Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10213 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular da Prática Educativa Supervisionada, tem como objetivo primordial espelhar o percurso formativo vivido pela docente-estagiária em contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o documento pretende visar os pressupostos teóricos e legais que aliados a crenças, valores e conhecimentos experimentais constituíram a práxis pedagógica desenvolvida durante o estágio profissionalizante. Importa evidenciar a metodologia de investigação-ação, que se considerou como alicerce do período de intervenção num contexto real com particularidades e potencialidades próprias. Esta metodologia permitiu o desenvolvimento de uma ação educativa, que, progressivamente, se tornou mais coerente e adequada, pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Deste modo, por meio do processo cíclico da investigação-ação, ampliou-se o conhecimento sobre os dois grupos integrados, renovaram-se e recriaram-se competências e saberes, promovendo-se, assim, práticas criativas e inovadoras. Com este horizonte e defendendo uma práxis de participação, tomou-se a criança como o centro do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, foram considerados os seus interesses, necessidades e conhecimentos prévios, para que fossem criadas circunstâncias de aprendizagem significativa vividas em comunidade, valorizando-se, deste modo, o socio construtivismo para o desenvolvimento holístico da criança. Efetivamente, a indagação autorreflexiva, participativa, sistemática, interpretativa e colaborativa, potenciou a autoformação e construção de saberes de cariz emancipatório, edifican |
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Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaMetodologia investigação-açãoSocio construtivismoFormação docenteSupervised educational practiceResearch-action methologySocio-constructivismTeachers’ educationDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular da Prática Educativa Supervisionada, tem como objetivo primordial espelhar o percurso formativo vivido pela docente-estagiária em contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o documento pretende visar os pressupostos teóricos e legais que aliados a crenças, valores e conhecimentos experimentais constituíram a práxis pedagógica desenvolvida durante o estágio profissionalizante. Importa evidenciar a metodologia de investigação-ação, que se considerou como alicerce do período de intervenção num contexto real com particularidades e potencialidades próprias. Esta metodologia permitiu o desenvolvimento de uma ação educativa, que, progressivamente, se tornou mais coerente e adequada, pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Deste modo, por meio do processo cíclico da investigação-ação, ampliou-se o conhecimento sobre os dois grupos integrados, renovaram-se e recriaram-se competências e saberes, promovendo-se, assim, práticas criativas e inovadoras. Com este horizonte e defendendo uma práxis de participação, tomou-se a criança como o centro do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, foram considerados os seus interesses, necessidades e conhecimentos prévios, para que fossem criadas circunstâncias de aprendizagem significativa vividas em comunidade, valorizando-se, deste modo, o socio construtivismo para o desenvolvimento holístico da criança. Efetivamente, a indagação autorreflexiva, participativa, sistemática, interpretativa e colaborativa, potenciou a autoformação e construção de saberes de cariz emancipatório, edificanThe present internship report, written within the curricular unit Supervised Educational Practice, has the main purpose to reflect the formation journey experienced by the teacher-trainee during the internship in Pre-School Education and 1st Cycle Basic Education. Thus, this document intends to expose the theoretical and legal assumptions that combined with beliefs, values and experimental knowledge formed the pedagogical praxis developed during the professionalizing internship. The research-action methodology should be pointed out, because it was considered an important foundation of the intervention period in a real context with proper features and potentialities. This approach has enabled the development of an educational activity, which progressively became more consistent and appropriate, by observation, planning, action and reflection. Therefore, through the cyclical process of the research-action methodology, the trainee expanded the knowledge of the two integrated groups, renewed and recreated skills and know-how, promoting thereby creative and innovative practices. Within this horizon and defending a praxis of participation, the child was seen as the center of teaching and learning process. Therefore, their interests, needs and previous knowledge were considered, in order to create significant learning circumstances, experienced within a community, valuing hence the socio-constructivism to develop the child globally. Effectively, the auto-reflexive, participatory, interpretive and collaborative inquiry enhaced self-formation and construction of emancipatory knowledge, that enabled the creation of a professional profile, which will be developed throughout life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBorges, Vera Maria Brandão Castel-Branco2017-08-29T11:34:12Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10213TID:201735628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:42.092026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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