Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lameira, Iolanda Domingos Estêvão David
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1272359087935531, https://orcid.org/0000-0002-6017-2846
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9562
Resumo: Com o surgimento da COVID-19, no final ano de 2019, e sua proliferação em 2020, surgiram dificuldades de adequação ao ‘novo normal’ em diversos setores, dentre eles, o da educação, que exigiu tanto dos alunos, quanto dos professores e de toda a comunidade escolar adaptações para a nova modalidade de ensino, o Ensino Remoto. Articulado às nossas vivências, experiências e ao fato de que as Tecnologias Digitais vêm tomando o seu lugar no mundo, indagamos nessa pesquisa: Como a formação inicial e continuada de professores poderia reduzir o impacto de situações de atuação remota vivenciados durante a recente emergência sanitária internacional 2020-2021? Nesta direção, a presente pesquisa, realizada ao abrigo do Doutorado em Educação no PPGE/UFAM, visa de forma geral descrever características de infraestruturas instaladas associadas ao ensino-estudo mediados por Plataformas Digitais de aprendizagem on-line na Universidade Licungo, como resposta educacional à emergência sanitária internacional 2020-2021(COVID-19), associando às necessidades de ajustes curriculares na formação inicial e continuada de docentes. De abordagem qualitativa, a pesquisa em questão é pautada por um Estudo de Caso, tendo como participantes, estudantes da Universidade Licungo em Moçambique. Assim, adotamos como instrumentos para a recolha das informações o questionário elaborado e disponibilizado pela plataforma digital Google Forms cujo link foi enviado por Email e por WhatsApp, e a entrevista semiestruturada. Recorremos a questionários próprios compostos por perguntas abertas e fechadas, que foram respondidas de forma anonima e voluntária por 53 estudantes da Universidade Licungo - Extensão da Beira distribuídas em 3 secções a saber: I) Identificação e contexto; II) Informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem durante o período de 2020-2021 III) Informações sobre o rendimento acadêmico dos estudantes durante a emergência sanitária internacional. A entrevista foi realizada pela plataforma Google Meet a 3 estudantes da mesma Universidade. Os resultados mostraram que na perceção dos estudantes os professores possuem fragilidades quanto às habilidades para lecionação por meio das plataformas digitais, tanto que a forma de interação mais usada pelos professores foi o whatsApp que não necessariamente é uma plataforma educativa. As Plataformas Digitais proporcionam um apoio ao processo de ensino-estudo-aprendizagem, não só para acesso aos conteúdos, mas também na interação professor-estudante e trabalhos em grupo e quando bem usada dá continuidade ao trabalho presencial. A pesquisa mostrou que no contexto de Moçambique, o ensino remoto impôs novos desafios para as IES, uma vez que os estudantes se ressentem da falta de preparo para lidar com Plataformas Digitais e na sua perceção, os docentes enfrentam as mesmas dificuldades. Daí que, essas fragilidades influenciaram no rendimento dos estudantes e sugerem que há necessidade de fortalecer a planificação para atualização tecnológica da infraestrutura escolar por meio de investimentos contínuos para a otimização do processo de ensino-estudo-aprendizagem em sentido amplo inclusive com o uso de tecnologia digitais existentes.
id UFAM_0103c6d3ac6b6b88f6d2dd23169143e4
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9562
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade LicungoEnsino via WebEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalRealidade virtual no ensino superior - MoçambiqueCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOTecnologias DigitaisEnsino e Estudo RemotosPlataformas DigitaisGoogle for EducationEnsino Superior em MoçambiqueCom o surgimento da COVID-19, no final ano de 2019, e sua proliferação em 2020, surgiram dificuldades de adequação ao ‘novo normal’ em diversos setores, dentre eles, o da educação, que exigiu tanto dos alunos, quanto dos professores e de toda a comunidade escolar adaptações para a nova modalidade de ensino, o Ensino Remoto. Articulado às nossas vivências, experiências e ao fato de que as Tecnologias Digitais vêm tomando o seu lugar no mundo, indagamos nessa pesquisa: Como a formação inicial e continuada de professores poderia reduzir o impacto de situações de atuação remota vivenciados durante a recente emergência sanitária internacional 2020-2021? Nesta direção, a presente pesquisa, realizada ao abrigo do Doutorado em Educação no PPGE/UFAM, visa de forma geral descrever características de infraestruturas instaladas associadas ao ensino-estudo mediados por Plataformas Digitais de aprendizagem on-line na Universidade Licungo, como resposta educacional à emergência sanitária internacional 2020-2021(COVID-19), associando às necessidades de ajustes curriculares na formação inicial e continuada de docentes. De abordagem qualitativa, a pesquisa em questão é pautada por um Estudo de Caso, tendo como participantes, estudantes da Universidade Licungo em Moçambique. Assim, adotamos como instrumentos para a recolha das informações o questionário elaborado e disponibilizado pela plataforma digital Google Forms cujo link foi enviado por Email e por WhatsApp, e a entrevista semiestruturada. Recorremos a questionários próprios compostos por perguntas abertas e fechadas, que foram respondidas de forma anonima e voluntária por 53 estudantes da