Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29522 |
Resumo: | A inovação pedagógica no contexto educacional em Moçambique insere-se no âmbito da crescente utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, esta pesquisa tem como objectivo discutir o uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique, explorando a inovação pedagógica como um caminho para melhorar a qualidade da educação no país. O estudo destaca a relevância e as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem para superar os desafios enfrentados pelo sistema educacional moçambicano, tais como a falta de recursos, a escassez de professores capacitados e a baixa qualidade de ensino. Esta reflexão suscitou-nos a seguinte questão de investigação: Qual é o impacto do uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem no nível superior em Moçambique? Com suporte numa revisão sistemática da literatura, procuramos pesquisar, identificar, seleccionar e analisar, de forma crítica, artigos científicos e outros materiais relacionados ao tema. Esperamos que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do papel das tecnologias digitais. Entendemos também que a pesquisa pode constituir uma base para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficientes e inclusivas em Moçambique. |
id |
RCAP_735f61199075838b0e84ea233c2791b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29522 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em MoçambiqueAprendizagemEnsinoInovação pedagógicaMoçambiqueTecnologias digitaisA inovação pedagógica no contexto educacional em Moçambique insere-se no âmbito da crescente utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, esta pesquisa tem como objectivo discutir o uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique, explorando a inovação pedagógica como um caminho para melhorar a qualidade da educação no país. O estudo destaca a relevância e as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem para superar os desafios enfrentados pelo sistema educacional moçambicano, tais como a falta de recursos, a escassez de professores capacitados e a baixa qualidade de ensino. Esta reflexão suscitou-nos a seguinte questão de investigação: Qual é o impacto do uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem no nível superior em Moçambique? Com suporte numa revisão sistemática da literatura, procuramos pesquisar, identificar, seleccionar e analisar, de forma crítica, artigos científicos e outros materiais relacionados ao tema. Esperamos que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do papel das tecnologias digitais. Entendemos também que a pesquisa pode constituir uma base para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficientes e inclusivas em Moçambique.Pedagogical innovation in the educational context in Mozambique is part of the increasing use of digital technologies in the teaching and learning process. For this reason, this research aims to discuss the use of digital technologies in promoting new forms of teaching and learning in Mozambique, exploring pedagogical innovation as a path to improve the quality of education in the country. The study highlights the relevance and opportunities that digital technologies offer to overcome challenges faced by the Mozambican educational system, such as the lack of resources, scarcity of trained teachers, and low teaching quality. This reflection has led us to the following research question: What is the impact of using digital technologies in promoting new forms of teaching and learning in higher education in Mozambique? Supported by a systematic literature review, we seek to research, identify, select, and critically analyze scientific articles and other materials related to the topic. We hope that this research will contribute to a better understanding of the role of digital technologies. We also understand that the research may serve as a basis for the development of more efficient and inclusive educational policies and practices in Mozambique.Universidade Federal do Rio de JaneiroBiblioteca Digital do IPBMatias, AchegarCastro, CantífulaGonçalves, Bruno F.2024-02-19T11:20:59Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29522porMatias, Achegar; Castro, Cantífula; Gonçalves, Bruno F. (2024). Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique. Revista EducaOnline. ISSN 1983-2664. 17:3, p. 38-631983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-06T01:22:25Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:18.016018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
title |
Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
spellingShingle |
Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique Matias, Achegar Aprendizagem Ensino Inovação pedagógica Moçambique Tecnologias digitais |
title_short |
Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
title_full |
Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
title_fullStr |
Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
title_sort |
Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
author |
Matias, Achegar |
author_facet |
Matias, Achegar Castro, Cantífula Gonçalves, Bruno F. |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Cantífula Gonçalves, Bruno F. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Achegar Castro, Cantífula Gonçalves, Bruno F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Inovação pedagógica Moçambique Tecnologias digitais |
topic |
Aprendizagem Ensino Inovação pedagógica Moçambique Tecnologias digitais |
description |
A inovação pedagógica no contexto educacional em Moçambique insere-se no âmbito da crescente utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, esta pesquisa tem como objectivo discutir o uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique, explorando a inovação pedagógica como um caminho para melhorar a qualidade da educação no país. O estudo destaca a relevância e as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem para superar os desafios enfrentados pelo sistema educacional moçambicano, tais como a falta de recursos, a escassez de professores capacitados e a baixa qualidade de ensino. Esta reflexão suscitou-nos a seguinte questão de investigação: Qual é o impacto do uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem no nível superior em Moçambique? Com suporte numa revisão sistemática da literatura, procuramos pesquisar, identificar, seleccionar e analisar, de forma crítica, artigos científicos e outros materiais relacionados ao tema. Esperamos que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do papel das tecnologias digitais. Entendemos também que a pesquisa pode constituir uma base para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficientes e inclusivas em Moçambique. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-19T11:20:59Z 2024 2024-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/29522 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/29522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matias, Achegar; Castro, Cantífula; Gonçalves, Bruno F. (2024). Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique. Revista EducaOnline. ISSN 1983-2664. 17:3, p. 38-63 1983-2664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137442815541248 |