Feitiços sem feiticeiros: modernos objectos de culto e novos paganismos?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15595 |
Resumo: | Referimo-nos ao fanatismo na presença de um tipo de relação cuja principal característica é um certo tipo de investimento por parte dos indivíduos nos seus objectos de interesse, um investimento que não deixa o indivíduo intacto, que interfere na sua estrutura psíquica e modifica a sua identidade. Concerne a um processo através do qual os indivíduos se apropriam destes mesmos objectos, um processo simultaneamente individual e colectivo: individual porque é determinado pela relação com o objecto; colectivo porque o indivíduo é apanhado numa rede que preexiste, na qual ele desenvolve as suas relações com os demais. Mas que fenómeno é este do fanatismo? Que mecanismos sócio-cognitivos operam no domínio propriamente individual dos sujeitos e que os impelem para objectos de interesse? Que mecanismos sociais levam à inserção dos sujeitos em grupo? Um fenómeno alargado na sociedade actual e importante para a compreensão das dinâmicas culturais do nosso tempo... /***Abstract - We refer to fanaticism to characterize a relationship in which the main characteristic is a kind of investment made by the individuals in their objects of interest, an investment that does not leave the individual intact, but interferes in his psychical structure and modifies his identity. Fanaticism is thus a process through which the individuals appropriate those objects, a process that is simultaneously individual and collective: individual because it is determined by a personal relationship with the object collective because the individual is caught in a pre-existing social network, in which he develops his relationships whit others. But what kind of phenomenon is this, that we call fanaticism? Which socio-cognitive mechanisms operate in the subject's specifically individual dominium that leads them to invest in these interest objects? Which social mechanism leads to group insertion? We intend to analyze this broad phenomenon in present society, important to understand today's cultural dynamics... |
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Referimo-nos ao fanatismo na presença de um tipo de relação cuja principal característica é um certo tipo de investimento por parte dos indivíduos nos seus objectos de interesse, um investimento que não deixa o indivíduo intacto, que interfere na sua estrutura psíquica e modifica a sua identidade. Concerne a um processo através do qual os indivíduos se apropriam destes mesmos objectos, um processo simultaneamente individual e colectivo: individual porque é determinado pela relação com o objecto; colectivo porque o indivíduo é apanhado numa rede que preexiste, na qual ele desenvolve as suas relações com os demais. Mas que fenómeno é este do fanatismo? Que mecanismos sócio-cognitivos operam no domínio propriamente individual dos sujeitos e que os impelem para objectos de interesse? Que mecanismos sociais levam à inserção dos sujeitos em grupo? Um fenómeno alargado na sociedade actual e importante para a compreensão das dinâmicas culturais do nosso tempo... /***Abstract - We refer to fanaticism to characterize a relationship in which the main characteristic is a kind of investment made by the individuals in their objects of interest, an investment that does not leave the individual intact, but interferes in his psychical structure and modifies his identity. Fanaticism is thus a process through which the individuals appropriate those objects, a process that is simultaneously individual and collective: individual because it is determined by a personal relationship with the object collective because the individual is caught in a pre-existing social network, in which he develops his relationships whit others. But what kind of phenomenon is this, that we call fanaticism? Which socio-cognitive mechanisms operate in the subject's specifically individual dominium that leads them to invest in these interest objects? Which social mechanism leads to group insertion? We intend to analyze this broad phenomenon in present society, important to understand today's cultural dynamics... |
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