“Aquelas que botavam feitiço”: mulheres acusadas de feitiçaria no sertão de Caicó-RN (1919-1933).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Natiele Fernanda de Souza.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18959
Resumo: De acordo com Russell, a feitiçaria ocorre em quase todas as sociedades do mundo, sendo o mais antigo e profundo elemento no conceito histórico da magia europeia. No Brasil, os estudos de Laura de Mello e Souza (2009) dizem que com o imaginário português amplo, e a partir das combinações híbridas dos europeus, dos indígenas e dos negros africanos, ocorreu a elaboração possíveis práticas mágicas, feitiçarias complexas e originais. Ao logo dos séculos, essas práticas foram perseguidas por instituições e seguidores da Inquisição, ou por pessoas comuns, que acreditavam nesse fenômeno de forma supersticiosa. Dessa forma, nossa dissertação se estrutura sobre três processos crimes do século XX, com réus julgados por crimes cometidos contra mulheres, acusadas de serem feiticeiras ou terem feito feitiçaria. A pesquisa se desenvolveu nos arquivados do Laboratório de Documentação Histórica do Ceres/Caicó-RN (LABORDOC), pensando sobre os conceitos de feitiçaria, as acusações, as consideradas superstições, e todos os discursos construídos nos processos. Percebendo principalmente, o espaço: o sertão de Caicó-RN, e o tempo, distantes do histórico comum de feitiçaria europeia.
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spelling “Aquelas que botavam feitiço”: mulheres acusadas de feitiçaria no sertão de Caicó-RN (1919-1933).“Those who put spells”: women accused of witchcraft in the backlands of Caicó-RN (1919-1933).CaicóContrafeitiçoFeitiçariaFeiticeiraMulherWitchcraftWomanWitchCounterfeitHistóriaDe acordo com Russell, a feitiçaria ocorre em quase todas as sociedades do mundo, sendo o mais antigo e profundo elemento no conceito histórico da magia europeia. No Brasil, os estudos de Laura de Mello e Souza (2009) dizem que com o imaginário português amplo, e a partir das combinações híbridas dos europeus, dos indígenas e dos negros africanos, ocorreu a elaboração possíveis práticas mágicas, feitiçarias complexas e originais. Ao logo dos séculos, essas práticas foram perseguidas por instituições e seguidores da Inquisição, ou por pessoas comuns, que acreditavam nesse fenômeno de forma supersticiosa. Dessa forma, nossa dissertação se estrutura sobre três processos crimes do século XX, com réus julgados por crimes cometidos contra mulheres, acusadas de serem feiticeiras ou terem feito feitiçaria. A pesquisa se desenvolveu nos arquivados do Laboratório de Documentação Histórica do Ceres/Caicó-RN (LABORDOC), pensando sobre os conceitos de feitiçaria, as acusações, as consideradas superstições, e todos os discursos construídos nos processos. Percebendo principalmente, o espaço: o sertão de Caicó-RN, e o tempo, distantes do histórico comum de feitiçaria europeia.According to Russell, witchcraft occurs in almost all societies in the world, being the oldest and most profound element in the historical concept of European magic. In Brazil, the studies by Laura de Mello and Souza (2009) say that with the broad Portuguese imaginary, and from the hybrid combinations of Europeans, indigenous people and black Africans, possible magical practices, complex and original witchcraft were elaborated. Over the centuries, these practices were pursued by institutions and followers of the Inquisition, or by ordinary people, who believed in this phenomenon in a superstitious way. In this way, our dissertation is structured around three 20th century criminal cases, with defendants tried for crimes committed against women, accused of being witches or having done witchcraft. The research was developed in the archives of the Historical Documentation Laboratory of Ceres / Caicó-RN (LABORDOC), thinking about the concepts of witchcraft, the accusations, the ones considered superstitions, and all the speeches built in the processes. Mainly perceiving space: the backlands of Caicó-RN, and time, far from the common history of European witchcraft.CNPqUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGSOUZA JÚNIOR, José Pereira de.SOUZA JÚNIOR, J. P.http://lattes.cnpq.br/3838287945502936LIMA, Marinalva Vilar de.ANDRADE JÚNIOR, Lourival.BARBOSA, Natiele Fernanda de Souza.2020-08-102021-05-21T13:49:00Z2021-05-212021-05-21T13:49:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18959BARBOSA, N. F. de S. “Aquelas que botavam feitiço”: mulheres acusadas de feitiçaria no sertão de Caicó-RN (1919-1933). 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18959porCapesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-28T16:36:24Zoai:localhost:riufcg/18959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-28T16:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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