Lá fora também se aprende

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ana Sofia Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5194
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_737adbd27cd8ebe40ed91258c299a286
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lá fora também se aprendeCriançaArticulação com a comunidadeExploração ativaChildrenInteraction with the communityActive explorationRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar, mais precisamente na Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPS), realizada nos contextos de creche e de jardim de infância. Com o mesmo, pretende-se realizar uma análise reflexiva da intervenção em ambos os contextos educativos, relacionando as características dos mesmos com as intenções definidas e com a ação pedagógica desenvolvida. O trabalho desenvolvido teve em consideração os grupos de crianças, a família das crianças e as equipas educativas com quem o trabalho se revelou essencial. Neste sentido, a PPS iniciou-se em contexto de creche, no qual intervim numa sala de berçário, durante seis semanas, com dez crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 meses. Seguiu-se depois a intervenção em contexto de jardim de infância, durante doze semanas, com um grupo de vinte crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. No decorrer da intervenção, nomeadamente em jardim de infância, surgiu a problemática desenvolvida neste trabalho - Lá fora também se aprende - relacionada com a importância da articulação com a comunidade para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. A abordagem à problemática começa por evidenciar as mudanças nas conceções da infância ao longo dos anos, seguindo-se a perspetiva de diversos autores, incluindo também a perspetiva do Movimento da Escola Moderna, da Abordagem Reggio Emilia e da Metodologia de trabalho de projeto, terminando com a relação com a aprendizagem ativa e com a intervenção realizada no âmbito da investigação acerca desta problemática.ABSTRACT This report is included on Master Degree in Preschool Education more precisely in the subject of Supervised Professional Practice performed in the contexts of Nursery and Kindergarten. The main goal of this report is to make a reflexive analysis of the intervention in both contexts relating their characteristics with my intentions and my pedagogical action. The work developed was made according to the characteristics of the children, their families and the educational teams with whom the work was essential. Thus the intervention started with the nursery context during six weeks with ten children aged between seven and fourteen months. After that the intervention was on kindergarten context during twelve weeks with twenty children aged between three and six years old. During the intervention, namely on kindergarten a significant problematic emerged that is explored in this report - It is possible to learn outside too - related to the benefits that interaction with the community can have on children's development. The approach to the problematic begins to show up the changes on the conceptions about childhood over the years. Then, is showed the perspective of several authors about this concept including the perspective of Movimento da Escola Moderna also as Reggio Emilia Approach and Metodologia de Trabalho de Projeto ending with the relation between the active learning and the intervention that was made within the investigation about this problematic.Lino, DalilaRCIPLTavares, Ana Sofia Mendes2015-09-17T10:10:18Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5194TID:201350661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:30.392332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lá fora também se aprende
title Lá fora também se aprende
spellingShingle Lá fora também se aprende
Tavares, Ana Sofia Mendes
Criança
Articulação com a comunidade
Exploração ativa
Children
Interaction with the community
Active exploration
title_short Lá fora também se aprende
title_full Lá fora também se aprende
title_fullStr Lá fora também se aprende
title_full_unstemmed Lá fora também se aprende
title_sort Lá fora também se aprende
author Tavares, Ana Sofia Mendes
author_facet Tavares, Ana Sofia Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ana Sofia Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Articulação com a comunidade
Exploração ativa
Children
Interaction with the community
Active exploration
topic Criança
Articulação com a comunidade
Exploração ativa
Children
Interaction with the community
Active exploration
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17T10:10:18Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5194
TID:201350661
url http://hdl.handle.net/10400.21/5194
identifier_str_mv TID:201350661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133402524286976