Lisboa no grande ecrã : desenho de roteiros turísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62393 |
Resumo: | Com o intuito de partilhar a herança e a riqueza do cinema português com quem estivesse disposto a conhecê-lo, realizou-se um guia turístico pela cidade de Lisboa a partir destas produções cinematográficas. Para tal, num momento inicial, desenvolveu-se uma revisão da literatura dos conceitos fulcrais, isto é, relacionados com o cinema, o turismo e a cidade. Interligando os Estudos Culturais e a sétima arte, partiu-se da premissa de que os produtos desta são um artefacto cultural, evidenciando a pertinência desta abordagem, neste campo de estudos de análise cultural. A característica de representativo inerente ao cinema desafia ideias de portugalidade e de autenticidade, tão relevantes para o produto turístico que se produziu enquanto trabalho final de mestrado. Este, inserido no turismo cinematográfico, pretende representar a cidade, partilhando todas as dimensões exibidas nos filmes escolhidos. Lisboa é, então, também desafiada através das imagens partilhadas por A Canção de Lisboa (1933), Maria Papoila (1937), O Costa do Castelo (1943), Os Verdes Anos (1963), Recordações da Casa Amarela (1989), A Caixa (1994), Oh, Lisboa, meu Lar! (2010), Os Gatos não têm Vertigens (2014) e Tristeza e Alegria na Vida das Girafas (2019). Para cada obra cinematográfica é apresentada uma proposta de itinerário, cujo propósito é o de proporcionar experiências turísticas sensoriais o mais aproximadas possível à realidade cinematográfica. Este projeto culmina, portanto, numa oferta turística inovadora e única no mercado, tendo sido testado em âmbito académico, comprovando a sua viabilidade e pertinência, no Curso de Verão Lisboa através das Artes e dos Lugares, uma parceria da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com o programa SiPN-Study in Portugal Network da FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento). |
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Lisboa no grande ecrã : desenho de roteiros turísticosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesCom o intuito de partilhar a herança e a riqueza do cinema português com quem estivesse disposto a conhecê-lo, realizou-se um guia turístico pela cidade de Lisboa a partir destas produções cinematográficas. Para tal, num momento inicial, desenvolveu-se uma revisão da literatura dos conceitos fulcrais, isto é, relacionados com o cinema, o turismo e a cidade. Interligando os Estudos Culturais e a sétima arte, partiu-se da premissa de que os produtos desta são um artefacto cultural, evidenciando a pertinência desta abordagem, neste campo de estudos de análise cultural. A característica de representativo inerente ao cinema desafia ideias de portugalidade e de autenticidade, tão relevantes para o produto turístico que se produziu enquanto trabalho final de mestrado. Este, inserido no turismo cinematográfico, pretende representar a cidade, partilhando todas as dimensões exibidas nos filmes escolhidos. Lisboa é, então, também desafiada através das imagens partilhadas por A Canção de Lisboa (1933), Maria Papoila (1937), O Costa do Castelo (1943), Os Verdes Anos (1963), Recordações da Casa Amarela (1989), A Caixa (1994), Oh, Lisboa, meu Lar! (2010), Os Gatos não têm Vertigens (2014) e Tristeza e Alegria na Vida das Girafas (2019). Para cada obra cinematográfica é apresentada uma proposta de itinerário, cujo propósito é o de proporcionar experiências turísticas sensoriais o mais aproximadas possível à realidade cinematográfica. Este projeto culmina, portanto, numa oferta turística inovadora e única no mercado, tendo sido testado em âmbito académico, comprovando a sua viabilidade e pertinência, no Curso de Verão Lisboa através das Artes e dos Lugares, uma parceria da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com o programa SiPN-Study in Portugal Network da FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento).In order to share the heritage and richness of Portuguese cinema with those willing to get to know it, a tourist guide through the city of Lisbon was created based on these film productions. For this purpose, initially, we developed a literature review of the core concepts, meaning those related to cinema, tourism and the city. Interconnecting Cultural Studies and the seventh art, the premise was that these products are a cultural artifact, highlighting the relevance of this approach in this field of cultural analysis studies. The representative characteristic inherent to cinema challenges ideas of portugality and authenticity, so relevant to the tourism product that was produced as the final master's project. The latter, inserted in film tourism, intends to represent the city, sharing all the dimensions shown in the chosen films. Lisbon is then also challenged through the images shared by Lisbon Song (1933), Maria Papoila (1937), O Costa do Castelo (1943), The Green Years (1963), Recollections of the Yellow House (1989), The Box (1994), Oh, Lisbon, my Home! (2010), Cats Don’t Have Vertigo (2014) and Sadness and Joy in the Life of Giraffes (2019). For each film production, a proposed itinerary is presented, whose purpose is to provide sensory tourist experiences as close as possible to the cinematic reality. This project culminates, therefore, in an innovative and unique tourist offer in the market, having been tested in the academic sphere, proving its viability and relevance, in the Summer Course Lisbon through Arts and Sites, a partnership of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Lisbon with the SiPN-Study in Portugal Network program of FLAD (Luso-American Development Foundation).Mendes, Ana CristinaPires, Maria JoséRepositório da Universidade de LisboaBaptista, Beatriz de Oliveira2024-02-01T14:18:14Z2023-11-172023-09-142023-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62393TID:203461622pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:23:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:30.867150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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