Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Achegar
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Castro, Cantífula, Gonçalves, Bruno F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29522
Resumo: A inovação pedagógica no contexto educacional em Moçambique insere-se no âmbito da crescente utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, esta pesquisa tem como objectivo discutir o uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique, explorando a inovação pedagógica como um caminho para melhorar a qualidade da educação no país. O estudo destaca a relevância e as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem para superar os desafios enfrentados pelo sistema educacional moçambicano, tais como a falta de recursos, a escassez de professores capacitados e a baixa qualidade de ensino. Esta reflexão suscitou-nos a seguinte questão de investigação: Qual é o impacto do uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem no nível superior em Moçambique? Com suporte numa revisão sistemática da literatura, procuramos pesquisar, identificar, seleccionar e analisar, de forma crítica, artigos científicos e outros materiais relacionados ao tema. Esperamos que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do papel das tecnologias digitais. Entendemos também que a pesquisa pode constituir uma base para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficientes e inclusivas em Moçambique.
id RCAP_735f61199075838b0e84ea233c2791b1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em MoçambiqueAprendizagemEnsinoInovação pedagógicaMoçambiqueTecnologias digitaisA inovação pedagógica no contexto educacional em Moçambique insere-se no âmbito da crescente utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, esta pesquisa tem como objectivo discutir o uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique, explorando a inovação pedagógica como um caminho para melhorar a qualidade da educação no país. O estudo destaca a relevância e as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem para superar os desafios enfrentados pelo sistema educacional moçambicano, tais como a falta de recursos, a escassez de professores capacitados e a baixa qualidade de ensino. Esta reflexão suscitou-nos a seguinte questão de investigação: Qual é o impacto do uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem no nível superior em Moçambique? Com suporte numa revisão sistemática da literatura, procuramos pesquisar, identificar, seleccionar e analisar, de forma crítica, artigos científicos e outros materiais relacionados ao tema. Esperamos que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do papel das tecnologias digitais. Entendemos também que a pesquisa pode constituir uma base para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficientes e inclusivas em Moçambique.Pedagogical innovation in the educational context in Mozambique is part of the increasing use of digital technologies in the teaching and learning process. For this reason, this research aims to discuss the use of digital technologies in promoting new forms of teaching and learning in Mozambique, exploring pedagogical innovation as a path to improve the quality of education in the country. The study highlights the relevance and opportunities that digital technologies offer to overcome challenges faced by the Mozambican educational system, such as the lack of resources, scarcity of trained teachers, and low teaching quality. This reflection has led us to the following research question: What is the impact of using digital technologies in promoting new forms of teaching and learning in higher education in Mozambique? Supported by a systematic literature review, we seek to research, identify, select, and critically analyze scientific articles and other materials related to the topic. We hope that this research will contribute to a better understanding of the role of digital technologies. We also understand that the research may serve as a basis for the development of more efficient and inclusive educational policies and practices in Mozambique.Universidade Federal do Rio de JaneiroBiblioteca Digital do IPBMatias, AchegarCastro, CantífulaGonçalves, Bruno F.2024-02-19T11:20:59Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29522porMatias, Achegar; Castro, Cantífula; Gonçalves, Bruno F. (2024). Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique. Revista EducaOnline. ISSN 1983-2664. 17:3, p. 38-631983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-06T01:22:25Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:18.016018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique
title Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique
spellingShingle Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique
Matias, Achegar
Aprendizagem
Ensino
Inovação pedagógica
Moçambique
Tecnologias digitais
title_short Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique
title_full Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique
title_fullStr Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique
title_sort Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique
author Matias, Achegar
author_facet Matias, Achegar
Castro, Cantífula
Gonçalves, Bruno F.
author_role author
author2 Castro, Cantífula
Gonçalves, Bruno F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Achegar
Castro, Cantífula
Gonçalves, Bruno F.
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Inovação pedagógica
Moçambique
Tecnologias digitais
topic Aprendizagem
Ensino
Inovação pedagógica
Moçambique
Tecnologias digitais
description A inovação pedagógica no contexto educacional em Moçambique insere-se no âmbito da crescente utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, esta pesquisa tem como objectivo discutir o uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique, explorando a inovação pedagógica como um caminho para melhorar a qualidade da educação no país. O estudo destaca a relevância e as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem para superar os desafios enfrentados pelo sistema educacional moçambicano, tais como a falta de recursos, a escassez de professores capacitados e a baixa qualidade de ensino. Esta reflexão suscitou-nos a seguinte questão de investigação: Qual é o impacto do uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem no nível superior em Moçambique? Com suporte numa revisão sistemática da literatura, procuramos pesquisar, identificar, seleccionar e analisar, de forma crítica, artigos científicos e outros materiais relacionados ao tema. Esperamos que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do papel das tecnologias digitais. Entendemos também que a pesquisa pode constituir uma base para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficientes e inclusivas em Moçambique.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-19T11:20:59Z
2024
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29522
url http://hdl.handle.net/10198/29522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matias, Achegar; Castro, Cantífula; Gonçalves, Bruno F. (2024). Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique. Revista EducaOnline. ISSN 1983-2664. 17:3, p. 38-63
1983-2664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137442815541248