Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24579 |
Resumo: | O presente trabalho surgiu no contexto do planeamento e controlo de produção (PCP), no departamento de logística, para solucionar um conjunto de problemas resultantes da introdução de uma nova linha de produtos e, inerentemente, de um novo processo produtivo. Devido à alteração do paradigma habitual revelaram-se diversas dificuldades que prejudicaram o serviço ao cliente. A metodologia DMAIC foi aplicada ao processo de satisfação de encomendas com o objetivo de identificar as dificuldades, melhorar o processo e melhorar a fiabilidade de datas de entrega de encomendas. Após a conclusão do projeto, verificou-se uma melhoria da capacidade do processo, bem como uma notória redução da percentagem de encomendas com atraso, alcançados através de novas práticas implementadas na empresa e da adaptação do PCP a uma abordagem pela teoria das restrições em conjunto com nivelamento de produção. |
id |
RCAP_734c748fae54261eb9e1e91601bb61d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/24579 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmicaMetodologia DMAICPlaneamento e controlo de produçãoTeoria das restriçõesNivelamento de produçãoGestão de informaçãoO presente trabalho surgiu no contexto do planeamento e controlo de produção (PCP), no departamento de logística, para solucionar um conjunto de problemas resultantes da introdução de uma nova linha de produtos e, inerentemente, de um novo processo produtivo. Devido à alteração do paradigma habitual revelaram-se diversas dificuldades que prejudicaram o serviço ao cliente. A metodologia DMAIC foi aplicada ao processo de satisfação de encomendas com o objetivo de identificar as dificuldades, melhorar o processo e melhorar a fiabilidade de datas de entrega de encomendas. Após a conclusão do projeto, verificou-se uma melhoria da capacidade do processo, bem como uma notória redução da percentagem de encomendas com atraso, alcançados através de novas práticas implementadas na empresa e da adaptação do PCP a uma abordagem pela teoria das restrições em conjunto com nivelamento de produção.The present work ascended in the context of the production planning and control (PPC) process in the logistics department, to solve the problems resulting from the introduction of a new range of products and, inherently, a new production process. Due to the change of the usual paradigm there were several difficulties that hindered customer service. The DMAIC methodology was applied to the orders fulfillment process in order to identify the issues and improve the process and the reliability of delivery dates. At the end of the project, there was an improvement in the process capacity, as well as a noticeable reduction of the percentage of delayed orders, achieved through new practices implemented in the company and the introduction of the theory of constraints and of the production leveling based approaches.2020-07-17T00:00:00Z2018-07-17T00:00:00Z2018-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24579TID:202235718porMaia, Mariana Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:02Zoai:ria.ua.pt:10773/24579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:07.960919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica |
title |
Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica |
spellingShingle |
Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica Maia, Mariana Almeida Metodologia DMAIC Planeamento e controlo de produção Teoria das restrições Nivelamento de produção Gestão de informação |
title_short |
Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica |
title_full |
Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica |
title_fullStr |
Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica |
title_full_unstemmed |
Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica |
title_sort |
Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica |
author |
Maia, Mariana Almeida |
author_facet |
Maia, Mariana Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Mariana Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia DMAIC Planeamento e controlo de produção Teoria das restrições Nivelamento de produção Gestão de informação |
topic |
Metodologia DMAIC Planeamento e controlo de produção Teoria das restrições Nivelamento de produção Gestão de informação |
description |
O presente trabalho surgiu no contexto do planeamento e controlo de produção (PCP), no departamento de logística, para solucionar um conjunto de problemas resultantes da introdução de uma nova linha de produtos e, inerentemente, de um novo processo produtivo. Devido à alteração do paradigma habitual revelaram-se diversas dificuldades que prejudicaram o serviço ao cliente. A metodologia DMAIC foi aplicada ao processo de satisfação de encomendas com o objetivo de identificar as dificuldades, melhorar o processo e melhorar a fiabilidade de datas de entrega de encomendas. Após a conclusão do projeto, verificou-se uma melhoria da capacidade do processo, bem como uma notória redução da percentagem de encomendas com atraso, alcançados através de novas práticas implementadas na empresa e da adaptação do PCP a uma abordagem pela teoria das restrições em conjunto com nivelamento de produção. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-17T00:00:00Z 2018-07-17 2020-07-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/24579 TID:202235718 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/24579 |
identifier_str_mv |
TID:202235718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137635513401344 |