O papel das emoções no ensino da história no ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15847 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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O papel das emoções no ensino da história no ensino básicoEmoçõesSentimentosPensamento históricoTempo históricoCidadaniaEmotionsFeelingsHistorical thinkingHistorical timeCitizenshipRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Primeiramente, é feita uma descrição das intervenções educativas realizadas no 1.º e no 2.º ciclo do Ensino Básico. Posteriormente, é apresentado um estudo acerca do modo como as emoções e os sentimentos se relacionam com o desenvolvimento do pensamento histórico no ensino básico. Os objetivos do estudo foram os seguintes, para o 2.º CEB: (1) Avaliar a capacidade de análise de uma fonte histórica; (2) Analisar as representações dos alunos sobre o conceito de “guerra”; (3) Identificar sentimentos e emoções que emergem da análise de fontes históricas; (4) Reconhecer sentimentos e emoções associados a factos e a personagens históricos; e (5) Analisar as representações dos alunos sobre a resolução de problemas conflituosos que emergem de situações da História de Portugal. Já para o 1.º CEB e o 2.º CEB, os objetivos específicos consistiram em: (6) Analisar a conceção de futuro dos alunos do 1.º CEB e 2.º CEB; (7) Reconhecer a capacidade dos alunos de antecipar/intervir no futuro; (8) Identificar as emoções dos alunos quando confrontados com a reflexão sobre o seu próprio futuro desejado/possível; e (9) Analisar a capacidade dos alunos de manipular as noções básicas de tempo histórico (passado, presente e futuro). A metodologia utilizada foi de natureza mista, isto é, recolhemos e analisámos dados quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que os conhecimentos e as experiências dos alunos, assim como os seus sentimentos e emoções podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento histórico e, mais concretamente do tempo histórico, nas categorias de passado, presente e futuro. Adicionalmente, inferimos que as emoções dos alunos poderão ser um motor para a construção de uma cidadania crítica, direcionada para a transformação social.ABSTRACT This report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master's in Teaching of the 1st cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic Education, at Escola Superior de Education, from the Polytechnic Institute of Lisbon. First, a description of the educational interventions carried out in the 1st and 2nd cycles of Basic Education is made. Subsequently, a study is presented about how emotions and feelings are related to the development of historical thinking in Basic Education. The objectives of the study were the following, for the 2nd CEB: (1) To assess the ability to analyze a historical source; (2) to Analyze students' representations of the concept of “war”; (3) to Identify feelings and emotions that emerge from the analysis of historical sources; (4) Recognize feelings and emotions associated with historical facts and characters; and (5) To analyze students' representations about the resolution of conflicting problems that emerge from situations in the History of Portugal. For the 1st and 2nd cycles of Basic Education, the specific objectives consisted of (6) Analyzing the students' conception of the future of the students; (7) Recognizing students' ability to anticipate/intervene in the future; (8) Identify students' emotions when faced with reflection on their own desired/possible future; and (9) Analyze students' ability to manipulate the basic notions of historical time (past, present, and future). The methodology used was of a mixed nature, that is, we collected and analyzed quantitative and qualitative data. The results obtained made it possible to conclude that students' knowledge and experiences, as well as their feelings and emotions, can contribute to the development of historical thinking and, more specifically, of historical time, in the categories of past, present, and future. Additionally, we infer that students' emotions can be an engine for constructing a critical citizenship, directed towards social transformation.Dias, AlfredoRCIPLCardoso, Patrícia Oom Alves2023-03-27T10:48:42Z2022-07-142022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15847TID:203187784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:26.915571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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