Melhoria Contínua do Processo Logístico Outbound numa Indústria Transformadora de Papel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Débora Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2765
Resumo: A Logística contém funções indispensáveis para assegurar a gestão de recursos nas várias áreas de uma organização, nomeadamente a gestão de compras e fornecedores, aprovisionamento, gestão de stock, abastecimento à produção, distribuição e entregas. Assim, a logística assume um papel fundamental ao obter valor acrescentado disponibilizando, a tempo, os produtos ou serviços aos clientes. Atualmente, devido à constante mudança do mercado e consequente aumento da concorrência, as empresas têm de estar em constante adaptação, tornando-se cada vez mais eficientes e competitivas. A melhor forma de se tornarem competitivas é através da melhoria contínua dos seus processos. Para a implementação da melhoria contínua nas empresas são aplicadas ferramentas no âmbito da filosofia Lean, que visa a obtenção de ganhos de eficiência através da eliminação de desperdícios de tempo e de recursos. O presente estágio foi desenvolvido no Departamento de Logística de uma empresa transformadora de papel e tem como objetivo principal o estudo e a aplicação de ferramentas de melhoria contínua no processo logístico de outbound, mais concretamente no cais de expedição da organização em causa. Para ir de encontro ao objetivo principal, efetuou-se uma análise da empresa acolhedora, bem como do departamento logístico e os seus processos, permitindo identificar os principais problemas existentes, tais como ocorrência de erros no armazém automático, regra de “prioridades” do armazém automático, produtos acabados não-conformes, produtos acabados mal filmados e/ou com palete dupla e excesso de camiões. Após a realização do estudo foram propostas soluções de melhoria no processo de expedição, tendo em causa o pensamento Lean e as ferramentas de Gestão da Qualidade. As propostas apresentadas incluíram a programação do armazém automático, a elaboração do procedimento de controlo dos produtos acabados e a criação de um plano de cargas de forma a permitir o melhoramento do processo outbound.
id RCAP_73682c275976cbc81f733087ff89c4d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2765
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria Contínua do Processo Logístico Outbound numa Indústria Transformadora de PapelLogísticaMelhoria ContínuaProcesso Logístico OutboundLogisticsContinuous ImprovementOutbound Logistics ProcessA Logística contém funções indispensáveis para assegurar a gestão de recursos nas várias áreas de uma organização, nomeadamente a gestão de compras e fornecedores, aprovisionamento, gestão de stock, abastecimento à produção, distribuição e entregas. Assim, a logística assume um papel fundamental ao obter valor acrescentado disponibilizando, a tempo, os produtos ou serviços aos clientes. Atualmente, devido à constante mudança do mercado e consequente aumento da concorrência, as empresas têm de estar em constante adaptação, tornando-se cada vez mais eficientes e competitivas. A melhor forma de se tornarem competitivas é através da melhoria contínua dos seus processos. Para a implementação da melhoria contínua nas empresas são aplicadas ferramentas no âmbito da filosofia Lean, que visa a obtenção de ganhos de eficiência através da eliminação de desperdícios de tempo e de recursos. O presente estágio foi desenvolvido no Departamento de Logística de uma empresa transformadora de papel e tem como objetivo principal o estudo e a aplicação de ferramentas de melhoria contínua no processo logístico de outbound, mais concretamente no cais de expedição da organização em causa. Para ir de encontro ao objetivo principal, efetuou-se uma análise da empresa acolhedora, bem como do departamento logístico e os seus processos, permitindo identificar os principais problemas existentes, tais como ocorrência de erros no armazém automático, regra de “prioridades” do armazém automático, produtos acabados não-conformes, produtos acabados mal filmados e/ou com palete dupla e excesso de camiões. Após a realização do estudo foram propostas soluções de melhoria no processo de expedição, tendo em causa o pensamento Lean e as ferramentas de Gestão da Qualidade. As propostas apresentadas incluíram a programação do armazém automático, a elaboração do procedimento de controlo dos produtos acabados e a criação de um plano de cargas de forma a permitir o melhoramento do processo outbound.Logistics contains essential functions to ensure the management of resources in the various areas of an organization, namely the management of purchases and suppliers, provisioning, stock management, supply to production, distribution, and deliveries. So, logistics plays a key role in obtaining added value by making products or services available to customers on time. Currently, due to the constant change in the market and the consequent increase in competition, companies must be in constant adaptation, becoming increasingly efficient and competitive. The best way to become competitive is through the continuous improvement of their processes. For the