Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, José Miguel Azevedo Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29356
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
id RCAP_73ac0b303549332ba1293991f76cf653
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29356
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compraObsolescência planeadaComportamento de compra do consumidorÉticaSustentabilidade ambientalInovaçãoMarketing críticoPlanned obsolescenceConsumers buying behaviorEthicsEnvironmental sustainabilityInnovationCritical marketing658.8Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaA obsolescência planeada consiste na limitação artificial da vida útil dos produtos, com o intuito de promover a sua substituição mais cedo do que seria expectável. Este conceito é praticado de forma reiterada por muitas empresas, as quais podem não ter consciência de que as suas repercussões no comportamento de compra dos consumidores poderão ser muito negativas. Mas será que os consumidores conhecem a realidade da obsolescência planeada? Caso se deparem com esta realidade, estarão os consumidores dispostos a punir as referidas empresas? Que repercussões terá este conceito, na prática, no comportamento de compra dos consumidores? Todas estas questões são muito delicadas e serão abordadas neste estudo em quatro níveis: (1) as repercussões da obsolescência planeada no comportamento do consumidor; (2) as questões éticas que se levantam quando se fala de obsolescência planeada; (3) a influência da obsolescência planeada na sustentabilidade ambiental; (4) a relação conturbada entre a obsolescência planeada e a inovação.Planned obsolescence consists in artificially limiting the lifespan of products, its aim is to promote their replacement sooner than it would be expected. This concept is practiced by many companies repeatedly, which may not be aware that their impact on consumers buying behavior can be very negative. Nevertheless, do consumers know the truth about planned obsolescence? In face of this situation, are consumers willing to penalize those companies? What implications will this concept have, in practice, in consumers buying behavior? All these issues are very delicate and will be addressed in this study at four levels: (1) the impact of planned obsolescence in consumer behavior, (2) the ethical issues that arise when we’re talking about planned obsolescence, (3) the influence of planned obsolescence in environmental sustainability, (4) the difficult relationship between planned obsolescence and innovation.Farhangmehr, MinooUniversidade do MinhoCorreia, José Miguel Azevedo Gomes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29356por201083132info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:30.717027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra
title Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra
spellingShingle Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra
Correia, José Miguel Azevedo Gomes
Obsolescência planeada
Comportamento de compra do consumidor
Ética
Sustentabilidade ambiental
Inovação
Marketing crítico
Planned obsolescence
Consumers buying behavior
Ethics
Environmental sustainability
Innovation
Critical marketing
658.8
title_short Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra
title_full Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra
title_fullStr Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra
title_full_unstemmed Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra
title_sort Perceção do consumidor sobre obsolescência planeada e sua influência no comportamento de compra
author Correia, José Miguel Azevedo Gomes
author_facet Correia, José Miguel Azevedo Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farhangmehr, Minoo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, José Miguel Azevedo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Obsolescência planeada
Comportamento de compra do consumidor
Ética
Sustentabilidade ambiental
Inovação
Marketing crítico
Planned obsolescence
Consumers buying behavior
Ethics
Environmental sustainability
Innovation
Critical marketing
658.8
topic Obsolescência planeada
Comportamento de compra do consumidor
Ética
Sustentabilidade ambiental
Inovação
Marketing crítico
Planned obsolescence
Consumers buying behavior
Ethics
Environmental sustainability
Innovation
Critical marketing
658.8
description Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29356
url http://hdl.handle.net/1822/29356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201083132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132627564756992