Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Daniela Andreia Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1435
Resumo: O presente estudo enquadra-se no domínio da Matemática e tem como objectivo principal compreender a forma como crianças do pré-escolar resolvem tarefas que envolvem a exploração de padrões, quer de repetição quer de crescimento. Deste problema surgiu a seguinte questão de investigação: Que estratégias são utilizadas pelas crianças e que dificuldades apresentam na exploração de padrões de repetição e de crescimento? Para concretizar este estudo, foi definida uma proposta pedagógica constituída por cinco tarefas, sendo três delas dedicadas à exploração de padrões de repetição e duas aos padrões de crescimento. A metodologia adoptada neste estudo foi a qualitativa, optando-se por um design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma do pré-escolar, integrada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, gravações áudio e vídeo e documentos de natureza diversificada. A análise dos dados permitiu a aplicação de estratégias diversificadas na exploração de padrões de repetição e de crescimento, algumas comuns, como a correspondência termo a termo, outras específicas de cada tipo, como a estratégia recursiva nos padrões de crescimento. As dificuldades evidenciadas pelas crianças centraram-se na continuação de padrões em espaços limitados e no reconhecimento de determinadas estruturas dos padrões de repetição, revelando também dificuldades influenciadas pela visualização, como a identificação de disposições espaciais e de formas. Em geral, esta proposta pedagógica parece ter contribuído para a mobilização e desenvolvimento de conhecimentos matemáticos nas crianças, não só no âmbito dos padrões mas também noutros temas da matemática.
id RCAP_739fd0fe4585799b1a43e77f419d5a45
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1435
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemáticaEducação pré-escolarMatemáticaPadrões de repetiçãoPadrões de crescimentoPre-school educationMathematicsRepetition patternsGrowth patternsO presente estudo enquadra-se no domínio da Matemática e tem como objectivo principal compreender a forma como crianças do pré-escolar resolvem tarefas que envolvem a exploração de padrões, quer de repetição quer de crescimento. Deste problema surgiu a seguinte questão de investigação: Que estratégias são utilizadas pelas crianças e que dificuldades apresentam na exploração de padrões de repetição e de crescimento? Para concretizar este estudo, foi definida uma proposta pedagógica constituída por cinco tarefas, sendo três delas dedicadas à exploração de padrões de repetição e duas aos padrões de crescimento. A metodologia adoptada neste estudo foi a qualitativa, optando-se por um design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma do pré-escolar, integrada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, gravações áudio e vídeo e documentos de natureza diversificada. A análise dos dados permitiu a aplicação de estratégias diversificadas na exploração de padrões de repetição e de crescimento, algumas comuns, como a correspondência termo a termo, outras específicas de cada tipo, como a estratégia recursiva nos padrões de crescimento. As dificuldades evidenciadas pelas crianças centraram-se na continuação de padrões em espaços limitados e no reconhecimento de determinadas estruturas dos padrões de repetição, revelando também dificuldades influenciadas pela visualização, como a identificação de disposições espaciais e de formas. Em geral, esta proposta pedagógica parece ter contribuído para a mobilização e desenvolvimento de conhecimentos matemáticos nas crianças, não só no âmbito dos padrões mas também noutros temas da matemática.The present study fits in the area of Mathematics and has as main objective understanding how pre-school children solve tasks that involve pattern exploration, either repetition or growth patterns. This problem lead to the following research question: What strategies are used by preschool children and what difficulties emerge when they explore repetition and growth patterns? To conduct this study, we defined a didactical proposal that included five tasks, three of them dedicated to repetition patterns and two dedicated to growth patterns. The methodology adopted in this study was a qualitative one, through a case study design. The data collection was carried out in a pre-school class, integrated in the context the Supervised Teaching Practice, and the data collection techniques used were participant observation, audio and video recordings and documents of diverse nature. The data analysis of the data allowed me to identify the application of several strategies, with repetition and growth patterns, some of them were common, such as the one by one correspondence, others were specific to each type of pattern, such as recursive strategy used with growth patterns. The difficulties revealed by the children focused on continuing patterns in limited spaces and in the recognition of certain structures of repetition patterns, revealing also some difficulties influenced by visualization, such as the identification of spatial arrangements and forms. In general, this didactical proposal appears to have contributed to the mobilization and development of mathematical knowledge of the children involved, not only in the context of patterns but also on other topics of mathematics.2016-01-07T14:13:51Z2011-07-25T00:00:00Z2011-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1435porPinto, Daniela Andreia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:47Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:58.562740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
title Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
spellingShingle Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
Pinto, Daniela Andreia Teixeira
Educação pré-escolar
Matemática
Padrões de repetição
Padrões de crescimento
Pre-school education
Mathematics
Repetition patterns
Growth patterns
title_short Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
title_full Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
title_fullStr Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
title_full_unstemmed Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
title_sort Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
author Pinto, Daniela Andreia Teixeira
author_facet Pinto, Daniela Andreia Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Daniela Andreia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Matemática
Padrões de repetição
Padrões de crescimento
Pre-school education
Mathematics
Repetition patterns
Growth patterns
topic Educação pré-escolar
Matemática
Padrões de repetição
Padrões de crescimento
Pre-school education
Mathematics
Repetition patterns
Growth patterns
description O presente estudo enquadra-se no domínio da Matemática e tem como objectivo principal compreender a forma como crianças do pré-escolar resolvem tarefas que envolvem a exploração de padrões, quer de repetição quer de crescimento. Deste problema surgiu a seguinte questão de investigação: Que estratégias são utilizadas pelas crianças e que dificuldades apresentam na exploração de padrões de repetição e de crescimento? Para concretizar este estudo, foi definida uma proposta pedagógica constituída por cinco tarefas, sendo três delas dedicadas à exploração de padrões de repetição e duas aos padrões de crescimento. A metodologia adoptada neste estudo foi a qualitativa, optando-se por um design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma do pré-escolar, integrada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, gravações áudio e vídeo e documentos de natureza diversificada. A análise dos dados permitiu a aplicação de estratégias diversificadas na exploração de padrões de repetição e de crescimento, algumas comuns, como a correspondência termo a termo, outras específicas de cada tipo, como a estratégia recursiva nos padrões de crescimento. As dificuldades evidenciadas pelas crianças centraram-se na continuação de padrões em espaços limitados e no reconhecimento de determinadas estruturas dos padrões de repetição, revelando também dificuldades influenciadas pela visualização, como a identificação de disposições espaciais e de formas. Em geral, esta proposta pedagógica parece ter contribuído para a mobilização e desenvolvimento de conhecimentos matemáticos nas crianças, não só no âmbito dos padrões mas também noutros temas da matemática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-25T00:00:00Z
2011-07-25
2016-01-07T14:13:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1435
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131515853996032