implementation of continuous improvement in companies, tools are applied within the scope of the Lean philosophy, which aims to obtain efficiency gains through the elimination of waste of time and resources. This internship was developed in the Logistics Department of a paper processing company and its main objective is the study and application of continuous improvement tools in the outbound logistics process, more specifically at the shipping pier of the organization in question. To meet the main objective, an analysis was carried out of the welcoming company, as well as the logistics department and its processes, allowing the identification of the main existing problems, such as mistakes in the automated warehouse, the “priority” rule of the warehouse, automatic non-conforming finished products, poorly filmed finished products and/or with double pallets and too many trucks. After carrying out the study, solutions were proposed to improve the shipping process, considering Lean thinking and Quality Management tools. The proposals presented included the programming of the automated warehouse, the elaboration of the control procedure of the finished products and the creation of a load plan to allow the improvement of the outbound process. Keywords: Logistics;2022-07-26T10:47:47Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2765TID:202984826porFranco, Débora Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:53Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:17.798963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria Contínua do Processo Logístico Outbound numa Indústria Transformadora de Papel
title Melhoria Contínua do Processo Logístico Outbound numa Indústria Transformadora de Papel
spellingShingle Melhoria Contínua do Processo Logístico Outbound numa Indústria Transformadora de Papel
Franco, Débora Alves
Logística
Melhoria Contínua
Processo Logístico Outbound
Logistics
Continuous Improvement
Outbound Logistics Process
title_short Melhoria Contínua do Processo Logístico Outbound numa Indústria Transformadora de Papel
title_full Melhoria Contínua do Processo Logístico Outbound numa Indústria Transformadora de Papel
title_fullStr Melhoria Contínua do Processo Logístico Outbound numa Indústria Transformadora de Papel
title_full_unstemmed Melhoria Contínua do Processo Logístico Outbound numa Indústria Transformadora de Papel
title_sort Melhoria Contínua do Processo Logístico Outbound numa Indústria Transformadora de Papel
author Franco, Débora Alves
author_facet Franco, Débora Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Débora Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Melhoria Contínua
Processo Logístico Outbound
Logistics
Continuous Improvement
Outbound Logistics Process
topic Logística
Melhoria Contínua
Processo Logístico Outbound
Logistics
Continuous Improvement
Outbound Logistics Process
description A Logística contém funções indispensáveis para assegurar a gestão de recursos nas várias áreas de uma organização, nomeadamente a gestão de compras e fornecedores, aprovisionamento, gestão de stock, abastecimento à produção, distribuição e entregas. Assim, a logística assume um papel fundamental ao obter valor acrescentado disponibilizando, a tempo, os produtos ou serviços aos clientes. Atualmente, devido à constante mudança do mercado e consequente aumento da concorrência, as empresas têm de estar em constante adaptação, tornando-se cada vez mais eficientes e competitivas. A melhor forma de se tornarem competitivas é através da melhoria contínua dos seus processos. Para a implementação da melhoria contínua nas empresas são aplicadas ferramentas no âmbito da filosofia Lean, que visa a obtenção de ganhos de eficiência através da eliminação de desperdícios de tempo e de recursos. O presente estágio foi desenvolvido no Departamento de Logística de uma empresa transformadora de papel e tem como objetivo principal o estudo e a aplicação de ferramentas de melhoria contínua no processo logístico de outbound, mais concretamente no cais de expedição da organização em causa. Para ir de encontro ao objetivo principal, efetuou-se uma análise da empresa acolhedora, bem como do departamento logístico e os seus processos, permitindo identificar os principais problemas existentes, tais como ocorrência de erros no armazém automático, regra de “prioridades” do armazém automático, produtos acabados não-conformes, produtos acabados mal filmados e/ou com palete dupla e excesso de camiões. Após a realização do estudo foram propostas soluções de melhoria no processo de expedição, tendo em causa o pensamento Lean e as ferramentas de Gestão da Qualidade. As propostas apresentadas incluíram a programação do armazém automático, a elaboração do procedimento de controlo dos produtos acabados e a criação de um plano de cargas de forma a permitir o melhoramento do processo outbound.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T10:47:47Z
2022-07-19T00:00:00Z
2022-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2765
TID:202984826
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2765
identifier_str_mv TID:202984826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131518750162944