Universidade Licungo - Extensão da Beira distribuídas em 3 secções a saber: I) Identificação e contexto; II) Informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem durante o período de 2020-2021 III) Informações sobre o rendimento acadêmico dos estudantes durante a emergência sanitária internacional. A entrevista foi realizada pela plataforma Google Meet a 3 estudantes da mesma Universidade. Os resultados mostraram que na perceção dos estudantes os professores possuem fragilidades quanto às habilidades para lecionação por meio das plataformas digitais, tanto que a forma de interação mais usada pelos professores foi o whatsApp que não necessariamente é uma plataforma educativa. As Plataformas Digitais proporcionam um apoio ao processo de ensino-estudo-aprendizagem, não só para acesso aos conteúdos, mas também na interação professor-estudante e trabalhos em grupo e quando bem usada dá continuidade ao trabalho presencial. A pesquisa mostrou que no contexto de Moçambique, o ensino remoto impôs novos desafios para as IES, uma vez que os estudantes se ressentem da falta de preparo para lidar com Plataformas Digitais e na sua perceção, os docentes enfrentam as mesmas dificuldades. Daí que, essas fragilidades influenciaram no rendimento dos estudantes e sugerem que há necessidade de fortalecer a planificação para atualização tecnológica da infraestrutura escolar por meio de investimentos contínuos para a otimização do processo de ensino-estudo-aprendizagem em sentido amplo inclusive com o uso de tecnologia digitais existentes.With the emergence of COVID-19, at the end of 2019, and its proliferation in 2020, difficulties arose in adapting to the 'new normal' in several sectors, including education, which demanded both students and teachers and of the entire school community adaptations for the new teaching modality, Remote Learning. Linked to our experiences, experiences and the fact that Digital Technologies have been taking their place in the world, we asked in this research: How initial and continued teacher training could reduce the impact of remote action situations experienced during the recent international health emergency 2020-2021? In this direction, the present research, carried out under the Doctorate in Education at PPGE/UFAM, aims in a general way to describe characteristics of installed infrastructures associated with teaching-study mediated by Digital Platforms of online learning at Licungo University, as an educational response to the international health emergency 2020-2021(COVID-19), associated with the need for curricular adjustments in the initial and continuing training of teachers. With a qualitative approach, the research in question is guided by a Case Study, with students from the Licungo University in Mozambique as participants. Thus, we adopted as instruments for collecting information the questionnaire prepared and made available by the digital platform Google Forms whose link was sent by Email and WhatsApp, and the semi-structured interview. We used our own questionnaires composed of open and closed questions, which were answered anonymously and voluntarily by 53 students from the Licungo University - Extension of Beira distributed in 3 sections namely: I) Identification and context; II) Information on the teaching and learning process during the period 2020-2021 III) Information on the academic performance of students during the international health emergency. The interview was carried out by the Google Meet platform with 3 students from the same University. The results showed that, in the students' perception, teachers have weaknesses in terms of teaching skills through digital platforms, so much so that the form of interaction most used by teachers was WhatsApp, which is not necessarily an educational platform. Digital Platforms provide support to the teaching-study-learning process, not only for access to content, but also for teacher-student interaction and group work and, when used correctly, for continuity of face-to-face work. The research showed that in the context of Mozambique, remote teaching has imposed new challenges for HEIs, since students suffer from the lack of preparation to deal with Digital Platforms and in their perception, teachers face the same difficulties. Hence, these weaknesses influenced the performance of students and suggest that there is a need to strengthen planning for technological updating of school infrastructure through continuous investments to optimize the teaching-study-learning process in a broad sense, including the use of existing digital technologies.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMascarenhas, Suely Aparecida do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753Silva, Fabrício Valentim daSilva, Samuel Guimarães daSilva, Pedro Cardoso daLameira, Iolanda Domingos Estêvão Davidhttp://lattes.cnpq.br/1272359087935531https://orcid.org/0000-0002-6017-28462023-08-11T15:11:42Z2023-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLAMEIRA, Iolanda Domingos Estêvão David. Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – Perceções e Contextos. Caso da Universidade Licungo. 2023. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-12T05:03:33Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-08-12T05:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo
title Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo
spellingShingle Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo
Lameira, Iolanda Domingos Estêvão David
Ensino via Web
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Realidade virtual no ensino superior - Moçambique
