Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capela, Sofia Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10528
Resumo: O presente relatório de estágio surge como um documento cujo propósito é a apresentação e reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da Prática Educativa Supervisionada desenvolvida nos dois níveis educativos, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escola e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Educativa Supervisionada foi orientada segundo o processo cíclico da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, enquadrada no paradigma socio construtivista, implementado de forma flexível, com o intuito de articular e inovar a prática docente. Neste sentido as crianças foram o constante foco das práticas desenvolvidas, o que se traduziu no planeamento de atividades adequadas às particularidades de cada grupo. Desta forma, foi possível construir uma prática significativa e contextualizada, baseada nos quadros teóricos e concetuais e numa cooperação de saberes profissionais e reflexivos entre o par pedagógico e as supervisoras institucionais, com o propósito de promover uma formação de qualidade e uma prática inclusiva e equitativa.
id RCAP_3254b0de112e7e5840d785cd0ba81417
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioInvestigação-açãoSocio construtivismoCriançaPrática Educativa SupervisionadaInvestigation-actionSocial ConstructivismChildrenSupervised Pedagogical PracticeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge como um documento cujo propósito é a apresentação e reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da Prática Educativa Supervisionada desenvolvida nos dois níveis educativos, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escola e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Educativa Supervisionada foi orientada segundo o processo cíclico da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, enquadrada no paradigma socio construtivista, implementado de forma flexível, com o intuito de articular e inovar a prática docente. Neste sentido as crianças foram o constante foco das práticas desenvolvidas, o que se traduziu no planeamento de atividades adequadas às particularidades de cada grupo. Desta forma, foi possível construir uma prática significativa e contextualizada, baseada nos quadros teóricos e concetuais e numa cooperação de saberes profissionais e reflexivos entre o par pedagógico e as supervisoras institucionais, com o propósito de promover uma formação de qualidade e uma prática inclusiva e equitativa.The following internship report emerges like a document which purpose is the presentation and reflection on the personal and professional development throughout the Supervised Pedagogical Practice developed on both education levels, during the Master’s degree in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education. The Supervised Pedagogical Practice was supported according the cyclical processes of the investigation-action methology: observation, planning, action, reflection and evaluation, fitted on the socio-constructivist paradigm, implemented in a flexible way, in order to articulate and innovate the teaching practice. In this sense, the children were the constant focus of the developed practices, which is shown through the planning of activities appropriate to the particularities of each group. Thus, was possible to build a significant and contextualized practice, based on the theoretical and conceptual frameworks, on a cooperation of professional and reflexive knowledge between the pedagogical pair and the institutional supervisors, with the purpose to promote a quality formation and an inclusive and equitable practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCapela, Sofia Rocha2017-11-24T12:37:13Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10528TID:201765284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:56.828123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Capela, Sofia Rocha
Investigação-ação
Socio construtivismo
Criança
Prática Educativa Supervisionada
Investigation-action
Social Constructivism
Children
Supervised Pedagogical Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Capela, Sofia Rocha
author_facet Capela, Sofia Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Capela, Sofia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-ação
Socio construtivismo
Criança
Prática Educativa Supervisionada
Investigation-action
Social Constructivism
Children
Supervised Pedagogical Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Investigação-ação
Socio construtivismo
Criança
Prática Educativa Supervisionada
Investigation-action
Social Constructivism
Children
Supervised Pedagogical Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge como um documento cujo propósito é a apresentação e reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da Prática Educativa Supervisionada desenvolvida nos dois níveis educativos, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escola e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Educativa Supervisionada foi orientada segundo o processo cíclico da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, enquadrada no paradigma socio construtivista, implementado de forma flexível, com o intuito de articular e inovar a prática docente. Neste sentido as crianças foram o constante foco das práticas desenvolvidas, o que se traduziu no planeamento de atividades adequadas às particularidades de cada grupo. Desta forma, foi possível construir uma prática significativa e contextualizada, baseada nos quadros teóricos e concetuais e numa cooperação de saberes profissionais e reflexivos entre o par pedagógico e as supervisoras institucionais, com o propósito de promover uma formação de qualidade e uma prática inclusiva e equitativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-24T12:37:13Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10528
TID:201765284
url http://hdl.handle.net/10400.22/10528
identifier_str_mv TID:201765284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131404402950144