Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1435 |
Resumo: | O presente estudo enquadra-se no domínio da Matemática e tem como objectivo principal compreender a forma como crianças do pré-escolar resolvem tarefas que envolvem a exploração de padrões, quer de repetição quer de crescimento. Deste problema surgiu a seguinte questão de investigação: Que estratégias são utilizadas pelas crianças e que dificuldades apresentam na exploração de padrões de repetição e de crescimento? Para concretizar este estudo, foi definida uma proposta pedagógica constituída por cinco tarefas, sendo três delas dedicadas à exploração de padrões de repetição e duas aos padrões de crescimento. A metodologia adoptada neste estudo foi a qualitativa, optando-se por um design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma do pré-escolar, integrada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, gravações áudio e vídeo e documentos de natureza diversificada. A análise dos dados permitiu a aplicação de estratégias diversificadas na exploração de padrões de repetição e de crescimento, algumas comuns, como a correspondência termo a termo, outras específicas de cada tipo, como a estratégia recursiva nos padrões de crescimento. As dificuldades evidenciadas pelas crianças centraram-se na continuação de padrões em espaços limitados e no reconhecimento de determinadas estruturas dos padrões de repetição, revelando também dificuldades influenciadas pela visualização, como a identificação de disposições espaciais e de formas. Em geral, esta proposta pedagógica parece ter contribuído para a mobilização e desenvolvimento de conhecimentos matemáticos nas crianças, não só no âmbito dos padrões mas também noutros temas da matemática. |
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Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemáticaEducação pré-escolarMatemáticaPadrões de repetiçãoPadrões de crescimentoPre-school educationMathematicsRepetition patternsGrowth patternsO presente estudo enquadra-se no domínio da Matemática e tem como objectivo principal compreender a forma como crianças do pré-escolar resolvem tarefas que envolvem a exploração de padrões, quer de repetição quer de crescimento. Deste problema surgiu a seguinte questão de investigação: Que estratégias são utilizadas pelas crianças e que dificuldades apresentam na exploração de padrões de repetição e de crescimento? Para concretizar este estudo, foi definida uma proposta pedagógica constituída por cinco tarefas, sendo três delas dedicadas à exploração de padrões de repetição e duas aos padrões de crescimento. A metodologia adoptada neste estudo foi a qualitativa, optando-se por um design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma do pré-escolar, integrada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, gravações áudio e vídeo e documentos de natureza diversificada. A análise dos dados permitiu a aplicação de estratégias diversificadas na exploração de padrões de repetição e de crescimento, algumas comuns, como a correspondência termo a termo, outras específicas de cada tipo, como a estratégia recursiva nos padrões de crescimento. As dificuldades evidenciadas pelas crianças centraram-se na continuação de padrões em espaços limitados e no reconhecimento de determinadas estruturas dos padrões de repetição, revelando também dificuldades influenciadas pela visualização, como a identificação de disposições espaciais e de formas. Em geral, esta proposta pedagógica parece ter contribuído para a mobilização e desenvolvimento de conhecimentos matemáticos nas crianças, não só no âmbito dos padrões mas também noutros temas da matemática.The present study fits in the area of Mathematics and has as main objective understanding how pre-school children solve tasks that involve pattern exploration, either repetition or growth patterns. This problem lead to the following research question: What strategies are used by preschool children and what difficulties emerge when they explore repetition and growth patterns? To conduct this study, we defined a didactical proposal that included five tasks, three of them dedicated to repetition patterns and two dedicated to growth patterns. The methodology adopted in this study was a qualitative one, through a case study design. The data collection was carried out in a pre-school class, integrated in the context the Supervised Teaching Practice, and the data collection techniques used were participant observation, audio and video recordings and documents of diverse nature. The data analysis of the data allowed me to identify the application of several strategies, with repetition and growth patterns, some of them were common, such as the one by one correspondence, others were specific to each type of pattern, such as recursive strategy used with growth patterns. The difficulties revealed by the children focused on continuing patterns in limited spaces and in the recognition of certain structures of repetition patterns, revealing also some difficulties influenced by visualization, such as the identification of spatial arrangements and forms. In general, this didactical proposal appears to have contributed to the mobilization and development of mathematical knowledge of the children involved, not only in the context of patterns but also on other topics of mathematics.2016-01-07T14:13:51Z2011-07-25T00:00:00Z2011-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1435porPinto, Daniela Andreia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:47Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:58.562740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo enquadra-se no domínio da Matemática e tem como objectivo principal compreender a forma como crianças do pré-escolar resolvem tarefas que envolvem a exploração de padrões, quer de repetição quer de crescimento. Deste problema surgiu a seguinte questão de investigação: Que estratégias são utilizadas pelas crianças e que dificuldades apresentam na exploração de padrões de repetição e de crescimento? Para concretizar este estudo, foi definida uma proposta pedagógica constituída por cinco tarefas, sendo três delas dedicadas à exploração de padrões de repetição e duas aos padrões de crescimento. A metodologia adoptada neste estudo foi a qualitativa, optando-se por um design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma do pré-escolar, integrada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, gravações áudio e vídeo e documentos de natureza diversificada. A análise dos dados permitiu a aplicação de estratégias diversificadas na exploração de padrões de repetição e de crescimento, algumas comuns, como a correspondência termo a termo, outras específicas de cada tipo, como a estratégia recursiva nos padrões de crescimento. As dificuldades evidenciadas pelas crianças centraram-se na continuação de padrões em espaços limitados e no reconhecimento de determinadas estruturas dos padrões de repetição, revelando também dificuldades influenciadas pela visualização, como a identificação de disposições espaciais e de formas. Em geral, esta proposta pedagógica parece ter contribuído para a mobilização e desenvolvimento de conhecimentos matemáticos nas crianças, não só no âmbito dos padrões mas também noutros temas da matemática. |
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