Políticas e racionalidades na escolha da escola privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabel Maria Lobo Pinto de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35977
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
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spelling Políticas e racionalidades na escolha da escola privada37.058371Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)Este estudo tem como objetivo compreender as racionalidades que estão na base da escolha da escola por parte dos decisores - os encarregados de educação - e quais as motivações que suportam a opção pelo ensino privado para os seus educandos. Também nos centramos nas políticas de privatização que estão implementadas em países que já adotaram o modelo da livre escolha, através de formatos que permitem aos pais tomarem decisões baseadas em filosofias educativas que se identificam ou em projetos educativos que os atraem e os tornam decisores ativos e responsáveis. A abertura a um mercado educacional conduz, inevitavelmente, a uma luta de forças políticas e à apresentação de cerimoniais, num jogo tenso de atração de clientes, sempre numa lógica de opções que não são social nem politicamente neutras. Participaram neste estudo os encarregados de educação dos alunos que frequentam uma escola privada com Contratos Simples de apoio à família, desde o pré-escolar ao 9.º ano e dá resposta educativa aos níveis de ensino da creche ao 3.ºciclo do ensino básico. Os modelos teóricos subjacentes ao estudo da escola enquanto estrutura organizacional complexa, e que auxiliaram a condução deste estudo, foram o modelo racional/burocrático, o modelo político e o modelo neo institucional que nos levaram ao entendimento de várias vertentes consideradas essenciais para a concretização desta investigação e à compreensão da escola enquanto organização, nomeadamente, a escola privada. No que concerne à metodologia de investigação, optamos pelo estudo de caso, com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a todos os encarregados de educação que têm os filhos nesta organização educativa, por se considerar ser o mais adequado face ao objeto de estudo. O questionário aplicado referia uma série de dados sociodemográficos e um conjunto de trinta razões subjacentes à escolha da referida escola, onde era pedido aos inquiridos para definirem o seu grau de importância. Os itens estavam organizados em vários domínios fundamentais: o processo ensino-aprendizagem; a relação entre profissionais, alunos e encarregados de educação; as dinâmicas organizacionais; o ambiente social e educativo; os requisitos de espaço e segurança e outras razões. Sendo um estudo contextualizado e circunscrito a um círculo muito delimitado não tem a pretensão de ser alargado a outras realidades organizacionais, mesmo que da área da educação.This study aims to understand the rationale that underlies the choice of school by decision-makers - the parental guardians - and the motivations that support the option for private education for their children. We also focus on privatization policies that are implemented in countries that have adopted the model of free choice, through systems that allow parents to make decisions based on educational philosophies they identify with or educational programs that attract them and help them become active and responsible decision makers. Openness to an educational market inevitably leads to a struggle of political forces and a show of ceremonies, in a tense game of attracting customers, with options based on a logic that is not socially or politically neutral. The participants in this study were the parents of students who attend a private school with ‘ Simple Contracts’, offering education from pre-school through to the 9th grade. The theoretical models underpinning the study of the school as a complex organizational structure were the rational / bureaucratic model, the political model and the neo institutional model, which provided us with insight into various aspects which are considered essential to the realization of this research and the understanding of the school as an organization, namely, the private school. Regarding the research methodology, we chose the case study, using the questionnaire survey applied to all parental guardians who have children in this educational organization, as it was considered to be the most appropriate in relation to the object of study. The questionnaire identified a set of socio-demographic data and a set of thirty reasons underlying the choice of the school, where respondents were asked to define the degree of importance of these reasons. The items were arranged in various key areas: the teaching-learning process; the relationship between professionals, students and parents; organizational dynamics; the social and educational environment; space requirements and safety, and other reasons. As a contextualized study that is confined to a particular closed group, it does not aim to be extended to other organizational realities, even those in the area of education.Martins, Maria Fernanda dos SantosUniversidade do MinhoOliveira, Isabel Maria Lobo Pinto de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35977por201512998info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:24.961821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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