O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Luísa Alexandre da Silva Bento
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11036
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na Educação
id RCAP_737f4667a3ec4efa2eb71e5886b98d43
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinasFormação contínuaFormação interparesFormação de professoresTeatro na educaçãoContinuous trainingPeer trainingTeacher trainingTheatre in educationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na EducaçãoA formação inicial, desejavelmente consistente, iluminadora e transformadora, é a modalidade que habilita para o exercício da atividade docente, sendo complementada em etapas posteriores e atualizada de forma gradual, através da formação contínua e da formação ao longo da vida. Uma proposta de formação não deve descurar a motivação dos participantes, proporcionando-lhes partilha de saberes e um sentido de identidade, podendo a modalidade de trabalho interpares revelar-se, para esse efeito, uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem. Este estudo qualitativo, realizado no quadro do paradigma interpretativo, surgiu da proposta de uma formação para docentes em Teatro na Educação, manifestada pelos próprios professores de diferentes áreas e níveis de ensino de um estabelecimento escolar da rede do ensino privado, situado em Lisboa. Tendo como questão de partida “o que leva professores de diferentes áreas de ensino a querer frequentar uma formação em Teatro na Educação?”, este projeto do tipo investigação-ação procurou cumprir os seguintes objetivos: (i) perspetivar a integração do Teatro nas práticas pedagógicas; (ii) proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional através de formação interpares e (iii) perceber o impacto da experiência – Formação em Teatro na Educação – ao nível individual, grupal e institucional. A formação foi estruturada tendo por base o grupo de participantes a quem foi aplicado um questionário pré-formação, com o intuito de identificar expectativas. Para cada sessão, foi elaborado um plano e foram efetuados os registos fotográficos e videográficos, bem como os respetivos diários de bordo. No final do processo, foi aplicado outro questionário, para perceber a avaliação dos participantes relativamente à formação. Os dados recolhidos foram submetidos a tratamento estatístico e análise de conteúdo. Os resultados obtidos confirmaram as expectativas iniciais sobre a relevância da formação contínua na carreira docente, a importância do fator motivação, as potencialidades do teatro no desenvolvimento individual e grupal e os benefícios do trabalho interpares a nível pessoal e institucional.ABSTRACT Initial training, preferably consistent, enlightening and transformative, is the method that enables the teaching exercise, complemented in later stages and gradually updated through continuous and lifelong training. A proposal for a training programme cannot neglect the motivation of the participants, providing them the sharing of knowledge and a sense of identity, where the peer work modality can prove to be, for that purpose, an effective strategy of the teaching-learning process. This study, of a qualitative nature, conducted under the framework of the interpretive paradigm, comes up from a proposal for a teacher training in Theatre in Education, suggested by the teachers from different subjects and different levels of education working in a private teaching institution, situated in Lisbon. Starting from the question “What leads teachers from different subjects and levels to follow a training in Theatre in Education?”, this project, of intervention-action nature, was born to meet the following objectives: (i) to consider the integration of Theatre in teaching practices; (ii) to provide professional development opportunities through peer work training and (iii) to understand the impact of this experience – Training in Theatre in Education both individually and collectively, but also institutionally. The structure of this training was based on a group of participants to whom a pre-training questionnaire was applied, with the objective of identifying their expectations. For each session, a plan was made and a photo and video record was completed, as well as the corresponding logbooks. At the end of all the process, another questionnaire was applied to understand the perspective of the participants concerning this training. The collected data were submitted to statistical treatment and content analysis. The results obtained have confirmed the initial expectations about the relevance of continuous training in a teaching career, the importance of the motivation factor, the potential of theatre for individual and group development and the benefits of peer work both at personal and institutional levels.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFalcão, MiguelRCIPLMiranda, Ana Luísa Alexandre da Silva Bento2020-01-30T10:28:51Z2019-12-192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11036TID:202383334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:22.338754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinas
title O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinas
spellingShingle O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinas
Miranda, Ana Luísa Alexandre da Silva Bento
Formação contínua
Formação interpares
Formação de professores
Teatro na educação
Continuous training
Peer training
Teacher training
Theatre in education
title_short O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinas
title_full O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinas
title_fullStr O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinas
title_full_unstemmed O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinas
title_sort O teatro no percurso dos "guardiões":Formação interpares para professores de diferentes disciplinas
author Miranda, Ana Luísa Alexandre da Silva Bento
author_facet Miranda, Ana Luísa Alexandre da Silva Bento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falcão, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ana Luísa Alexandre da Silva Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua
Formação interpares
Formação de professores
Teatro na educação
Continuous training
Peer training
Teacher training
Theatre in education
topic Formação contínua
Formação interpares
Formação de professores
Teatro na educação
Continuous training
Peer training
Teacher training
Theatre in education
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2019-12-19T00:00:00Z
2020-01-30T10:28:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11036
TID:202383334
url http://hdl.handle.net/10400.21/11036
identifier_str_mv TID:202383334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459866714112