Conceções sobre a supervisão pedagógica : prática(s) e teoria(s) de uma instituição pública
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2857 |
Resumo: | Tendo o seu âmbito inicialmente delimitado na formação inicial de professores, o campo da supervisão pedagógica situa-se, atualmente, num contexto mais alargado. De entre este contexto situa-se a organização escolar, a formação ao longo da vida, o trabalho docente nas nossas escolas. Sabemos que a supervisão está sujeita a muitos condicionalismos e subjetividade, que, na perspetiva de Vieira (2010) se traduz, não em atingir a perfeição com a supervisão, mas procurando construir a mesma com tentativas de aproximação a essa perfeição desejada, com avanços, recuos e atendendo a novos problemas. Importa, desde logo, refletirmos sobre a relevância que a supervisão pedagógica adquiriu ao longo destes últimos anos. Referimo-nos não à supervisão ao nível da formação inicial, como orientação da prática pedagógica, mas numa visão mais alargada proposta por Sá-Chaves, onde “o supervisor não é considerado apenas, e como seria previsível, como aquele que supervisiona (ou seja, dirige, orienta e/ou inspeciona a partir de uma posição superior), mas também como aquele que aconselha” (2007, p.117). A supervisão entre pares, que Sá-Chaves (1999) denomina de supervisão horizontal, assume então agora, um papel de relevo, tendo como pano de fundo a avaliação de desempenho docente apesar de todo o trabalho supervisivo conter em si uma abrangência maior do que a avaliação de desempenho. |
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Conceções sobre a supervisão pedagógica : prática(s) e teoria(s) de uma instituição públicaSupervisão pedagógicaPapel dos supervisoresTendo o seu âmbito inicialmente delimitado na formação inicial de professores, o campo da supervisão pedagógica situa-se, atualmente, num contexto mais alargado. De entre este contexto situa-se a organização escolar, a formação ao longo da vida, o trabalho docente nas nossas escolas. Sabemos que a supervisão está sujeita a muitos condicionalismos e subjetividade, que, na perspetiva de Vieira (2010) se traduz, não em atingir a perfeição com a supervisão, mas procurando construir a mesma com tentativas de aproximação a essa perfeição desejada, com avanços, recuos e atendendo a novos problemas. Importa, desde logo, refletirmos sobre a relevância que a supervisão pedagógica adquiriu ao longo destes últimos anos. Referimo-nos não à supervisão ao nível da formação inicial, como orientação da prática pedagógica, mas numa visão mais alargada proposta por Sá-Chaves, onde “o supervisor não é considerado apenas, e como seria previsível, como aquele que supervisiona (ou seja, dirige, orienta e/ou inspeciona a partir de uma posição superior), mas também como aquele que aconselha” (2007, p.117). A supervisão entre pares, que Sá-Chaves (1999) denomina de supervisão horizontal, assume então agora, um papel de relevo, tendo como pano de fundo a avaliação de desempenho docente apesar de todo o trabalho supervisivo conter em si uma abrangência maior do que a avaliação de desempenho.Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia2020-01-08T09:49:37Z2019-01-01T00:00:00Z2019conference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2857por978-989-54364-4-6Pinto, Cristina PaulaGonçalves, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:58:39Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:58:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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