Um estudo exploratório sobre a adoção de social media marketing por empresas B2B
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38187 |
Resumo: | Este artigo pretende contribuir para a compreensão da adoção de social media marketing por empresas B2B. Tendo por base os principais contributos presentes na literatura, o estudo definiu duas questões de investigação: (i) que fatores facilitam a adoção de estratégias de social media marketing pelas empresas B2B?; (ii) de que forma o social media marketing afeta o desempenho das empresas B2B? O estudo utiliza uma metodologia exploratória qualitativa através da realização de nove entrevistas semi-estruturadas a gestores de empresas portuguesas de diferentes setores do mercado B2B, e com perfis diversos em termos de idade, número total de trabalhadores e volume de vendas. Apesar do reconhecimento unânime da importância da internet enquanto veículo essencial de informação e comunicação, os gestores que participaram neste estudo evidenciaram um certo grau de ceticismo em relação à eficácia do social media marketing nas empresas B2B. O estudo demonstra, igualmente, a dificuldade em definir os objetivos de marketing digital, muitas vezes ausentes ou demasiado genéricos para serem eficazes. Em termos gerais, o artigo oferece indicações relevantes para académicos e profissionais, incluindo as entidades que apoiam as empresas B2B nas estratégias de social media marketing. |
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Este artigo pretende contribuir para a compreensão da adoção de social media marketing por empresas B2B. Tendo por base os principais contributos presentes na literatura, o estudo definiu duas questões de investigação: (i) que fatores facilitam a adoção de estratégias de social media marketing pelas empresas B2B?; (ii) de que forma o social media marketing afeta o desempenho das empresas B2B? O estudo utiliza uma metodologia exploratória qualitativa através da realização de nove entrevistas semi-estruturadas a gestores de empresas portuguesas de diferentes setores do mercado B2B, e com perfis diversos em termos de idade, número total de trabalhadores e volume de vendas. Apesar do reconhecimento unânime da importância da internet enquanto veículo essencial de informação e comunicação, os gestores que participaram neste estudo evidenciaram um certo grau de ceticismo em relação à eficácia do social media marketing nas empresas B2B. O estudo demonstra, igualmente, a dificuldade em definir os objetivos de marketing digital, muitas vezes ausentes ou demasiado genéricos para serem eficazes. Em termos gerais, o artigo oferece indicações relevantes para académicos e profissionais, incluindo as entidades que apoiam as empresas B2B nas estratégias de social media marketing. |
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