A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40844 |
Resumo: | Este trabalho apresenta as contribuições e as limitações do uso do material didático impresso no processo de aprendizagem em educação a distância, bem como discorre sobre a potencialidade desse tipo de material na formação do aluno autônomo. Através de uma pesquisa bibliográfica, investigamos a relação entre a elaboração do material didático impresso e a promoção da autonomia do aluno. Concluímos que o material didático deve despertar a automotivação e ter como base o paradigma da autoformação e autonomia. Propomos a criação de materiais didáticos que impeçam um ensino mnemônico para garantir o desenvolvimento de competências necessárias para o estabelecimento de uma atitude autônoma do aluno na interação com o conhecimento. |
id |
UFRGS-7_a7f79c58456d9a1fa99d64ceaf4be82c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/40844 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a DistânciaAprendizagem. Autonomia. Material didático impresso.Material didático impresso na Educação a DistânciaEste trabalho apresenta as contribuições e as limitações do uso do material didático impresso no processo de aprendizagem em educação a distância, bem como discorre sobre a potencialidade desse tipo de material na formação do aluno autônomo. Através de uma pesquisa bibliográfica, investigamos a relação entre a elaboração do material didático impresso e a promoção da autonomia do aluno. Concluímos que o material didático deve despertar a automotivação e ter como base o paradigma da autoformação e autonomia. Propomos a criação de materiais didáticos que impeçam um ensino mnemônico para garantir o desenvolvimento de competências necessárias para o estabelecimento de uma atitude autônoma do aluno na interação com o conhecimento.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4084410.22456/1982-1654.40844Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40844/32521Mafra da Silva, Andréa Villelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/40844Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:48Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância |
title |
A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância |
spellingShingle |
A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância Mafra da Silva, Andréa Villela Aprendizagem. Autonomia. Material didático impresso. Material didático impresso na Educação a Distância |
title_short |
A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância |
title_full |
A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância |
title_fullStr |
A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância |
title_sort |
A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância |
author |
Mafra da Silva, Andréa Villela |
author_facet |
Mafra da Silva, Andréa Villela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra da Silva, Andréa Villela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Autonomia. Material didático impresso. Material didático impresso na Educação a Distância |
topic |
Aprendizagem. Autonomia. Material didático impresso. Material didático impresso na Educação a Distância |
description |
Este trabalho apresenta as contribuições e as limitações do uso do material didático impresso no processo de aprendizagem em educação a distância, bem como discorre sobre a potencialidade desse tipo de material na formação do aluno autônomo. Através de uma pesquisa bibliográfica, investigamos a relação entre a elaboração do material didático impresso e a promoção da autonomia do aluno. Concluímos que o material didático deve despertar a automotivação e ter como base o paradigma da autoformação e autonomia. Propomos a criação de materiais didáticos que impeçam um ensino mnemônico para garantir o desenvolvimento de competências necessárias para o estabelecimento de uma atitude autônoma do aluno na interação com o conhecimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40844 10.22456/1982-1654.40844 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40844 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.40844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40844/32521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183071711232 |