A publicidade urbana como fonte de poluição visual: ordenar e simplificar os suportes publicitários nos edifícios: caso de estudo e proposta no Município da Amadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Helena Simões Coelho de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7797
Resumo: Este trabalho de projeto foi desenvolvido com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de ferramentas eficazes, a incrementar no ato de ordenar e simplificar a publicidade urbana. Sendo a publicidade urbana bastante variada, vamos focar-nos especificamente nos suportes publicitários colocados nos edifícios, tendo como horizonte contribuir para a recuperação da harmonia visual das cidades, e consequentemente diminuir a poluição e a degradação visual urbana. Com base nos autores reconhecidos na área da arquitetura, do urbanismo e da sociologia urbana como Aldo Rossi, Henry Lefebvre, Louis Wirth, Robert Venturi, Marc Augé, Gordon Cullen, Kevin Lynch, Donis A. Dondis, Lucrécia D’Alessio Ferrara, Camila Faccioni Mendes e Pedro Brandão, demos atenção a questões enquadráveis na qualidade de vida urbana, como a mobilidade ou o direito de viver a cidade, de forma a analisar a publicidade urbana como fonte de poluição visual. Escolhemos como área de estudo o Bairro do Bosque na cidade da Amadora, por se tratar de um território central e um espaço de fruição do consumo e da mobilidade. Concebeu-se parâmetros generalistas para uma nova proposta de regulamentação, e executou-se o projeto-piloto com parâmetros específicos para a área de estudo. Para atingir este propósito analisou-se o Decreto-lei 48/2011, de 1 de Abril e as suas repercussões na publicidade urbana, o Regulamento Municipal sobre Publicidade da Amadora (versões 1997 e 2013), assim como a “Lei Cidade Limpa” em vigor desde 2006 na cidade de São Paulo no Brasil.
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