Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9562 |
Resumo: | Com o surgimento da COVID-19, no final ano de 2019, e sua proliferação em 2020, surgiram dificuldades de adequação ao ‘novo normal’ em diversos setores, dentre eles, o da educação, que exigiu tanto dos alunos, quanto dos professores e de toda a comunidade escolar adaptações para a nova modalidade de ensino, o Ensino Remoto. Articulado às nossas vivências, experiências e ao fato de que as Tecnologias Digitais vêm tomando o seu lugar no mundo, indagamos nessa pesquisa: Como a formação inicial e continuada de professores poderia reduzir o impacto de situações de atuação remota vivenciados durante a recente emergência sanitária internacional 2020-2021? Nesta direção, a presente pesquisa, realizada ao abrigo do Doutorado em Educação no PPGE/UFAM, visa de forma geral descrever características de infraestruturas instaladas associadas ao ensino-estudo mediados por Plataformas Digitais de aprendizagem on-line na Universidade Licungo, como resposta educacional à emergência sanitária internacional 2020-2021(COVID-19), associando às necessidades de ajustes curriculares na formação inicial e continuada de docentes. De abordagem qualitativa, a pesquisa em questão é pautada por um Estudo de Caso, tendo como participantes, estudantes da Universidade Licungo em Moçambique. Assim, adotamos como instrumentos para a recolha das informações o questionário elaborado e disponibilizado pela plataforma digital Google Forms cujo link foi enviado por Email e por WhatsApp, e a entrevista semiestruturada. Recorremos a questionários próprios compostos por perguntas abertas e fechadas, que foram respondidas de forma anonima e voluntária por 53 estudantes da Universidade Licungo - Extensão da Beira distribuídas em 3 secções a saber: I) Identificação e contexto; II) Informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem durante o período de 2020-2021 III) Informações sobre o rendimento acadêmico dos estudantes durante a emergência sanitária internacional. A entrevista foi realizada pela plataforma Google Meet a 3 estudantes da mesma Universidade. Os resultados mostraram que na perceção dos estudantes os professores possuem fragilidades quanto às habilidades para lecionação por meio das plataformas digitais, tanto que a forma de interação mais usada pelos professores foi o whatsApp que não necessariamente é uma plataforma educativa. As Plataformas Digitais proporcionam um apoio ao processo de ensino-estudo-aprendizagem, não só para acesso aos conteúdos, mas também na interação professor-estudante e trabalhos em grupo e quando bem usada dá continuidade ao trabalho presencial. A pesquisa mostrou que no contexto de Moçambique, o ensino remoto impôs novos desafios para as IES, uma vez que os estudantes se ressentem da falta de preparo para lidar com Plataformas Digitais e na sua perceção, os docentes enfrentam as mesmas dificuldades. Daí que, essas fragilidades influenciaram no rendimento dos estudantes e sugerem que há necessidade de fortalecer a planificação para atualização tecnológica da infraestrutura escolar por meio de investimentos contínuos para a otimização do processo de ensino-estudo-aprendizagem em sentido amplo inclusive com o uso de tecnologia digitais existentes. |
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Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade LicungoEnsino via WebEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalRealidade virtual no ensino superior - MoçambiqueCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOTecnologias DigitaisEnsino e Estudo RemotosPlataformas DigitaisGoogle for EducationEnsino Superior em MoçambiqueCom o surgimento da COVID-19, no final ano de 2019, e sua proliferação em 2020, surgiram dificuldades de adequação ao ‘novo normal’ em diversos setores, dentre eles, o da educação, que exigiu tanto dos alunos, quanto dos professores e de toda a comunidade escolar adaptações para a nova modalidade de ensino, o Ensino Remoto. Articulado às nossas vivências, experiências e ao fato de que as Tecnologias Digitais vêm tomando o seu lugar no mundo, indagamos nessa pesquisa: Como a formação inicial e continuada de professores poderia reduzir o impacto de situações de atuação remota vivenciados durante a recente emergência sanitária internacional 2020-2021? Nesta direção, a presente pesquisa, realizada ao abrigo do Doutorado em Educação no PPGE/UFAM, visa de forma geral descrever características de infraestruturas instaladas associadas ao ensino-estudo mediados por Plataformas Digitais de aprendizagem on-line na Universidade Licungo, como resposta educacional à emergência sanitária internacional 2020-2021(COVID-19), associando às necessidades de ajustes curriculares na formação inicial e continuada de docentes. De abordagem qualitativa, a pesquisa em questão é pautada por um Estudo de Caso, tendo como participantes, estudantes da Universidade Licungo em Moçambique. Assim, adotamos como instrumentos para a recolha das informações o questionário elaborado e disponibilizado pela plataforma digital Google Forms cujo link foi enviado por Email e por WhatsApp, e a entrevista semiestruturada. Recorremos a questionários próprios compostos por perguntas abertas e fechadas, que foram respondidas de forma anonima e voluntária por 53 estudantes da Universidade Licungo - Extensão