Lisboa : cidade turística no cinema : abordagem de narrativas fílmicas com imagética de relevo da cidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Nadine Patrícia Correia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29991
Resumo: O processo de formação da imagem do destino turístico pode ser influenciado pelo meio cinematográfico, visto a representação de um território no grande ecrã possibilitar a divulgação das suas paisagens e dos seus atributos, salientando aspetos cativantes para os turistas. Assim, esta dissertação reflete sobre a relação entre turismo e cinema, tendo por objetivo analisar as potencialidades turísticas de representações da cidade de Lisboa nos filmes Dans la Ville Blanche (1983) de Alain Tanner e Lisbon Story (1994) de Wim Wenders. Para tal, efetuou-se o levantamento da literatura disponível acerca da imagem do destino turístico, com incidência na influência das fontes de informação não comerciais. Posteriormente, adotou-se uma análise de conteúdo, tomando as referidas produções cinematográficas como fontes primárias de pesquisa e, sempre que possível, o seu cotejamento com dados da atividade turística na capital portuguesa. A consulta à base de dados Internet Movie Database (IMDb) permite demonstrar a ampla distribuição das obras no estrangeiro e a sua presença no circuito dos festivais de cinema. O enquadramento de Lisboa nestes filmes e a sua difusão internacional revela que as produções fílmicas podem constituir meios poderosos e eficazes de promoção da cidade. Relativamente aos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os mercados turísticos lisboetas correspondem, na sua maioria, aos países onde os filmes estrearam e o fluxo turístico nos anos da sua divulgação tende a registar um acréscimo no número de hóspedes. Todavia, os dados apurados são inconcludentes, pois é difícil determinar com precisão a influência das obras na atividade turística da cidade. A análise dos filmes revela representações distintas da urbe, mas ambas as produções conseguem despertar o interesse de diversos perfis de turistas, pelo que elas, quer como descobertas pessoais, quer pelo seu sentido de aventura, permitem aos espetadores explorar a sua própria Lisboa, dando pistas sobre o destino, sem nunca condicionar a experiência de cada potencial visitante.
id RCAP_696a2bdfb733428c66c948f8dcc3dbea
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lisboa : cidade turística no cinema : abordagem de narrativas fílmicas com imagética de relevo da cidade de LisboaTurismo e cinemaLisboa (Portugal) - No cinemaTurismo - MarketingTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO processo de formação da imagem do destino turístico pode ser influenciado pelo meio cinematográfico, visto a representação de um território no grande ecrã possibilitar a divulgação das suas paisagens e dos seus atributos, salientando aspetos cativantes para os turistas. Assim, esta dissertação reflete sobre a relação entre turismo e cinema, tendo por objetivo analisar as potencialidades turísticas de representações da cidade de Lisboa nos filmes Dans la Ville Blanche (1983) de Alain Tanner e Lisbon Story (1994) de Wim Wenders. Para tal, efetuou-se o levantamento da literatura disponível acerca da imagem do destino turístico, com incidência na influência das fontes de informação não comerciais. Posteriormente, adotou-se uma análise de conteúdo, tomando as referidas produções cinematográficas como fontes primárias de pesquisa e, sempre que possível, o seu cotejamento com dados da atividade turística na capital portuguesa. A consulta à base de dados Internet Movie Database (IMDb) permite demonstrar a ampla distribuição das obras no estrangeiro e a sua presença no circuito dos festivais de cinema. O enquadramento de Lisboa nestes filmes e a sua difusão internacional revela que as produções fílmicas podem constituir meios poderosos e eficazes de promoção da cidade. Relativamente aos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os mercados turísticos lisboetas correspondem, na sua maioria, aos países onde os filmes estrearam e o fluxo turístico nos anos da sua divulgação tende a registar um acréscimo no número de hóspedes. Todavia, os dados apurados são inconcludentes, pois é difícil determinar com precisão a influência das obras na atividade turística da cidade. A análise dos filmes revela representações distintas da urbe, mas ambas as produções conseguem despertar o interesse de diversos perfis de turistas, pelo que elas, quer como descobertas pessoais, quer pelo seu sentido de aventura, permitem aos espetadores explorar a sua própria Lisboa, dando pistas sobre o destino, sem nunca condicionar a experiência de cada potencial visitante.The building of an image of a tourist destination may be influenced by the cinematographic medium, since the representation of a territory on the big screen allows the distribution of its landscapes and attributes. In so doing, it emphasizes captivating aspects for tourists. Thus, the present dissertation is a reflection on the relationship between the fields of tourism and cinema, aiming at analysing the tourist potential of the representation of the city of Lisbon in the films Dans la Ville Blanche (1983) by Alain Tanner and Lisbon Story (1994) by Wim Wenders. In order to do this, the state of the art literature on the tourist destination’s image was researched, focusing especially on the influence of non-commercial sources. Subsequently, these films were approached as primary sources of research and, whenever possible, their comparison with data about the tourist activity in the