Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Carlos M. F.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Soares, João Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12817
Resumo: This article discuss the use of factor analysis in the context of competitiveness studies and, particularly, as a way of measuring the dimensions that may differentiate hospitality market players. The present case study involves four hotels, for which the computation of the factor scores, as weighted sums of the different items of the survey were analysed  in detail. Furthermore, differences to the alternative computation of average scores of different classes of variables were highlighted and the corresponding perceptual maps were plot showing the competitive positions of the various hotels.  
id RCAP_736a1d9007a2c3047c4f58551bc47079
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/12817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelariaThis article discuss the use of factor analysis in the context of competitiveness studies and, particularly, as a way of measuring the dimensions that may differentiate hospitality market players. The present case study involves four hotels, for which the computation of the factor scores, as weighted sums of the different items of the survey were analysed  in detail. Furthermore, differences to the alternative computation of average scores of different classes of variables were highlighted and the corresponding perceptual maps were plot showing the competitive positions of the various hotels.  Este artigo discute o uso da análise fatorial no contexto de estudos de competitividade e, em particular, como uma forma de encontrar e medir as dimensões que podem caracterizar o modo como os clientes diferenciam as empresas hoteleiras concorrentes. Como exemplo, usa-se um estudo de caso envolvendo quatro hotéis, em que se analisa detalhadamente o cálculo dos factor scores, como somas ponderadas dos diferentes itens usados no inquérito por questionário. Por fim, evidenciam-se as diferenças para o cálculo alternativo de médias aritméticas de diferentes classes de variáveis e apresentam-se os correspondentes mapas percetuais que mostram as posições competitivas dos vários hotéis.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12817oai:proa.ua.pt:article/12817Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 215-222Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 215-2222182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12817https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12817https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12817/8507https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Carlos M. F.Soares, João Oliveira2022-09-26T10:57:09Zoai:proa.ua.pt:article/12817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:49.999730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria
title Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria
spellingShingle Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria
Monteiro, Carlos M. F.
title_short Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria
title_full Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria
title_fullStr Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria
title_full_unstemmed Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria
title_sort Alternativas na construção de mapas percetuais: estudo de caso em hotelaria
author Monteiro, Carlos M. F.
author_facet Monteiro, Carlos M. F.
Soares, João Oliveira
author_role author
author2 Soares, João Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Carlos M. F.
Soares, João Oliveira
description This article discuss the use of factor analysis in the context of competitiveness studies and, particularly, as a way of measuring the dimensions that may differentiate hospitality market players. The present case study involves four hotels, for which the computation of the factor scores, as weighted sums of the different items of the survey were analysed  in detail. Furthermore, differences to the alternative computation of average scores of different classes of variables were highlighted and the corresponding perceptual maps were plot showing the competitive positions of the various hotels.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12817
oai:proa.ua.pt:article/12817
url https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12817
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/12817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12817
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12817
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12817/8507
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 215-222
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 215-222
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130519868276736