Padrões no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/58158 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
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Padrões no pré-escolarPadrões de repetiçãoEducação pré-escolarCapacidades transversais matemáticasRepeating patternsKindergarten educationMathematical cross competencesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foca-se no estudo dos padrões com crianças entre os 3 e 5 anos, procurando compreender qual o conhecimento que as crianças têm sobre os mesmos e de que forma os exploram. Desta forma, este projeto procura responder a três questões: 1) Quais as ideias que as crianças portam sobre padrões?; 2) Como reagem à exploração de padrões no pré-escolar?; 3) Quais as dificuldades que as crianças encontram na abordagem aos padrões? O estudo foi realizado num Centro Escolar do centro da cidade de Braga, e englobou 25 participantes com idades heterogéneas, entre os 3 e 5 anos, tendo sido aplicada uma metodologia qualitativa, com linhas orientadoras da investigação ação. Deste modo, foram aplicadas 9 sessões diferentes, que comportaram diversas tarefas de padrões de repetição com base em diferentes objetivos, como o reconhecimento e continuação de padrões, criação de padrões, identificação do intruso e tradução de padrões. Após a análise de resultados e uma reflexão sobre a mesma, é possível concluir que a aplicação deste conteúdo em crianças da faixa etária em questão é bastante exequível e promove o desenvolvimento das capacidades transversais matemáticas, raciocínio lógico, resolução de problemas e comunicação. Apesar de ter sido um primeiro contacto com os padrões, as crianças conseguiram resolver todas as tarefas propostas, tendo sido possível explorar todos os tópicos previstos, realizados com sucesso. As crianças revelaram mais dificuldade relativamente às tarefas de identificação do intruso e, consequentemente, na sua correção. Assim, a exploração de padrões pode ser promovida através de tarefas diversificadas, previamente planificadas e estudadas pelo educador, adaptadas à faixa etária e ao nível de desenvolvimento de cada criança, de modo a que a construção de conhecimento seja sustentada e adequada a cada uma.This final report focusses on the study of patterns with 3 to 5-year-old children, aiming to understand their knowledge about them and how they explore them. Thus, the present project intends to answer to three questions: 1) What ideas do children hold about patterns?; 2) How do they react to the exploration of patterns in the kindergarten?; 3) Which are the difficulties children encounter during patterns’ approach? The study was carried out in a School Center in the heart of Braga city, with a sample of 25 children with ages ranging applying a qualitative methodology, with guiding lines from investigation-action. Thus, 9 different sessions were executed, which admitted diverse tasks of pattern repetition based on different aims, such as recognition and continuation of patterns, creation of patterns, intruder’s identification and patterns’ translation. After results analysis and its critical reflection, it is possible to conclude that Is highly achievable to apply this content to children and promotes the development of mathematical cross competences, logical thinking, solving problems competences and communication. Despite being a first contact with patterns, children could solve every proposed task, making it possible to explore every expected topic, performed with success. Children revealed more difficulties in intruder identification tasks and, thereafter, in its correction. Therefore, pattern exploration may be promoted through diversified tasks, previously planned and studied by the teacher, adjusted to the age range and developmental level of each child, so that knowledge construction is sustained and appropriate to each one.Mamede, EmaUniversidade do MinhoFernandes, Joana Freitas20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/58158por202136779info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:57.659976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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