A publicidade urbana como fonte de poluição visual: ordenar e simplificar os suportes publicitários nos edifícios: caso de estudo e proposta no Município da Amadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7797 |
Resumo: | Este trabalho de projeto foi desenvolvido com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de ferramentas eficazes, a incrementar no ato de ordenar e simplificar a publicidade urbana. Sendo a publicidade urbana bastante variada, vamos focar-nos especificamente nos suportes publicitários colocados nos edifícios, tendo como horizonte contribuir para a recuperação da harmonia visual das cidades, e consequentemente diminuir a poluição e a degradação visual urbana. Com base nos autores reconhecidos na área da arquitetura, do urbanismo e da sociologia urbana como Aldo Rossi, Henry Lefebvre, Louis Wirth, Robert Venturi, Marc Augé, Gordon Cullen, Kevin Lynch, Donis A. Dondis, Lucrécia D’Alessio Ferrara, Camila Faccioni Mendes e Pedro Brandão, demos atenção a questões enquadráveis na qualidade de vida urbana, como a mobilidade ou o direito de viver a cidade, de forma a analisar a publicidade urbana como fonte de poluição visual. Escolhemos como área de estudo o Bairro do Bosque na cidade da Amadora, por se tratar de um território central e um espaço de fruição do consumo e da mobilidade. Concebeu-se parâmetros generalistas para uma nova proposta de regulamentação, e executou-se o projeto-piloto com parâmetros específicos para a área de estudo. Para atingir este propósito analisou-se o Decreto-lei 48/2011, de 1 de Abril e as suas repercussões na publicidade urbana, o Regulamento Municipal sobre Publicidade da Amadora (versões 1997 e 2013), assim como a “Lei Cidade Limpa” em vigor desde 2006 na cidade de São Paulo no Brasil. |
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A publicidade urbana como fonte de poluição visual: ordenar e simplificar os suportes publicitários nos edifícios: caso de estudo e proposta no Município da AmadoraEspaço urbanoPublicidade urbanaSuportes publicitáriosPoluição visualUrban spaceUrban advertisementAdvertisement holdersVisual pollutionEste trabalho de projeto foi desenvolvido com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de ferramentas eficazes, a incrementar no ato de ordenar e simplificar a publicidade urbana. Sendo a publicidade urbana bastante variada, vamos focar-nos especificamente nos suportes publicitários colocados nos edifícios, tendo como horizonte contribuir para a recuperação da harmonia visual das cidades, e consequentemente diminuir a poluição e a degradação visual urbana. Com base nos autores reconhecidos na área da arquitetura, do urbanismo e da sociologia urbana como Aldo Rossi, Henry Lefebvre, Louis Wirth, Robert Venturi, Marc Augé, Gordon Cullen, Kevin Lynch, Donis A. Dondis, Lucrécia D’Alessio Ferrara, Camila Faccioni Mendes e Pedro Brandão, demos atenção a questões enquadráveis na qualidade de vida urbana, como a mobilidade ou o direito de viver a cidade, de forma a analisar a publicidade urbana como fonte de poluição visual. Escolhemos como área de estudo o Bairro do Bosque na cidade da Amadora, por se tratar de um território central e um espaço de fruição do consumo e da mobilidade. Concebeu-se parâmetros generalistas para uma nova proposta de regulamentação, e executou-se o projeto-piloto com parâmetros específicos para a área de estudo. Para atingir este propósito analisou-se o Decreto-lei 48/2011, de 1 de Abril e as suas repercussões na publicidade urbana, o Regulamento Municipal sobre Publicidade da Amadora (versões 1997 e 2013), assim como a “Lei Cidade Limpa” em vigor desde 2006 na cidade de São Paulo no Brasil.This working draft was developed in order to contribute for development of effective tools, to add in the act of ordering and to simplify the urban advertisement. Being the urban advertisement a wide subject, we are focusing specifically on the advertisement holders found on buildings, having as horizon being able to contribute for the recovery of city’s visual harmony, and consequently diminishing urban pollution and visual degradation. Based on acknowledged authors in the subject of architecture, urbanism and urban sociology such as Aldo Rossi, Henry Lefebvre, Louis Wirth, Robert Venturi, Marc Augé, Gordon Cullen, Kevin Lynch, Donis A. Dondis, Lucrécia D’Alessio Ferrara, Camila Faccioni Mendes and Pedro Brandão, we focused on issues that would fit on urban life quality, such as mobility or the right of living the city, to analyse urban advertisement as a source of visual pollution. We chose ‘Bairro do Bosque’, in Amadora, as study subject for being a central territory and a space for the enjoyment of consumption and mobility. Generalizing parameters were conceived for a new regulation proposal, and a pilot project with specific parameters related to the subject in study was executed. To achieve we analyzed the Decree-Law 48/2011, of 1st of April and its repercussions on urban advertisement, the Municipal Regulation concerning Amadora’s Advertising (1997 and 2013 versions), the “Clean City Law” created in 2006 for São Paulo, Brazil.2014-10-22T15:27:51Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7797TID:201122731porAlmeida, Maria Helena Simões Coelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:31Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:11.271573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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