A problemática da decisão : a opção dos pais pela escola privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Elsa Fernanda da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6259
Resumo: Dissertação de mestrado em educação, área de especialização em organizações educativas e administração educacional
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spelling A problemática da decisão : a opção dos pais pela escola privada37.058Dissertação de mestrado em educação, área de especialização em organizações educativas e administração educacionalNum primeiro momento, o nosso estudo refere-se à problemática da decisão e estuda o processo geral da decisão, para tentarmos compreender o porquê da preferência dos pais pela escola privada para os seus filhos. Tivemos, também, em atenção a importância da tomada de decisão nas organizações, focando alguns modelos relativos às organizações – modelo burocrático/racional, modelo político, modelo de ambiguidade e o modelo neo(institucional) - uma vez que nas organizações são tomadas, sistematicamente, decisões, assumindo diferentes graus de importância. Num segundo momento, pretendemos clarificar, no contexto das políticas emergentes em diferentes países, a prática da escolha da escola, por parte dos pais, como mecanismo de regulação do sistema educativo. Referimos posições e argumentos quanto à possibilidade dos pais escolherem a escola para os seus filhos. Terminamos este capítulo desenvolvendo a posição dos pais face à escola privada portuguesa, segundo alguns estudos realizados. Num terceiro momento surge o nosso estudo empírico, onde nos propomos investigar os motivos/razões que levaram os pais a optarem pela escola privada, mesmo sabendo os riscos que corremos, uma vez que existem poucos estudos nesta área. O tema é ainda emergente e provavelmente, no nosso país, não se aplica ainda em toda a plenitude, uma verdadeira escolha de escola. Em Portugal, só alguns pais é que têm o privilégio de escolher/optar por uma escola para o seu filho. Uma das conclusões essenciais deste estudo tem a ver com o facto de os pais quando se deparam com a possibilidade de escolherem a escola privada, invocarem os motivos de carácter operacional e financeiro, bem como os de carácter pedagógico para fundamentarem a sua decisão. No entanto os motivos de carácter pedagógico predominam, no pressuposto de que conferem qualidade de ensino para o futuro dos filhos.Dans un premier moment, notre étude se rapporte à la problématique de la décision et étudie la procédure générale de la décision, pour essayer de comprendre la raison de la préférence des parents par l'école privée pour leurs enfants. Nous avons eu, aussi, en attention l'importance de la prise de décision dans les organisations, focalisant quelques modèles relatifs aux organisations - modèle bureaucratique/rationnel, modèle politique, modèle d'ambiguïté et le modèle neo (institutionnel) - vu que dans les organisations des décisions sont prises, systématiquement, en supposant différents degrés d'importance. Dans un second moment, nous prétendons clarifier, dans le contexte des politiques émergentes dans différents pays, la pratique du choix de l'école, de la part des parents, comme mécanisme de règlement du système éducatif. Nous faisons référence aux positions et arguments face à la possibilité des parents de choisir l'école pour leurs enfants. Nous finissons ce chapitre en développant la position des parents face à l'école privée portugaise, selon quelques études réalisées. Dans un troisième moment, apparaît notre étude empirique, où nous proposons enquêter sur raisons qui ont amené les parents à opter par l'école privée, même en sachant les risques que nous courons, vu qu'il existe peu d'études dans ce secteur. Le sujet est encore émergent et probablement, dans notre pays, un vrai choix d'école ne s'applique pas encore dans toute sa plénitude, Au le Portugal, seulement quelques parents ont le privilège de choisir une école pour leur enfant. Une des conclusions essentielles de cette étude a à voir avec le fait des parents, quand ils ont la possibilité de choisir l'école privée, invoquer des raisons de caractère opérationnel et financier, ainsi que de caractère pédagogique pour justifier leur décision. Néanmoins les raisons de caractère pédagogique prédominent, dans la supposition qu’elles confèrent une qualité d'enseignement pour l'avenir des enfants.Estêvão, Carlos V.Universidade do MinhoCarneiro, Elsa Fernanda da Silva2006-11-202006-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:09.787809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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