Avaliação da eficácia de programas mindfulness: alexitimia, personalidade, crescimento pós traumático e mindfulness disposicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Raquel da Cunha Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33399
Resumo: Atualmente, as Terapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração têm sido alvo de numerosos estudos e têm vindo a demonstrar a sua importância e eficácia quanto à sua aplicação em várias populações e em diversos contextos. Em concreto, têm sido as abordagens baseadas em mindfulness as que têm vindo a ver reconhecida maior utilidade. O mindfulness tem sido, igualmente, associado de forma positiva a indicadores de saúde física e psicológica. Neste sentido, este estudo exploratório, teve como objetivo avaliar a eficácia de duas das principais intervenções baseadas em mindfulness (programas MBCT e MBSR) aplicadas junto de adultos, para avaliar o seu impacto em variáveis como mudanças psicológicas positivas após um evento traumático (ou crescimento pós-traumático), alexitimia, mindfulness disposicional e personalidade tipo D. Assim, os participantes responderam a uma bateria de escalas num primeiro momento, ou seja, antes do programa (N=126), num segundo momento, no final do programa (N=54) e, num terceiro momento, após 4 meses após o final do programa (N=13), cumprindo assim um protocolo de estudo de 6 meses. Os resultados mostraram um aumento significativo nos níveis de mudanças psicológicas positivas após um evento traumático, alexitimia, mindfulness disposicional e personalidade tipo D, após a participação nestes programas, e permitem evidenciar os resultados ao final de 4 meses do término dos mesmos. Apesar de algumas limitações inerentes a este tipo de estudo e outras, que futuros estudos deverão colmatar, esta investigação reforça a mais valia da realização de programas de mindfulness, em simultâneo com a terapia individual ou isoladamente.
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