Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29356 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
id |
RCAP_73ac0b303549332ba1293991f76cf653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29356 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compraObsolescência planeadaComportamento de compra do consumidorÉticaSustentabilidade ambientalInovaçãoMarketing críticoPlanned obsolescenceConsumers buying behaviorEthicsEnvironmental sustainabilityInnovationCritical marketing658.8Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaA obsolescência planeada consiste na limitação artificial da vida útil dos produtos, com o intuito de promover a sua substituição mais cedo do que seria expectável. Este conceito é praticado de forma reiterada por muitas empresas, as quais podem não ter consciência de que as suas repercussões no comportamento de compra dos consumidores poderão ser muito negativas. Mas será que os consumidores conhecem a realidade da obsolescência planeada? Caso se deparem com esta realidade, estarão os consumidores dispostos a punir as referidas empresas? Que repercussões terá este conceito, na prática, no comportamento de compra dos consumidores? Todas estas questões são muito delicadas e serão abordadas neste estudo em quatro níveis: (1) as repercussões da obsolescência planeada no comportamento do consumidor; (2) as questões éticas que se levantam quando se fala de obsolescência planeada; (3) a influência da obsolescência planeada na sustentabilidade ambiental; (4) a relação conturbada entre a obsolescência planeada e a inovação.Planned obsolescence consists in artificially limiting the lifespan of products, its aim is to promote their replacement sooner than it would be expected. This concept is practiced by many companies repeatedly, which may not be aware that their impact on consumers buying behavior can be very negative. Nevertheless, do consumers know the truth about planned obsolescence? In face of this situation, are consumers willing to penalize those companies? What implications will this concept have, in practice, in consumers buying behavior? All these issues are very delicate and will be addressed in this study at four levels: (1) the impact of planned obsolescence in consumer behavior, (2) the ethical issues that arise when we’re talking about planned obsolescence, (3) the influence of planned obsolescence in environmental sustainability, (4) the difficult relationship between planned obsolescence and innovation.Farhangmehr, MinooUniversidade do MinhoCorreia, José Miguel Azevedo Gomes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29356por201083132info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:30.717027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra |
title |
Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra |
spellingShingle |
Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra Correia, José Miguel Azevedo Gomes Obsolescência planeada Comportamento de compra do consumidor Ética Sustentabilidade ambiental Inovação Marketing crítico Planned obsolescence Consumers buying behavior Ethics Environmental sustainability Innovation Critical marketing 658.8 |
title_short |
Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra |
title_full |
Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra |
title_fullStr |
Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra |
title_full_unstemmed |
Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra |
title_sort |
Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra |
author |
Correia, José Miguel Azevedo Gomes |
author_facet |
Correia, José Miguel Azevedo Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farhangmehr, Minoo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, José Miguel Azevedo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obsolescência planeada Comportamento de compra do consumidor Ética Sustentabilidade ambiental Inovação Marketing crítico Planned obsolescence Consumers buying behavior Ethics Environmental sustainability Innovation Critical marketing 658.8 |
topic |
Obsolescência planeada Comportamento de compra do consumidor Ética Sustentabilidade ambiental Inovação Marketing crítico Planned obsolescence Consumers buying behavior Ethics Environmental sustainability Innovation Critical marketing 658.8 |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/29356 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/29356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201083132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132627564756992 |