Split Field Diopter : possibilidades de geração de tensividade na filmografia do cineasta Brian De Palma durante a década de 1980 no gênero Thriller de Suspense
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51362 |
Resumo: | Pouco explorada na seara fílmica e acadêmica atualmente, a técnica Split Field Diopter (Dioptria de Campo Dividido) aponta múltiplas possibilidades de criação de narrativas simultâneas a partir da fusão de polos opostos do ecrã em uma percepção ilusória de uma profundidade de campo elevada. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e sistematizar a aplicação do Split Field Diopter como instrumento gerador de tensividade a partir de um recorte incluído no gênero Thriller de Suspense da filmografia do cineasta Brian De Palma na década de 1980. Para isso, se faz necessário percorrer uma trajetória bibliográfica que atravessa a passagem histórica e tecnológica do aparato até a década de 1980 e as reverberações da estética hitchcockiana em De Palma no gênero Thriller de Suspense. Reconhecida a contribuição estilística e estética de Brian De Palma sobre o emprego do aparato, lança-se na dissertação um estudo a respeito do uso tensivo do Split Field Diopter no filme Dressed to Kill (1980), que alegoriza o uso intensificado da técnica no enquadramento histórico, fundamentada em uma averiguação precisa de dados atravessada por um modelo semiótico de pesquisa identificado no âmbito plástico e narrativo. Pensa-se que esta abordagem poderá servir de referência para aqueles interessados pela temática dissertada, além de ser útil na compilação de livros e artigos sobre o tema. |
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FARIA JUNIOR, Vitor Celso Melo dehttp://lattes.cnpq.br/0312306892730684http://lattes.cnpq.br/0263456536361820CARREIRO, Rodrigo Octavio d'Azevedo2023-07-03T14:07:33Z2023-07-03T14:07:33Z2023-05-26FARIA JUNIOR, Vitor Celso Melo de. Split Field Diopter: possibilidades de geração de tensividade na filmografia do cineasta Brian De Palma durante a década de 1980 no gênero Thriller de Suspense. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51362ark:/64986/001300000892tPouco explorada na seara fílmica e acadêmica atualmente, a técnica Split Field Diopter (Dioptria de Campo Dividido) aponta múltiplas possibilidades de criação de narrativas simultâneas a partir da fusão de polos opostos do ecrã em uma percepção ilusória de uma profundidade de campo elevada. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e sistematizar a aplicação do Split Field Diopter como instrumento gerador de tensividade a partir de um recorte incluído no gênero Thriller de Suspense da filmografia do cineasta Brian De Palma na década de 1980. Para isso, se faz necessário percorrer uma trajetória bibliográfica que atravessa a passagem histórica e tecnológica do aparato até a década de 1980 e as reverberações da estética hitchcockiana em De Palma no gênero Thriller de Suspense. Reconhecida a contribuição estilística e estética de Brian De Palma sobre o emprego do aparato, lança-se na dissertação um estudo a respeito do uso tensivo do Split Field Diopter no filme Dressed to Kill (1980), que alegoriza o uso intensificado da técnica no enquadramento histórico, fundamentada em uma averiguação precisa de dados atravessada por um modelo semiótico de pesquisa identificado no âmbito plástico e narrativo. Pensa-se que esta abordagem poderá servir de referência para aqueles interessados pela temática dissertada, além de ser útil na compilação de livros e artigos sobre o tema.CAPESA low-researched in film and academia nowadays, the Split Field Diopter technique points out multiple possibilities for creating simultaneous narratives from the fusion of opposite poles of the screen in an illusory perception of a high depth of field. The present work aims to research and systematize the application of the Split Field Diopter as a tensivity generator instrument from a clipping included in the genre Thriller of Suspense from the filmography of filmmaker Brian De Palma in the 1980s. For this, it is necessary to go through a bibliographical trajectory that crosses the historical and technological passage of the apparatus until the 1980s and the reverberations of the hitchcockian aesthetic in De Palma’s Suspense Thriller genre. Recognising Brian De Palma’s stylistic and aesthetic contribution to the use of the apparatus, the dissertation launches an investigation into the tensive use of the Split Field Diopter in the film Dressed to Kill (1980), which allegorises the intensified use of the technique in the framing historical, based on a precise investigation of data crossed by a semiotic research model identified in the plastic and narrative scope. This approach is expected to serve as a reference for those interested in the subject discussed and be useful in compiling books and articles on the subject.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSplit Field DiopterThriller de SuspenseBrian De PalmaAlfred HitchcockTensividadeSplit screenSplit Field Diopter : possibilidades de geração de tensividade na filmografia do cineasta Brian De Palma durante a década de 1980 no gênero Thriller de Suspenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Vitor Celso Melo de Faria Junior.pdfDISSERTAÇÃO Vitor Celso Melo de Faria Junior.pdfapplication/pdf3155400https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51362/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Vitor%20Celso%20Melo%20de%20Faria%20Junior.pdf7bd68f9913941a083469b3edba2e15e8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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