Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/22449 |
Resumo: | O texto apresentado é de natureza teórica e procura analisar e situar os contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal, desde que o conceito “supervisão” foi pela primeira vez apreciado na legislação nacional (PORTUGAL, 1990). Elaboramos análise documental percorrendo 30 anos da formação inicial em Portugal (1990-2020), desde o aparecimento do conceito em documentos normativos portugueses. Ao longo desta análise focar-nos-emos em aspetos que se prendem com a definição do conceito de supervisão, com a sua linha evolutiva no campo pedagógico e com abordagens de natureza teórica, procurando enquadrá-lo na legislação portuguesa, uma vez que visamos clarificar algumas das diretrizes normativas, quanto ao sentido e quanto à sua aplicação na formação inicial de professores. Além disso, procuraremos trazer algumas publicações de referência de autores/as nacionais que muito contribuíram para a reflexão em torno do conceito de supervisão e dignificaram a formação inicial de professores. |
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Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em PortugalSupervisão pedagógicaFormação inicial de professoresContributos para a formaçãoO texto apresentado é de natureza teórica e procura analisar e situar os contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal, desde que o conceito “supervisão” foi pela primeira vez apreciado na legislação nacional (PORTUGAL, 1990). Elaboramos análise documental percorrendo 30 anos da formação inicial em Portugal (1990-2020), desde o aparecimento do conceito em documentos normativos portugueses. Ao longo desta análise focar-nos-emos em aspetos que se prendem com a definição do conceito de supervisão, com a sua linha evolutiva no campo pedagógico e com abordagens de natureza teórica, procurando enquadrá-lo na legislação portuguesa, uma vez que visamos clarificar algumas das diretrizes normativas, quanto ao sentido e quanto à sua aplicação na formação inicial de professores. Além disso, procuraremos trazer algumas publicações de referência de autores/as nacionais que muito contribuíram para a reflexão em torno do conceito de supervisão e dignificaram a formação inicial de professores.The text presented is of a theoretical nature and seeks to analyze and situate the contributions of pedagogical supervision to teacher training in Portugal, since the concept “supervision” was first considered in national legislation (PORTUGAL, 1990). We carry out documental analysis covering 30 years of initial training in Portugal (1990-2020), since the concept appeared in Portuguese normative documents. Throughout this analysis we will focus on aspects related to the definition of the concept of supervision, with its evolutionary line in the pedagogical field and with theoretical approaches, seeking to fit it in Portuguese legislation, since we aim to clarify some of the normative guidelines and its meaning and application in initial teacher education. In addition, we will try to bring some reference publications by national authors who contributed to the reflection around the concept of supervision and dignified the initial teacher training in Portugal.El texto presentado es de naturaleza teórica y busca analizar y situar las contribuciones de la supervisión pedagógica a la formación docente en Portugal, ya que el concepto de "supervisión" se consideró por primera vez en la legislación nacional (PORTUGAL, 1990). Llevamos a cabo un análisis documental que abarca 30 años de formación inicial en Portugal (1990-2020), ya que el concepto apareció en documentos normativos portugueses. A lo largo de este análisis nos centraremos en aspectos relacionados con la definición del concepto de supervisión, con su línea evolutiva en el campo pedagógico y con enfoques teóricos, buscando encajar en la legislación portuguesa, ya que nuestro objetivo es aclarar algunas de las pautas normativas, en cuanto al significado y su aplicación en la formación inicial del profesorado. Además, trataremos de traer algunas publicaciones de referencia de autores nacionales que contribuyeron mucho a la reflexión sobre el concepto de supervisión y dignificaron la formación inicial del profesorado.Universidade Federal de Juiz de ForaBiblioteca Digital do IPBMesquita, ElzaSanches, AngelinaFreire-Ribeiro, Ilda2020-07-03T08:40:05Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22449porMesquita, Elza; Sanches, Angelina; Freire-Ribeiro, Ilda (2020). Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal. Instrumento: Revista de estudo e pesquisa em educação: A supervisão em contextos de formação. ISSN 1984-5499. 22:2, p. 301-3211984-54991516-6368info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:50:17Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:40.997298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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