da Beira distribuídas em 3 secções a saber: I) Identificação e contexto; II) Informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem durante o período de 2020-2021 III) Informações sobre o rendimento acadêmico dos estudantes durante a emergência sanitária internacional. A entrevista foi realizada pela plataforma Google Meet a 3 estudantes da mesma Universidade. Os resultados mostraram que na perceção dos estudantes os professores possuem fragilidades quanto às habilidades para lecionação por meio das plataformas digitais, tanto que a forma de interação mais usada pelos professores foi o whatsApp que não necessariamente é uma plataforma educativa. As Plataformas Digitais proporcionam um apoio ao processo de ensino-estudo-aprendizagem, não só para acesso aos conteúdos, mas também na interação professor-estudante e trabalhos em grupo e quando bem usada dá continuidade ao trabalho presencial. A pesquisa mostrou que no contexto de Moçambique, o ensino remoto impôs novos desafios para as IES, uma vez que os estudantes se ressentem da falta de preparo para lidar com Plataformas Digitais e na sua perceção, os docentes enfrentam as mesmas dificuldades. Daí que, essas fragilidades influenciaram no rendimento dos estudantes e sugerem que há necessidade de fortalecer a planificação para atualização tecnológica da infraestrutura escolar por meio de investimentos contínuos para a otimização do processo de ensino-estudo-aprendizagem em sentido amplo inclusive com o uso de tecnologia digitais existentes.With the emergence of COVID-19, at the end of 2019, and its proliferation in 2020, difficulties arose in adapting to the 'new normal' in several sectors, including education, which demanded both students and teachers and of the entire school community adaptations for the new teaching modality, Remote Learning. Linked to our experiences, experiences and the fact that Digital Technologies have been taking their place in the world, we asked in this research: How initial and continued teacher training could reduce the impact of remote action situations experienced during the recent international health emergency 2020-2021? In this direction, the present research, carried out under the Doctorate in Education at PPGE/UFAM, aims in a general way to describe characteristics of installed infrastructures associated with teaching-study mediated by Digital Platforms of online learning at Licungo University, as an educational response to the international health emergency 2020-2021(COVID-19), associated with the need for curricular adjustments in the initial and continuing training of teachers. With a qualitative approach, the research in question is guided by a Case Study, with students from the Licungo University in Mozambique as participants. Thus, we adopted as instruments for collecting information the questionnaire prepared and made available by the digital platform Google Forms whose link was sent by Email and WhatsApp, and the semi-structured interview. We used our own questionnaires composed of open and closed questions, which were answered anonymously and voluntarily by 53 students from the Licungo University - Extension of Beira distributed in 3 sections namely: I) Identification and context; II) Information on the teaching and learning process during the period 2020-2021 III) Information on the academic performance of students during the international health emergency. The interview was carried out by the Google Meet platform with 3 students from the same University. The results showed that, in the students' perception, teachers have weaknesses in terms of teaching skills through digital platforms, so much so that the form of interaction most used by teachers was WhatsApp, which is not necessarily an educational platform. Digital Platforms provide support to the teaching-study-learning process, not only for access to content, but also for teacher-student interaction and group work and, when used correctly, for continuity of face-to-face work. The research showed that in the context of Mozambique, remote teaching has imposed new challenges for HEIs, since students suffer from the lack of preparation to deal with Digital Platforms and in their perception, teachers face the same difficulties. Hence, these weaknesses influenced the performance of students and suggest that there is a need to strengthen planning for technological updating of school infrastructure through continuous investments to optimize the teaching-study-learning process in a broad sense, including the use of existing digital technologies.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMascarenhas, Suely Aparecida do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753Silva, Fabrício Valentim daSilva, Samuel Guimarães daSilva, Pedro Cardoso daLameira, Iolanda Domingos Estêvão Davidhttp://lattes.cnpq.br/1272359087935531https://orcid.org/0000-0002-6017-28462023-08-11T15:11:42Z2023-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLAMEIRA, Iolanda Domingos Estêvão David. Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – Perceções e Contextos. Caso da Universidade Licungo. 2023. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-12T05:03:33Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-08-12T05:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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