Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mauriceia Silva de Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Abreu, Paula Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35843
Resumo: This article analyzes commercials aired on YouTube, in order to understand how different semiotic resources contribute to the ad might mean more and reach the target audience. Three video advertisements were selected in order to analyze their present resources, based on the Grammar Theory of Visual Design, one of the ramifications of social semiotics. Descriptive and qualitative analyses show that compositional, interactive and representational functions are articulated in the genre advertising and that the meanings constructed from the integration of the various semiosis are linked to the patterns of experience and social interactions according to each culture.
id UFLA_7e3ee5cb0e6dbaf46dbc31b862a2df3d
oai_identifier_str oai:localhost:1/35843
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitárioMultimodal literacy and argumentation: analysis of persuasive strategies in advertisementMultimodalidadeAnúncio publicitárioPersuasãoMultimodalityAdvertisementPersuasionThis article analyzes commercials aired on YouTube, in order to understand how different semiotic resources contribute to the ad might mean more and reach the target audience. Three video advertisements were selected in order to analyze their present resources, based on the Grammar Theory of Visual Design, one of the ramifications of social semiotics. Descriptive and qualitative analyses show that compositional, interactive and representational functions are articulated in the genre advertising and that the meanings constructed from the integration of the various semiosis are linked to the patterns of experience and social interactions according to each culture.Este artigo analisa anúncios publicitários veiculados no YouTube, com vistas a compreender como os diferentes recursos semióticos contribuem para que o anúncio possa significar mais e atingir o público-alvo. Para isso, foram selecionados três anúncios publicitários, veiculados em vídeo, a fim de que fosse feita uma análise dos recursos presentes, a partir da abordagem da Gramática do Design Visual, uma das vertentes da semiótica social. As análises, de cunho descritivo e qualitativo, evidenciam que as funções composicional, interativa e representacional encontram-se articuladas no gênero anúncio publicitário em vídeo e que os sentidos construídos a partir da integração das várias semioses estão vinculados aos padrões de experiência e às interações sociais, próprias de cada cultura.Universidade Federal de Minas Gerais2019-08-01T20:05:05Z2019-08-01T20:05:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIEIRA, M. S. de P.; ABREU, P. S. Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 271-290, jul./dez. 2017.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35843Texto Livre: Linguagem e Tecnologiareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Mauriceia Silva de PaulaAbreu, Paula Silvapor2019-08-01T20:05:50Zoai:localhost:1/35843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-08-01T20:05:50Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário
Multimodal literacy and argumentation: analysis of persuasive strategies in advertisement
title Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário
spellingShingle Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário
Vieira, Mauriceia Silva de Paula
Multimodalidade
Anúncio publicitário
Persuasão
Multimodality
Advertisement
Persuasion
title_short Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário
title_full Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário
title_fullStr Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário
title_full_unstemmed Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário
title_sort Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário
author Vieira, Mauriceia Silva de Paula
author_facet Vieira, Mauriceia Silva de Paula
Abreu, Paula Silva
author_role author
author2 Abreu, Paula Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Mauriceia Silva de Paula
Abreu, Paula Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade
Anúncio publicitário
Persuasão
Multimodality
Advertisement
Persuasion
topic Multimodalidade
Anúncio publicitário
Persuasão
Multimodality
Advertisement
Persuasion
description This article analyzes commercials aired on YouTube, in order to understand how different semiotic resources contribute to the ad might mean more and reach the target audience. Three video advertisements were selected in order to analyze their present resources, based on the Grammar Theory of Visual Design, one of the ramifications of social semiotics. Descriptive and qualitative analyses show that compositional, interactive and representational functions are articulated in the genre advertising and that the meanings constructed from the integration of the various semiosis are linked to the patterns of experience and social interactions according to each culture.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-08-01T20:05:05Z
2019-08-01T20:05:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, M. S. de P.; ABREU, P. S. Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 271-290, jul./dez. 2017.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35843
identifier_str_mv VIEIRA, M. S. de P.; ABREU, P. S. Letramento multimodal e argumentação: analise de estratégias persuasivas no anuncio publicitário. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 271-290, jul./dez. 2017.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550032826957824