Produção de suspense nos thrillers do cinema americano : 1940-1980 : formas e métodos de montagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Francisca Alves Moreira Gomes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/26376
Resumo: A dissertação tem como tema a “Produção de Suspense nos Thrillers do Cinema Americano (1940-1980) – Formas e Métodos de Montagem”. O objectivo central da dissertação é a montagem cinematográfica, sendo explorada as melhores formas e métodos de montagem dos realizadores no contexto do Cinema Americano, de forma a produzirem suspense nos seus filmes. No contexto do tema apurado, serão analisados filmes e processos de montagem de realizadores que marcaram os thrillers do Cinema Americano: Alfred Hitchcock, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Michael Curtiz, Orson Welles e Stanley Kubrick. Através dos métodos de montagem paralela, montagem através do ponto de vista, pacing (ritmo) e jump cut, serão analisadas cenas dos seguintes filmes: Psycho (1960, Alfred Hitchcock), Taxi Driver (1976, Martin Scorsese), The Conversation (1974, Francis Ford Coppola), The Shining (1980, Stanley Kubrick) e Touch Of Evil (1958, Orson Welles). A metodologia deste trabalho assenta na consulta de artigos científicos e livros relacionados com o tema e na visualização e na análise de filmes. Para investigar as melhores formas e métodos de montagem, serão explorados alguns livros de edição como Cutting Rhytms: Shaping The Film Edit (2006) de Karen Pearlman e A Estética da Montagem (2010) de Vicent Amiel. Pesquisando o cinema americano e os respectivos realizadores, serão utilizados alguns livros como American Cinema Of The 1960s: Themes and Variations (2008) de Barry Keith Grant; American Cinema Of The 1970s: Themes and Variations (2007) de Lester D. Friedman; American Cinema Of The 1980s: Themes and Variations (2007) de Alexander Wolker; Stanley Kubrick Directs (1972) de Alexander Walker; Hitchcock (1985) de François Truffaut; Thrillers: Genres In American Cinema (1999), de Martin Rubin; A Cinema Of Loneliness: Penn, Kubrick, Scorsese, Altman (1988) de Robert Phillip Kolker; A Companion To Martin Scorsese (2014), de Aaron Baker; The Francis Ford Coppola Encyclopedia (2010) de James Welsh, entre outros.
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In the context of the theme under study, they will be analised movies and processes of montage of directors that marked the thrillers of the American Cinema: Alfred Hitchcock, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Michael Curtiz, Orson Welles e Stanley Kubrick. Through the methods of parallel montage, montage through the point of view, pacing (rhythm) and jump cut, will be analyzed scenes of the following movies: Psycho (1960, Alfred Hitchcock), Taxi Driver (1976, Martin Scorsese), The Conversation (1974, Francis Ford Coppola), The Shining (1980, Stanley Kubrick) and Touch Of Evil (1958, Orson Welles). The methodology of this work is based on the research of cientific articles and books related with the subject of the dissertation and in the visualization and movie analysis. To explore the best ways and methods of montage, it will be explored some editing books like “Cutting Rhytms: Shaping The Film Edit” (2006) from Karen Pearlman and “A Estética da Montagem” (2010) from Vicent Amiel. Searching the american cinema and its filmmakers it will be used some books like “American Cinema Of The 1960s: Themes and Variations” (2008) from Barry Keith Grant; “American Cinema Of The 1970s: Themes and Variations” (2007) from Lester D. Friedman; “American Cinema Of The 1980s: Themes and Variations” (2007) from Alexander Wolker; “Stanley Kubrick Directs” (1972) from Alexander Walker; “Hitchcock” (1985) from François Truffaut; “Thrillers: Genres In American Cinema” (1999), from Martin Rubin; “A Cinema Of Loneliness: Penn, Kubrick, Scorsese, Altman” (1988) from Robert Phillip Kolker; “A Companion To Martin Scorsese” (2014), from Aaron Baker; “The Francis Ford Coppola Encyclopedia” (2010) from James Welsh, among others.Carmona, Carlos RuizVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlmeida, Francisca Alves Moreira Gomes de2018-12-14T15:55:12Z2017-01-302017-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/26376TID:201958589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:02.941571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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