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Tecnologias Digitais
Ensino e Estudo Remotos
Plataformas Digitais
Google for Education
Ensino Superior em Moçambique
title_short Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo
title_full Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo
title_fullStr Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo
title_full_unstemmed Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo
title_sort Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo
author Lameira, Iolanda Domingos Estêvão David
author_facet Lameira, Iolanda Domingos Estêvão David
http://lattes.cnpq.br/1272359087935531
https://orcid.org/0000-0002-6017-2846
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1272359087935531
https://orcid.org/0000-0002-6017-2846
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/9048283421149753
Silva, Fabrício Valentim da
Silva, Samuel Guimarães da
Silva, Pedro Cardoso da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lameira, Iolanda Domingos Estêvão David
http://lattes.cnpq.br/1272359087935531
https://orcid.org/0000-0002-6017-2846
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino via Web
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Realidade virtual no ensino superior - Moçambique
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Tecnologias Digitais
Ensino e Estudo Remotos
Plataformas Digitais
Google for Education
Ensino Superior em Moçambique
topic Ensino via Web
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Realidade virtual no ensino superior - Moçambique
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Tecnologias Digitais
Ensino e Estudo Remotos
Plataformas Digitais
Google for Education
Ensino Superior em Moçambique
description Com o surgimento da COVID-19, no final ano de 2019, e sua proliferação em 2020, surgiram dificuldades de adequação ao ‘novo normal’ em diversos setores, dentre eles, o da educação, que exigiu tanto dos alunos, quanto dos professores e de toda a comunidade escolar adaptações para a nova modalidade de ensino, o Ensino Remoto. Articulado às nossas vivências, experiências e ao fato de que as Tecnologias Digitais vêm tomando o seu lugar no mundo, indagamos nessa pesquisa: Como a formação inicial e continuada de professores poderia reduzir o impacto de situações de atuação remota vivenciados durante a recente emergência sanitária internacional 2020-2021? Nesta direção, a presente pesquisa, realizada ao abrigo do Doutorado em Educação no PPGE/UFAM, visa de forma geral descrever características de infraestruturas instaladas associadas ao ensino-estudo mediados por Plataformas Digitais de aprendizagem on-line na Universidade Licungo, como resposta educacional à emergência sanitária internacional 2020-2021(COVID-19), associando às necessidades de ajustes curriculares na formação inicial e continuada de docentes. De abordagem qualitativa, a pesquisa em questão é pautada por um Estudo de Caso, tendo como participantes, estudantes da Universidade Licungo em Moçambique. Assim, adotamos como instrumentos para a recolha das informações o questionário elaborado e disponibilizado pela plataforma digital Google Forms cujo link foi enviado por Email e por WhatsApp, e a entrevista semiestruturada. Recorremos a questionários próprios compostos por perguntas abertas e fechadas, que foram respondidas de forma anonima e voluntária por 53 estudantes da Universidade Licungo - Extensão da Beira distribuídas em 3 secções a saber: I) Identificação e contexto; II) Informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem durante o período de 2020-2021 III) Informações sobre o rendimento acadêmico dos estudantes durante a emergência sanitária internacional. A entrevista foi realizada pela plataforma Google Meet a 3 estudantes da mesma Universidade. Os resultados mostraram que na perceção dos estudantes os professores possuem fragilidades quanto às habilidades para lecionação por meio das plataformas digitais, tanto que a forma de interação mais usada pelos professores foi o whatsApp que não necessariamente é uma plataforma educativa. As Plataformas Digitais proporcionam um apoio ao processo de ensino-estudo-aprendizagem, não só para acesso aos conteúdos, mas também na interação professor-estudante e trabalhos em grupo e quando bem usada dá continuidade ao trabalho presencial. A pesquisa mostrou que no contexto de Moçambique, o ensino remoto impôs novos desafios para as IES, uma vez que os estudantes se ressentem da falta de preparo para lidar com Plataformas Digitais e na sua perceção, os docentes enfrentam as mesmas dificuldades. Daí que, essas fragilidades influenciaram no rendimento dos estudantes e sugerem que há necessidade de fortalecer a planificação para atualização tecnológica da infraestrutura escolar por meio de investimentos contínuos para a otimização do processo de ensino-estudo-aprendizagem em sentido amplo inclusive com o uso de tecnologia digitais existentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-11T15:11:42Z
2023-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAMEIRA, Iolanda Domingos Estêvão David. Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – Perceções e Contextos. Caso da Universidade Licungo. 2023. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9562
identifier_str_mv LAMEIRA, Iolanda Domingos Estêvão David. Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – Perceções e Contextos. Caso da Universidade Licungo. 2023. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234132213596160