Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Mariana Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24579
Resumo: O presente trabalho surgiu no contexto do planeamento e controlo de produção (PCP), no departamento de logística, para solucionar um conjunto de problemas resultantes da introdução de uma nova linha de produtos e, inerentemente, de um novo processo produtivo. Devido à alteração do paradigma habitual revelaram-se diversas dificuldades que prejudicaram o serviço ao cliente. A metodologia DMAIC foi aplicada ao processo de satisfação de encomendas com o objetivo de identificar as dificuldades, melhorar o processo e melhorar a fiabilidade de datas de entrega de encomendas. Após a conclusão do projeto, verificou-se uma melhoria da capacidade do processo, bem como uma notória redução da percentagem de encomendas com atraso, alcançados através de novas práticas implementadas na empresa e da adaptação do PCP a uma abordagem pela teoria das restrições em conjunto com nivelamento de produção.
id RCAP_734c748fae54261eb9e1e91601bb61d5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmicaMetodologia DMAICPlaneamento e controlo de produçãoTeoria das restriçõesNivelamento de produçãoGestão de informaçãoO presente trabalho surgiu no contexto do planeamento e controlo de produção (PCP), no departamento de logística, para solucionar um conjunto de problemas resultantes da introdução de uma nova linha de produtos e, inerentemente, de um novo processo produtivo. Devido à alteração do paradigma habitual revelaram-se diversas dificuldades que prejudicaram o serviço ao cliente. A metodologia DMAIC foi aplicada ao processo de satisfação de encomendas com o objetivo de identificar as dificuldades, melhorar o processo e melhorar a fiabilidade de datas de entrega de encomendas. Após a conclusão do projeto, verificou-se uma melhoria da capacidade do processo, bem como uma notória redução da percentagem de encomendas com atraso, alcançados através de novas práticas implementadas na empresa e da adaptação do PCP a uma abordagem pela teoria das restrições em conjunto com nivelamento de produção.The present work ascended in the context of the production planning and control (PPC) process in the logistics department, to solve the problems resulting from the introduction of a new range of products and, inherently, a new production process. Due to the change of the usual paradigm there were several difficulties that hindered customer service. The DMAIC methodology was applied to the orders fulfillment process in order to identify the issues and improve the process and the reliability of delivery dates. At the end of the project, there was an improvement in the process capacity, as well as a noticeable reduction of the percentage of delayed orders, achieved through new practices implemented in the company and the introduction of the theory of constraints and of the production leveling based approaches.2020-07-17T00:00:00Z2018-07-17T00:00:00Z2018-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24579TID:202235718porMaia, Mariana Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:02Zoai:ria.ua.pt:10773/24579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:07.960919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica
title Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica
spellingShingle Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica
Maia, Mariana Almeida
Metodologia DMAIC
Planeamento e controlo de produção
Teoria das restrições
Nivelamento de produção
Gestão de informação
title_short Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica
title_full Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica
title_fullStr Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica
title_full_unstemmed Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica
title_sort Aplicação da metodologia DMAIC a um processo de satisfação de encomendas na indústria cerâmica
author Maia, Mariana Almeida
author_facet Maia, Mariana Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Mariana Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia DMAIC
Planeamento e controlo de produção
Teoria das restrições
Nivelamento de produção
Gestão de informação
topic Metodologia DMAIC
Planeamento e controlo de produção
Teoria das restrições
Nivelamento de produção
Gestão de informação
description O presente trabalho surgiu no contexto do planeamento e controlo de produção (PCP), no departamento de logística, para solucionar um conjunto de problemas resultantes da introdução de uma nova linha de produtos e, inerentemente, de um novo processo produtivo. Devido à alteração do paradigma habitual revelaram-se diversas dificuldades que prejudicaram o serviço ao cliente. A metodologia DMAIC foi aplicada ao processo de satisfação de encomendas com o objetivo de identificar as dificuldades, melhorar o processo e melhorar a fiabilidade de datas de entrega de encomendas. Após a conclusão do projeto, verificou-se uma melhoria da capacidade do processo, bem como uma notória redução da percentagem de encomendas com atraso, alcançados através de novas práticas implementadas na empresa e da adaptação do PCP a uma abordagem pela teoria das restrições em conjunto com nivelamento de produção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17T00:00:00Z
2018-07-17
2020-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24579
TID:202235718
url http://hdl.handle.net/10773/24579
identifier_str_mv TID:202235718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137635513401344