Perceção de responsabilidade social dos dirigentes, atletas e adeptos desportivos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hertz Leno
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/25610
Resumo: A responsabilidade social empresarial vem ganhando cada vez mais atenção, devido, principalmente, ao processo de globalização que torna a sociedade mais exigente quanto ao atendimento de suas necessidades e preservação dos recursos existentes para as gerações futuras. Nesse contexto, as instituições desportivas, principalmente de futebol, pela sua dimensão, devem contribuir para uma sociedade mais justa, com ações que envolvam as diversas dimensões da responsabilidade social empresarial. O presente estudo tem por objetivo analisar a responsabilidade social empresarial, nas suas diversas dimensões, sob o ponto de vista dos stakeholders presentes nas organizações de futebol de Portugal. Para se alcançar tal objetivo, foi realizado um inquérito, aplicado de forma online, num período de vinte dias que contou com 109 participantes. Tal inquérito buscou avaliar a perceção dos participantes quanto à responsabilidade social dos clubes portugueses. Os resultados obtidos permitiram realizar diversas comparações entre os grupos de participantes nas cinco dimensões de responsabilidade social, mostrando que houve pouca diferença de perceção dentre a maioria dos grupos analisados, com exceção da perceção dos participantes com preferência clubística ao Sporting que notam menor nível de responsabilidade económica do clube. Foi possível concluir que os clubes portugueses apresentam níveis de responsabilidade sociais positivos e que a perceção dos grupos participantes mostra que se devem ter maior atenção quanto às dimensões ambiental e filantrópica.
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