Relatório final de estágio na equipa de iniciados B do Sporting Clube de Portugal na época desportiva 2015/2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caeiro, Ricardo Miguel Narciso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7951
Resumo: O presente trabalho visa a elaboração de um Relatório final de Estágio, realizado em função da conclusão final do curso e respetiva obtenção do grau de Mestre em Treino Desportivo, ministrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Este relatório foi efetuado na equipa de Iniciados B no Sporting Clube de Portugal ao longo de toda a época desportiva 2015/2016, que disputou o Campeonato Distrital na divisão de Honra, na Associação de Futebol de Lisboa. Este relatório tem como principal objetivo apresentar, analisar e refletir sobre todos os procedimentos que foram aplicados para atingir o sucesso da equipa, métodos esses que dizem respeito essencialmente ao modelo de jogo adotado pela equipa e pelos métodos de treino utilizados, que são suportados por todas as questões adjacentes como: o microciclo, sessões de treino, controlo de treino, controlo da competição, observação do adversário e toda a planificação tática de uma semana de trabalho. Sendo assim, é importante afirmar que todos os aspetos que estão em torno dos jogadores e da equipa são fundamentais e nenhum deve ser descurado em prol de outro. Contudo, todo o processo dos jogadores e da equipa, resume-se em parte à qualidade do processo de treino e para tal os exercícios que são escolhidos são imprescindíveis para o êxito dos jogadores e da equipa. Como tal, realizando uma análise rápida e geral, é observável que os métodos de treino mais utilizados sejam os Métodos Específicos de Preparação (57,99%), seguidos dos Métodos de Preparação Geral (26,44%), posteriormente os Métodos Específicos de Preparação Geral (9,03%) e por fim a Visualização de Vídeos (6,56%). Proveniente destes Métodos de Treino, as suas sub-categorias de exercícios mais utilizados foram os exercícios gerais (26,44%), de seguida os exercícios competitivos (16,32%) e posteriormente os exercícios de setores (15,68%). Em contraste a estes, os exercícios com menos utilização foram os exercícios descontextualizados (1,52%), os exercícios padronizados (0,13%) e os exercícios de circuito (0%).
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spelling Relatório final de estágio na equipa de iniciados B do Sporting Clube de Portugal na época desportiva 2015/2016MESTRADO EM TREINO DESPORTIVOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTOFUTEBOLTREINO DESPORTIVOMETODOLOGIAS DO TREINO DESPORTIVOESTUDOS DE CASOPHYSICAL EDUCATIONSPORTFOOTBALLSPORTS COACHINGSPORTS COACHING METHODOLOGIESCASE STUDIESO presente trabalho visa a elaboração de um Relatório final de Estágio, realizado em função da conclusão final do curso e respetiva obtenção do grau de Mestre em Treino Desportivo, ministrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Este relatório foi efetuado na equipa de Iniciados B no Sporting Clube de Portugal ao longo de toda a época desportiva 2015/2016, que disputou o Campeonato Distrital na divisão de Honra, na Associação de Futebol de Lisboa. Este relatório tem como principal objetivo apresentar, analisar e refletir sobre todos os procedimentos que foram aplicados para atingir o sucesso da equipa, métodos esses que dizem respeito essencialmente ao modelo de jogo adotado pela equipa e pelos métodos de treino utilizados, que são suportados por todas as questões adjacentes como: o microciclo, sessões de treino, controlo de treino, controlo da competição, observação do adversário e toda a planificação tática de uma semana de trabalho. Sendo assim, é importante afirmar que todos os aspetos que estão em torno dos jogadores e da equipa são fundamentais e nenhum deve ser descurado em prol de outro. Contudo, todo o processo dos jogadores e da equipa, resume-se em parte à qualidade do processo de treino e para tal os exercícios que são escolhidos são imprescindíveis para o êxito dos jogadores e da equipa. Como tal, realizando uma análise rápida e geral, é observável que os métodos de treino mais utilizados sejam os Métodos Específicos de Preparação (57,99%), seguidos dos Métodos de Preparação Geral (26,44%), posteriormente os Métodos Específicos de Preparação Geral (9,03%) e por fim a Visualização de Vídeos (6,56%). Proveniente destes Métodos de Treino, as suas sub-categorias de exercícios mais utilizados foram os exercícios gerais (26,44%), de seguida os exercícios competitivos (16,32%) e posteriormente os exercícios de setores (15,68%). Em contraste a estes, os exercícios com menos utilização foram os exercícios descontextualizados (1,52%), os exercícios padronizados (0,13%) e os exercícios de circuito (0%).This report is part of the curriculum of the Sports Training Master, taught by Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. In this context, a curricular training stage was held in Iniciados B Team at Sporting Clube de Portugal, during the 2015/2016 sports season, which took place in the Districtal League in the Division of Honor. The purpose of this report is to present, analyze and reflect all the procedures that have been applied. Processes that essentially concern the team's game model and training methods used. These are supported by adjacent issues such as: microcycles, training sessions, training control, control of the competition, observation of the opponent and all weekly tactical planning. It is important to understand that all aspects around players and team are fundamental and none should be bleached in favor of others. However, the whole process is in part limited to the quality of the training and for that the exercises that are chosen are essential for the success of the players and the team. During the stage it was observed that the most used Training Method was the Specific Method of Preparation (57.99%). Consecutively, the less used was the Video Visualization (6.56%). The most used subcategories of exercises were the general exercises (26.44%), then the competitive exercises (16.32%) and then the exercises of sectors (15.68%). In contrast to these, the exercises with less use were decontextualized exercises (1.52%), standardized exercises (0.13%) and circuit exercises (0%).2017-06-01T12:23:30Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7951TID:201700786pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaeiro, Ricardo Miguel Narcisoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:40.963770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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