Perceção de responsabilidade social dos dirigentes, atletas e adeptos desportivos em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/25610 |
Resumo: | A responsabilidade social empresarial vem ganhando cada vez mais atenção, devido, principalmente, ao processo de globalização que torna a sociedade mais exigente quanto ao atendimento de suas necessidades e preservação dos recursos existentes para as gerações futuras. Nesse contexto, as instituições desportivas, principalmente de futebol, pela sua dimensão, devem contribuir para uma sociedade mais justa, com ações que envolvam as diversas dimensões da responsabilidade social empresarial. O presente estudo tem por objetivo analisar a responsabilidade social empresarial, nas suas diversas dimensões, sob o ponto de vista dos stakeholders presentes nas organizações de futebol de Portugal. Para se alcançar tal objetivo, foi realizado um inquérito, aplicado de forma online, num período de vinte dias que contou com 109 participantes. Tal inquérito buscou avaliar a perceção dos participantes quanto à responsabilidade social dos clubes portugueses. Os resultados obtidos permitiram realizar diversas comparações entre os grupos de participantes nas cinco dimensões de responsabilidade social, mostrando que houve pouca diferença de perceção dentre a maioria dos grupos analisados, com exceção da perceção dos participantes com preferência clubística ao Sporting que notam menor nível de responsabilidade económica do clube. Foi possível concluir que os clubes portugueses apresentam níveis de responsabilidade sociais positivos e que a perceção dos grupos participantes mostra que se devem ter maior atenção quanto às dimensões ambiental e filantrópica. |
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Perceção de responsabilidade social dos dirigentes, atletas e adeptos desportivos em PortugalResponsabilidade econômicaResponsabilidade filantrópicaResponsabilidade éticaResponsabilidade legalResponsabilidade ambientalEconomic responsibilityPhilanthropic responsibilityEthical responsibilityLegal responsibilityEnvironmental responsibilityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA responsabilidade social empresarial vem ganhando cada vez mais atenção, devido, principalmente, ao processo de globalização que torna a sociedade mais exigente quanto ao atendimento de suas necessidades e preservação dos recursos existentes para as gerações futuras. Nesse contexto, as instituições desportivas, principalmente de futebol, pela sua dimensão, devem contribuir para uma sociedade mais justa, com ações que envolvam as diversas dimensões da responsabilidade social empresarial. O presente estudo tem por objetivo analisar a responsabilidade social empresarial, nas suas diversas dimensões, sob o ponto de vista dos stakeholders presentes nas organizações de futebol de Portugal. Para se alcançar tal objetivo, foi realizado um inquérito, aplicado de forma online, num período de vinte dias que contou com 109 participantes. Tal inquérito buscou avaliar a perceção dos participantes quanto à responsabilidade social dos clubes portugueses. Os resultados obtidos permitiram realizar diversas comparações entre os grupos de participantes nas cinco dimensões de responsabilidade social, mostrando que houve pouca diferença de perceção dentre a maioria dos grupos analisados, com exceção da perceção dos participantes com preferência clubística ao Sporting que notam menor nível de responsabilidade económica do clube. Foi possível concluir que os clubes portugueses apresentam níveis de responsabilidade sociais positivos e que a perceção dos grupos participantes mostra que se devem ter maior atenção quanto às dimensões ambiental e filantrópica.Corporate social responsibility is gaining more attention, mainly due to the globalization process that makes society more demanding in terms of meeting its needs and preserving existing resources for the next presentations. In this context, sports institutions, especially soccer, they must contribute to a more just society, with actions that involve diverse corporate social responsibilities. The present study has the objective of analyzing such values from the point of view of the interested parties, present in the instances of football in Portugal. To achieve this goal, an inquiry was placed online over a period of twenty days and had 109 participants. This research sought to assess the participants' perception of the social responsibility of Portuguese clubs. The results obtained made it possible to make several comparisons between the groups participating in the research and five dimensions of social responsibility, showing that there was little difference in perception among most of the groups analyzed, with the exception of the perception of participants with club preference to Sporting who note a lower level of club's economic responsibility. It was possible to conclude that Portuguese clubs have reasonable levels of social responsibility and that the perception of the participating groups shows that greater attention should be paid to the environmental and philanthropic dimensions.Rosado, António Fernando BoletoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Hertz Leno2022-09-28T10:52:13Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25610TID:203020090pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:10.362593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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