Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manique Da Silva, Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28110
Resumo: Nas primeiras décadas do século xix o método ou modelo de ensino mútuo gera ampla discussão pedagógica em vários países (a sua difusão transcontinental não tem mesmo precedentes). Não obstante ter passado rapidamente pela paisagem pedagógica, exerce uma influência decisiva na definição de uma organização pedagógica específica para a escola primária pública, levando à superação (irreversível) do ensino individual e à legitimação do ensino simultâneo. Num primeiro momento, à luz de investigação já produzida, procuro contextualizar de que forma se deu em Portugal a receção do método, relevando a pluralização de interpretações dessa tecnologia educativa no curso da sua difusão mundial. Num segundo momento, recorrendo a materiais impressos —no caso, dois diretórios do método redigidos em Portugal (1835 e 1844)— e aos dados neles plasmados a respeito da materialidade das escolas (em causa, entres as datas assinaladas, não apenas as mudanças que se observam mas também as continuidades), argumento uma ideia central: a de que as práticas pedagógico-didáticas, se preferirmos, a interação professor / alunos em situação de ensino e de aprendizagem, têm uma influência decisiva na evolução e configuração dos espaços escolares.
id RCAP_7351123be95dc2f88bd1e173189dcc9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844)Prácticas pedagógico-didácticas y su influencia en la configuración del espacio escolar. La materialidad de las escuelas de enseñanza mutua en Portugal a la luz de los manuales del método (1835-1844)Ensino mútuoMaterialidade da escolaCirculação do conhecimento pedagógicoMateriais impressosNas primeiras décadas do século xix o método ou modelo de ensino mútuo gera ampla discussão pedagógica em vários países (a sua difusão transcontinental não tem mesmo precedentes). Não obstante ter passado rapidamente pela paisagem pedagógica, exerce uma influência decisiva na definição de uma organização pedagógica específica para a escola primária pública, levando à superação (irreversível) do ensino individual e à legitimação do ensino simultâneo. Num primeiro momento, à luz de investigação já produzida, procuro contextualizar de que forma se deu em Portugal a receção do método, relevando a pluralização de interpretações dessa tecnologia educativa no curso da sua difusão mundial. Num segundo momento, recorrendo a materiais impressos —no caso, dois diretórios do método redigidos em Portugal (1835 e 1844)— e aos dados neles plasmados a respeito da materialidade das escolas (em causa, entres as datas assinaladas, não apenas as mudanças que se observam mas também as continuidades), argumento uma ideia central: a de que as práticas pedagógico-didáticas, se preferirmos, a interação professor / alunos em situação de ensino e de aprendizagem, têm uma influência decisiva na evolução e configuração dos espaços escolares.Sociedad Española de Historia de la EducaciónRepositório da Universidade de LisboaManique Da Silva, Carlos2017-06-20T15:56:15Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28110porSilva, C. M. (2017). Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844). Historia y Memoria de la Educación, 6, 459-485.2444-004310.5944/hme.6.2017.17174info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:18.253990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844)
Prácticas pedagógico-didácticas y su influencia en la configuración del espacio escolar. La materialidad de las escuelas de enseñanza mutua en Portugal a la luz de los manuales del método (1835-1844)
title Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844)
spellingShingle Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844)
Manique Da Silva, Carlos
Ensino mútuo
Materialidade da escola
Circulação do conhecimento pedagógico
Materiais impressos
title_short Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844)
title_full Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844)
title_fullStr Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844)
title_full_unstemmed Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844)
title_sort Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844)
author Manique Da Silva, Carlos
author_facet Manique Da Silva, Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Manique Da Silva, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino mútuo
Materialidade da escola
Circulação do conhecimento pedagógico
Materiais impressos
topic Ensino mútuo
Materialidade da escola
Circulação do conhecimento pedagógico
Materiais impressos
description Nas primeiras décadas do século xix o método ou modelo de ensino mútuo gera ampla discussão pedagógica em vários países (a sua difusão transcontinental não tem mesmo precedentes). Não obstante ter passado rapidamente pela paisagem pedagógica, exerce uma influência decisiva na definição de uma organização pedagógica específica para a escola primária pública, levando à superação (irreversível) do ensino individual e à legitimação do ensino simultâneo. Num primeiro momento, à luz de investigação já produzida, procuro contextualizar de que forma se deu em Portugal a receção do método, relevando a pluralização de interpretações dessa tecnologia educativa no curso da sua difusão mundial. Num segundo momento, recorrendo a materiais impressos —no caso, dois diretórios do método redigidos em Portugal (1835 e 1844)— e aos dados neles plasmados a respeito da materialidade das escolas (em causa, entres as datas assinaladas, não apenas as mudanças que se observam mas também as continuidades), argumento uma ideia central: a de que as práticas pedagógico-didáticas, se preferirmos, a interação professor / alunos em situação de ensino e de aprendizagem, têm uma influência decisiva na evolução e configuração dos espaços escolares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-20T15:56:15Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28110
url http://hdl.handle.net/10451/28110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, C. M. (2017). Práticas pedagógico-didáticas e a sua influência na configuração do espaço escolar. A materialidade das escolas de ensino mútuo em Portugal à luz dos diretórios do método (1835-1844). Historia y Memoria de la Educación, 6, 459-485.
2444-0043
10.5944/hme.6.2017.17174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedad Española de Historia de la Educación
publisher.none.fl_str_mv Sociedad Española de Historia de la Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134364205842432