações Millennial e Z: Uma abordagem através do modelo de escolha discreta
title_sort Valorização dos atributos de um hotel citadino pelas gerações Millennial e Z: Uma abordagem através do modelo de escolha discreta
author Nepomuceno, Ana Rita Polainas
author_facet Nepomuceno, Ana Rita Polainas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nepomuceno, Ana Rita Polainas
dc.subject.por.fl_str_mv Atributos de um hotel
Modelo de escolha discreta
Disponibilidade em pagar
Revenue management
Millennials
Geração Z
Hotel attributes
Discrete choice experiment
Willingness to pay
Gen Z
topic Atributos de um hotel
Modelo de escolha discreta
Disponibilidade em pagar
Revenue management
Millennials
Geração Z
Hotel attributes
Discrete choice experiment
Willingness to pay
Gen Z
description O setor do turismo apresenta uma importância crescente para as economias nacionais e, num contexto de crescente competição, revela-se importante para os agentes do setor hoteleiro compreender quais os fatores que tornam os hotéis mais atrativos. Contudo, são poucos os estudos que procuraram quantificar monetariamente os atributos dos hotéis. De forma a colmatar esta carência, o presente estudo aplicou o Modelo de Escolha Discreta (MED), focando-se em hotéis citadinos de modo a (i) identificar os atributos mais valorizados pelas gerações Millennial e Z, quantificando-os monetariamente; (ii) explorar as diferenças na valorização dos atributos pelas referidas gerações; e (iii) investigar a relevância das ações sustentáveis para as duas gerações. Os resultados demonstraram que todos os atributos utilizados afetam significativamente a escolha de um hotel citadino por parte das gerações Millennial e Z. Em particular, as ações sustentáveis são valorizadas positivamente por ambas as gerações, mas principalmente pela geração Z. As duas gerações distinguem-se também pelo valor que atribuem à proximidade de um hotel face a transportes públicos, sendo este atributo apenas valorizado pela geração Millennial. Conhecer as preferências destas gerações e a sua disponibilidade em pagar pelos diferentes atributos é determinante para a criação de estratégias de marketing direcionadas a este público- alvo, permitindo aos hotéis obter uma vantagem competitiva. Para além de contribuir para a escassa literatura que aplica o MED no contexto da hotelaria, este estudo distingue-se ainda pelo seu foco nas gerações Millennial e Z e pela introdução de um atributo relacionado com ações sustentáveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24T00:00:00Z
2021-11-24
2021-11
2023-11-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24278
TID:202813282
url http://hdl.handle.net/10071/24278
identifier_str_mv TID:202813282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134863670902784