De 1983 a 2013: mudanças e desafios no percurso profissional de uma educadora de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Célia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1284
Resumo: Este relatório pretende fazer uma reflexão sobre o percurso profissional de uma Educadora de Infância ao longo de trinta anos de serviço. Nesse percurso cruzaram-se opções educativas diversas tendo em consideração as características das crianças com as quais trabalhámos. A formação contínua, associada à reflexão sobre as práticas educativas, foram a base para encontrar respostas adequada às exigências com as quais nos confrontamos, dia-a-dia, no Jardim-de-infância, independentemente das caraterísticas das crianças com as quais trabalhamos. Neste sentido, este relatório materializa-se como sendo a parte visível de um processo de reflexão sobre trinta anos ao serviço da educação de infância. ABSTRACT:This report consists in a personal reflection about a Childhood Educator’s career, for over thirty years of service. During this time, several educational options were taken into account reflecting the characteristics of the children with whom we worked. The continued education and the careful reflection on educational practices were the basis for the active search of answers to the demands we face every day, in the kindergarten, despite the children characteristics. AS a result, this report is the visible part of a reflection process during the past thirty years absolutely dedicated to early childhood education.
id RCAP_739dd95a2999d0955cb6ed2452d6a8f1
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De 1983 a 2013: mudanças e desafios no percurso profissional de uma educadora de infânciaEducação pré-escolarEducadora de infânciaEste relatório pretende fazer uma reflexão sobre o percurso profissional de uma Educadora de Infância ao longo de trinta anos de serviço. Nesse percurso cruzaram-se opções educativas diversas tendo em consideração as características das crianças com as quais trabalhámos. A formação contínua, associada à reflexão sobre as práticas educativas, foram a base para encontrar respostas adequada às exigências com as quais nos confrontamos, dia-a-dia, no Jardim-de-infância, independentemente das caraterísticas das crianças com as quais trabalhamos. Neste sentido, este relatório materializa-se como sendo a parte visível de um processo de reflexão sobre trinta anos ao serviço da educação de infância. ABSTRACT:This report consists in a personal reflection about a Childhood Educator’s career, for over thirty years of service. During this time, several educational options were taken into account reflecting the characteristics of the children with whom we worked. The continued education and the careful reflection on educational practices were the basis for the active search of answers to the demands we face every day, in the kindergarten, despite the children characteristics. AS a result, this report is the visible part of a reflection process during the past thirty years absolutely dedicated to early childhood education.2013-10-24T09:57:40Z2013-10-24T00:00:00Z2013-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1284TID:201470918porSerra, Céliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:56:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:56:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De 1983 a 2013: mudanças e desafios no percurso profissional de uma educadora de infância
title De 1983 a 2013: mudanças e desafios no percurso profissional de uma educadora de infância
spellingShingle De 1983 a 2013: mudanças e desafios no percurso profissional de uma educadora de infância
Serra, Célia
Educação pré-escolar
Educadora de infância
title_short De 1983 a 2013: mudanças e desafios no percurso profissional de uma educadora de infância
title_full De 1983 a 2013: mudanças e desafios no percurso profissional de uma educadora de infância
title_fullStr De 1983 a 2013: mudanças e desafios no percurso profissional de uma educadora de infância
title_full_unstemmed De 1983 a 2013: mudanças e desafios no percurso profissional de uma educadora de infância
title_sort De 1983 a 2013: mudanças e desafios no percurso profissional de uma educadora de infância
author Serra, Célia
author_facet Serra, Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Educadora de infância
topic Educação pré-escolar
Educadora de infância
description Este relatório pretende fazer uma reflexão sobre o percurso profissional de uma Educadora de Infância ao longo de trinta anos de serviço. Nesse percurso cruzaram-se opções educativas diversas tendo em consideração as características das crianças com as quais trabalhámos. A formação contínua, associada à reflexão sobre as práticas educativas, foram a base para encontrar respostas adequada às exigências com as quais nos confrontamos, dia-a-dia, no Jardim-de-infância, independentemente das caraterísticas das crianças com as quais trabalhamos. Neste sentido, este relatório materializa-se como sendo a parte visível de um processo de reflexão sobre trinta anos ao serviço da educação de infância. ABSTRACT:This report consists in a personal reflection about a Childhood Educator’s career, for over thirty years of service. During this time, several educational options were taken into account reflecting the characteristics of the children with whom we worked. The continued education and the careful reflection on educational practices were the basis for the active search of answers to the demands we face every day, in the kindergarten, despite the children characteristics. AS a result, this report is the visible part of a reflection process during the past thirty years absolutely dedicated to early childhood education.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-24T09:57:40Z
2013-10-24T00:00:00Z
2013-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1284
TID:201470918
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1284
identifier_str_mv TID:201470918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543295543279616