A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37919 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_b367b5086ab355ca14d4131835ae8b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37919 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiaisAprendizagem ativaCriançaExploraçãoManipulaçãoActive learningChildExplorationManipulation373.2Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório, inserido na Unidade curricular da prática de ensino supervisionada, relativa ao segundo semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta o projeto desenvolvido nos contextos de Creche e Jardim de Infância, baseado na aprendizagem ativa. Ao longo do trabalho são apresentadas as propostas desenvolvidas com as crianças de ambos os contextos, baseado nos interesses e necessidades identificados através da observação contínua e refletida dos grupos de crianças e do diálogo com as educadoras cooperantes. Desta forma, foi possível construir um projeto com objetivos e intencionalidades baseados na aprendizagem ativa. O objetivo deste projeto baseia-se na criação e ampliação de oportunidades de exploração, manipulação e descoberta, através do contacto com a água e outros materiais naturais, versáteis e variados, para a contribuição de novas aprendizagens. Neste projeto, as crianças foram os principais atores no processo de aprendizagem, explorando, manipulando e transformando os materiais de forma livre, construindo de forma autónoma novas aprendizagens. Ao longo da intervenção pedagógica as motivações e curiosidades das crianças foram tidas em consideração, de modo a criar oportunidades desafiantes e enriquecedoras e a promover aprendizagens ativas. O trabalho desenvolvido baseia-se na consolidação dos conhecimentos acerca da importância da aprendizagem ativa, assim como da importância da observação e escuta das crianças ao longo de todo o projeto de intervenção.This report, included in the curricular unit of supervised teaching practice, for the second semester of the master's degree in preschool education, the project has developed in the contexts of day care and kindergarten, based on active learning. Throughout the work the proposals developed with children in both contexts, based on the interests and needs identified through the continuous and reflected the contexts and dialogue with the cooperating teachers observation are presented. Thus it was possible to build a project with goals and intentions based on active learning. The objective of this project is based on the creation and expansion of opportunities for exploration, discovery and manipulation, through contact with water and other natural, versatile and varied material to the contribution of new learning. In this project, the children were the main actors in the process of learning, exploring, manipulating and transforming the materials freely, autonomously constructing new learning. Along the pedagogical intervention motivations and curiosities of the children were taken into consideration in order to create challenging and enriching opportunities and to promote active learning. The work is based on the consolidation of knowledge about the importance of active learning, as well as the importance of observing and listening to children throughout the intervention project.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoOliveira, Ana Rita Ferreira de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37919por201513471info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:48.462163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais |
title |
A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais |
spellingShingle |
A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais Oliveira, Ana Rita Ferreira de Aprendizagem ativa Criança Exploração Manipulação Active learning Child Exploration Manipulation 373.2 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais |
title_full |
A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais |
title_fullStr |
A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais |
title_sort |
A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais |
author |
Oliveira, Ana Rita Ferreira de |
author_facet |
Oliveira, Ana Rita Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Rita Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa Criança Exploração Manipulação Active learning Child Exploration Manipulation 373.2 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem ativa Criança Exploração Manipulação Active learning Child Exploration Manipulation 373.2 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37919 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201513471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133053244669952 |