Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vivaldo Cordeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63676
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_7335382839faae88f402c728b20e3dcf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de LeiriaMassive Open Online Course (MOOC) as a training resource in University Libraries: a case study at the Polytechnic of LeiriaBibliotecas UniversitáriasCompetência informacionalEducação a distânciaMOOCTecnologias educativasUniversity LibrariesInformation competenceDistance educationEducational technologiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)A presente dissertação apresenta um estudo de caso relacionado à produção e uso de Massive Open Online Courses (MOOC) pela Biblioteca do Politécnico de Leiria em Portugal. Apresenta-se inicialmente uma investigação sobre temas adjacentes, como a Educação a Distância (EAD) no Brasil e em Portugal, conceito e principais características da EAD, seus desafios, cenário atual e perspectivas futuras. Também são abordados temas como a aprendizagem autônoma e o movimento dos MOOC ,bem como aplicações, plataformas e iniciativas voltadas aos MOOC mais relevantes da atualidade. Reflete sobre MOOC e os novos desafios dos bibliotecários em favor das formações e alfabetização informacional. O estudo incluiu a visita à biblioteca central do politécnico, aplicação de um questionário para a equipa responsável pela preparação e oferta de uma formação sobre E-books, na plataforma UP2U, desenvolvida pelo politécnico para ofertar os seus MOOC. Foi realizada uma breve apresentação da plataforma UP2U, bem como é apresentada uma análise sucinta da avaliação de uma das formações produzidas e ofertadas pela referida biblioteca. O questionário cobre tópicos relacionados aos motivos, planeamento, eventuais dificuldades enfrentadas e benefícios obtidos ao se levar tal iniciativa a efeito. Após análise do cenário, questionário e plataforma, constatou-se que a iniciativa logrou êxito, pois houve maior visibilidade na comunidade interna e externa, diminuição de custos de recursos físicos e humanos, ampliou seus serviços para além do seu espaço físico e fomentou uma sinergia entre os funcionários para uma atuação multidisciplinar entre os setores envolvidos.This dissertation presents a case study related to the production and use of Massive Open Online Courses (MOOC) Library of a Polytechnic of Leiria. Initially, it is present an investigation on adjacent themes, such as distance education in Brazil and Portugal, concept and main features of distance education, its challenges, current scenario and future perspectives. Topics such as autonomous learning and the MOOC movement, as well as today's most relevant MOOC applications, platforms and initiatives are also addressed. Reflects on MOOC and the new challenges of librarians in favor of training and information literacy. The study included visiting the institute's central library, applying a questionnaire to the staff responsible for preparing and providing e-book training on the UP2U platform developed by the Institute to offer its MOOC. A brief presentation of the UP2U platform was made, as well as a brief analysis of the evaluation of one of the formations produced and offered by the library. The questionnaire covers topics related to the motives, planning, possible difficulties faced and benefits gained from carrying out such an initiative. After analyzing the scenario, questionnaire and platform, it was found that the initiative was successful, as there was greater visibility in the internal and external community, reduced costs of physical and human resources, expanded its services beyond its physical space and fostered synergy among employees for multidisciplinary action among the sectors involved.Oliveira, Lia RaquelUniversidade do MinhoGonçalves, Vivaldo Cordeiro20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63676por202352463info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:01.573041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria
Massive Open Online Course (MOOC) as a training resource in University Libraries: a case study at the Polytechnic of Leiria
title Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria
spellingShingle Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria
Gonçalves, Vivaldo Cordeiro
Bibliotecas Universitárias
Competência informacional
Educação a distância
MOOC
Tecnologias educativas
University Libraries
Information competence
Distance education
Educational technologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria
title_full Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria
title_fullStr Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria
title_full_unstemmed Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria
title_sort Massive Open Online Course (MOOC) como recurso de formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria
author Gonçalves, Vivaldo Cordeiro
author_facet Gonçalves, Vivaldo Cordeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vivaldo Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas Universitárias
Competência informacional
Educação a distância
MOOC
Tecnologias educativas
University Libraries
Information competence
Distance education
Educational technologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Bibliotecas Universitárias
Competência informacional
Educação a distância
MOOC
Tecnologias educativas
University Libraries
Information competence
Distance education
Educational technologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63676
url http://hdl.handle.net/1822/63676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202352463
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132420422762496