A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Rita Ferreira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37919
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b367b5086ab355ca14d4131835ae8b29
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiaisAprendizagem ativaCriançaExploraçãoManipulaçãoActive learningChildExplorationManipulation373.2Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório, inserido na Unidade curricular da prática de ensino supervisionada, relativa ao segundo semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta o projeto desenvolvido nos contextos de Creche e Jardim de Infância, baseado na aprendizagem ativa. Ao longo do trabalho são apresentadas as propostas desenvolvidas com as crianças de ambos os contextos, baseado nos interesses e necessidades identificados através da observação contínua e refletida dos grupos de crianças e do diálogo com as educadoras cooperantes. Desta forma, foi possível construir um projeto com objetivos e intencionalidades baseados na aprendizagem ativa. O objetivo deste projeto baseia-se na criação e ampliação de oportunidades de exploração, manipulação e descoberta, através do contacto com a água e outros materiais naturais, versáteis e variados, para a contribuição de novas aprendizagens. Neste projeto, as crianças foram os principais atores no processo de aprendizagem, explorando, manipulando e transformando os materiais de forma livre, construindo de forma autónoma novas aprendizagens. Ao longo da intervenção pedagógica as motivações e curiosidades das crianças foram tidas em consideração, de modo a criar oportunidades desafiantes e enriquecedoras e a promover aprendizagens ativas. O trabalho desenvolvido baseia-se na consolidação dos conhecimentos acerca da importância da aprendizagem ativa, assim como da importância da observação e escuta das crianças ao longo de todo o projeto de intervenção.This report, included in the curricular unit of supervised teaching practice, for the second semester of the master's degree in preschool education, the project has developed in the contexts of day care and kindergarten, based on active learning. Throughout the work the proposals developed with children in both contexts, based on the interests and needs identified through the continuous and reflected the contexts and dialogue with the cooperating teachers observation are presented. Thus it was possible to build a project with goals and intentions based on active learning. The objective of this project is based on the creation and expansion of opportunities for exploration, discovery and manipulation, through contact with water and other natural, versatile and varied material to the contribution of new learning. In this project, the children were the main actors in the process of learning, exploring, manipulating and transforming the materials freely, autonomously constructing new learning. Along the pedagogical intervention motivations and curiosities of the children were taken into consideration in order to create challenging and enriching opportunities and to promote active learning. The work is based on the consolidation of knowledge about the importance of active learning, as well as the importance of observing and listening to children throughout the intervention project.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoOliveira, Ana Rita Ferreira de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37919por201513471info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:48.462163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais
title A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais
spellingShingle A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais
Oliveira, Ana Rita Ferreira de
Aprendizagem ativa
Criança
Exploração
Manipulação
Active learning
Child
Exploration
Manipulation
373.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais
title_full A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais
title_fullStr A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais
title_full_unstemmed A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais
title_sort A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais
author Oliveira, Ana Rita Ferreira de
author_facet Oliveira, Ana Rita Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Rita Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Criança
Exploração
Manipulação
Active learning
Child
Exploration
Manipulation
373.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem ativa
Criança
Exploração
Manipulação
Active learning
Child
Exploration
Manipulation
373.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37919
url http://hdl.handle.net/1822/37919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133053244669952