O papel das emoções no ensino da história no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Patrícia Oom Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15847
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_7384514c5d6ab6137ef31022e13dc89d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15847
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das emoções no ensino da história no ensino básicoEmoçõesSentimentosPensamento históricoTempo históricoCidadaniaEmotionsFeelingsHistorical thinkingHistorical timeCitizenshipRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Primeiramente, é feita uma descrição das intervenções educativas realizadas no 1.º e no 2.º ciclo do Ensino Básico. Posteriormente, é apresentado um estudo acerca do modo como as emoções e os sentimentos se relacionam com o desenvolvimento do pensamento histórico no ensino básico. Os objetivos do estudo foram os seguintes, para o 2.º CEB: (1) Avaliar a capacidade de análise de uma fonte histórica; (2) Analisar as representações dos alunos sobre o conceito de “guerra”; (3) Identificar sentimentos e emoções que emergem da análise de fontes históricas; (4) Reconhecer sentimentos e emoções associados a factos e a personagens históricos; e (5) Analisar as representações dos alunos sobre a resolução de problemas conflituosos que emergem de situações da História de Portugal. Já para o 1.º CEB e o 2.º CEB, os objetivos específicos consistiram em: (6) Analisar a conceção de futuro dos alunos do 1.º CEB e 2.º CEB; (7) Reconhecer a capacidade dos alunos de antecipar/intervir no futuro; (8) Identificar as emoções dos alunos quando confrontados com a reflexão sobre o seu próprio futuro desejado/possível; e (9) Analisar a capacidade dos alunos de manipular as noções básicas de tempo histórico (passado, presente e futuro). A metodologia utilizada foi de natureza mista, isto é, recolhemos e analisámos dados quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que os conhecimentos e as experiências dos alunos, assim como os seus sentimentos e emoções podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento histórico e, mais concretamente do tempo histórico, nas categorias de passado, presente e futuro. Adicionalmente, inferimos que as emoções dos alunos poderão ser um motor para a construção de uma cidadania crítica, direcionada para a transformação social.ABSTRACT This report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master's in Teaching of the 1st cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic Education, at Escola Superior de Education, from the Polytechnic Institute of Lisbon. First, a description of the educational interventions carried out in the 1st and 2nd cycles of Basic Education is made. Subsequently, a study is presented about how emotions and feelings are related to the development of historical thinking in Basic Education. The objectives of the study were the following, for the 2nd CEB: (1) To assess the ability to analyze a historical source; (2) to Analyze students' representations of the concept of “war”; (3) to Identify feelings and emotions that emerge from the analysis of historical sources; (4) Recognize feelings and emotions associated with historical facts and characters; and (5) To analyze students' representations about the resolution of conflicting problems that emerge from situations in the History of Portugal. For the 1st and 2nd cycles of Basic Education, the specific objectives consisted of (6) Analyzing the students' conception of the future of the students; (7) Recognizing students' ability to anticipate/intervene in the future; (8) Identify students' emotions when faced with reflection on their own desired/possible future; and (9) Analyze students' ability to manipulate the basic notions of historical time (past, present, and future). The methodology used was of a mixed nature, that is, we collected and analyzed quantitative and qualitative data. The results obtained made it possible to conclude that students' knowledge and experiences, as well as their feelings and emotions, can contribute to the development of historical thinking and, more specifically, of historical time, in the categories of past, present, and future. Additionally, we infer that students' emotions can be an engine for constructing a critical citizenship, directed towards social transformation.Dias, AlfredoRCIPLCardoso, Patrícia Oom Alves2023-03-27T10:48:42Z2022-07-142022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15847TID:203187784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:26.915571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das emoções no ensino da história no ensino básico
title O papel das emoções no ensino da história no ensino básico
spellingShingle O papel das emoções no ensino da história no ensino básico
Cardoso, Patrícia Oom Alves
Emoções
Sentimentos
Pensamento histórico
Tempo histórico
Cidadania
Emotions
Feelings
Historical thinking
Historical time
Citizenship
title_short O papel das emoções no ensino da história no ensino básico
title_full O papel das emoções no ensino da história no ensino básico
title_fullStr O papel das emoções no ensino da história no ensino básico
title_full_unstemmed O papel das emoções no ensino da história no ensino básico
title_sort O papel das emoções no ensino da história no ensino básico
author Cardoso, Patrícia Oom Alves
author_facet Cardoso, Patrícia Oom Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Alfredo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Patrícia Oom Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Sentimentos
Pensamento histórico
Tempo histórico
Cidadania
Emotions
Feelings
Historical thinking
Historical time
Citizenship
topic Emoções
Sentimentos
Pensamento histórico
Tempo histórico
Cidadania
Emotions
Feelings
Historical thinking
Historical time
Citizenship
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
2022-07-14T00:00:00Z
2023-03-27T10:48:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15847
TID:203187784
url http://hdl.handle.net/10400.21/15847
identifier_str_mv TID:203187784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506953019392