Resolução de problemas na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marta L F
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2260
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referindo-se ao relatório final de estágio, ministrado no Instituto Politécnico da Guarda. A frequência no Mestrado de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico implica a frequência da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se divide em PES I e II e é realizado durante a frequência do mestrado. Este relatório de estágio foi dividido em 3 capítulos, estando eles subdivididos em vários subcapítulos. No primeiro capítulo, apresentamos uma descrição das instituições onde realizamos a PES I e II. A PES I foi realizada no Jardim-de-Infância da Sé no período de 3 de março de 2014 a 20 de junho de 2014, com um grupo de crianças de 3/4 anos. Já a PES II foi realizada na Escola Básica do 1º CEB do Bonfim no período de 20 outubro de 2014 a 20 fevereiro de 2015, numa turma do 3º ano. No segundo capítulo apresentamos uma descrição do processo de ensino aprendizagem, aprofundado temas como: a importância de planificar e da Prática de Ensino Supervisionada, bem como a importância do domínio da matemática e língua portuguesa, entre outros. No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I, no jardim-de-infância da Sé, onde realizei a minha investigação, verificou-se que os jogos são um recurso de aprendizagem que contribuem para a evolução do raciocínio matemático. Neste sentido, o capítulo III apresenta como título “Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar” tendo sido realizado uma revisão bibliográfica acerca da importância da matemática e dos jogos na Educação Pré-Escolar. Para além disso, este estudo envolveu um conjunto de 6 alunos, utilizando-se como instrumento o questionário. Os resultados mostram que os alunos gostaram de realizar os jogos LEGO e que aprenderam com os mesmos, pois houve uma evolução no desenvolvimento matemático dos mesmos. A realização dos jogos LEGO contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.
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