Portuguese capital. The query to the database Internet Movie Database (IMDb) allows us to verify the wide distribution of these films abroad, as well as their presence in the circuit of film festivals. The cinematographic framing of Lisbon in these films, in tandem with their international diffusion, proves that film productions can act as powerful and effective means of promoting the city. The data provided by Instituto Nacional de Estatística (INE), the tourist markets in Lisbon corresponds mostly to the countries where the films had their debut, and the capital’s tourist flow in the films’ premiere years tends to register an increase in the number of guests. However, the compiled data are not conclusive, due to the difficulty in determining with precision the influence of the films on the tourist activity of the city. The analysis of the cinematographic works points to different representations of the city, though both productions were able to capture the interest of several tourists’ profiles. The films, as personal discoveries, or because of their sense of adventure, pave the way for the spectators to explore and to discover their own Lisbon, giving clues about the destination without ever conditioning the experience of each potential visitor.Serras, Adelaide MeiraRepositório da Universidade de LisboaFrancisco, Nadine Patrícia Correia2017-12-14T18:01:38Z2017-09-1220172017-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29991TID:201741318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:52.063626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lisboa : cidade turística no cinema : abordagem de narrativas fílmicas com imagética de relevo da cidade de Lisboa
title Lisboa : cidade turística no cinema : abordagem de narrativas fílmicas com imagética de relevo da cidade de Lisboa
spellingShingle Lisboa : cidade turística no cinema : abordagem de narrativas fílmicas com imagética de relevo da cidade de Lisboa
Francisco, Nadine Patrícia Correia
Turismo e cinema
Lisboa (Portugal) - No cinema
Turismo - Marketing
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Lisboa : cidade turística no cinema : abordagem de narrativas fílmicas com imagética de relevo da cidade de Lisboa
title_full Lisboa : cidade turística no cinema : abordagem de narrativas fílmicas com imagética de relevo da cidade de Lisboa
title_fullStr Lisboa : cidade turística no cinema : abordagem de narrativas fílmicas com imagética de relevo da cidade de Lisboa
title_full_unstemmed Lisboa : cidade turística no cinema : abordagem de narrativas fílmicas com imagética de relevo da cidade de Lisboa
title_sort Lisboa : cidade turística no cinema : abordagem de narrativas fílmicas com imagética de relevo da cidade de Lisboa
author Francisco, Nadine Patrícia Correia
author_facet Francisco, Nadine Patrícia Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serras, Adelaide Meira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Nadine Patrícia Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo e cinema
Lisboa (Portugal) - No cinema
Turismo - Marketing
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Turismo e cinema
Lisboa (Portugal) - No cinema
Turismo - Marketing
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O processo de formação da imagem do destino turístico pode ser influenciado pelo meio cinematográfico, visto a representação de um território no grande ecrã possibilitar a divulgação das suas paisagens e dos seus atributos, salientando aspetos cativantes para os turistas. Assim, esta dissertação reflete sobre a relação entre turismo e cinema, tendo por objetivo analisar as potencialidades turísticas de representações da cidade de Lisboa nos filmes Dans la Ville Blanche (1983) de Alain Tanner e Lisbon Story (1994) de Wim Wenders. Para tal, efetuou-se o levantamento da literatura disponível acerca da imagem do destino turístico, com incidência na influência das fontes de informação não comerciais. Posteriormente, adotou-se uma análise de conteúdo, tomando as referidas produções cinematográficas como fontes primárias de pesquisa e, sempre que possível, o seu cotejamento com dados da atividade turística na capital portuguesa. A consulta à base de dados Internet Movie Database (IMDb) permite demonstrar a ampla distribuição das obras no estrangeiro e a sua presença no circuito dos festivais de cinema. O enquadramento de Lisboa nestes filmes e a sua difusão internacional revela que as produções fílmicas podem constituir meios poderosos e eficazes de promoção da cidade. Relativamente aos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os mercados turísticos lisboetas correspondem, na sua maioria, aos países onde os filmes estrearam e o fluxo turístico nos anos da sua divulgação tende a registar um acréscimo no número de hóspedes. Todavia, os dados apurados são inconcludentes, pois é difícil determinar com precisão a influência das obras na atividade turística da cidade. A análise dos filmes revela representações distintas da urbe, mas ambas as produções conseguem despertar o interesse de diversos perfis de turistas, pelo que elas, quer como descobertas pessoais, quer pelo seu sentido de aventura, permitem aos espetadores explorar a sua própria Lisboa, dando pistas sobre o destino, sem nunca condicionar a experiência de cada potencial visitante.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14T18:01:38Z
2017-09-12
2017
2017-09-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29991
TID:201741318
url http://hdl.handle.net/10451/29991
identifier_str_mv TID:201741318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134381893222400