O jogo como elemento na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Andreia F C
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3595
Resumo: A elaboração deste relatório tem como propósito a realização de uma reflexão crítica, consistente e fundamentada de toda a experiência acumulada durante a Prática de Ensino Supervisionada, este encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro referente ao “Enquadramento Institucional”, em que a primeira parte remete para a “Caracterização das Instalações e Recursos das Instituições” e a segunda parte diz respeito à “Caraterização Socioeconómica e Psicopedagógica dos alunos”. Relativamente ao segundo capítulo, “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”, este integra a experiência de ensino/aprendizagem no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne ao terceiro capítulo, este diz respeito ao aprofundamento do tema escolhido, “O jogo na resolução de problemas no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, e é apresentada uma prática docente relacionada com a mesma. Foi aplicado um questionário a quatro alunos, com o objetivo de perceber o desenvolvimento do raciocínio matemático através da aplicação de jogos LEGO, realçando, assim, neste estudo, a importância da utilização de jogos na resolução de problemas no ensino/aprendizagem da Matemática, visto que estes podem ser um instrumento muito vantajoso e benéfico para o domínio de competências matemáticas.
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